Mostrar mensagens com a etiqueta Ajudaris. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ajudaris. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Texto do 5ºA premiado pela Ajudaris



A nossa escola e, particularmente, o 5ºA estão de parabéns! O texto "Natureza" foi selecionado para fazer parte do livro "Histórias da Ajudaris 2018". Este ano, das mais de 2000 histórias recebidas sobre a natureza, foram seleccionadas 911.

O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados."

A nossa escola participa, pelo terceiro ano consecutivo, nesta iniciativa. Fê-lo em 2016 com o texto "Animação na horta" do 6ºC e em 2017 com "Mistérios" do 6ºC.

Simples, o texto do 5ºA, um poema, lembra como a Natureza é bela e quão preciosa ela é para todos os seres vivos!

Natureza

Gosto de ti quando o teu céu é azul.
O teu sol dá luz à nossa vida.
As andorinhas cantam quando o sol brilha.
Ver as flores a florir é uma alegria!
Olhar o verde da relva é maravilhoso!
És a origem da nossa felicidade! 

Tu és a vida que nos sustenta.
És um bem precioso para os seres vivos.
És fonte de saúde.
Gosto de ti quando estás tranquila!
Tu és tão bonita!


Este ano, também foram premiados  os textos das escolas do 1º Ciclo de Gens (4º Ano), do Outeiro (1º, 2º, 3º e 4º Ano), Atães (1º, 2º 3º Ano) e Jancido (3ºAno). Parabéns a todos, alunos e professores!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Ajudaris 2018


"O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados."

A nossa escola já se inscreveu e, à semelhança dos anos anteriores, vai participar nesta iniciativa que considera muito válida, pois junta solidariedade, cidadania, à escrita, à imaginação.

Para mais informações sobre o projecto “Histórias da Ajudaris” e o regulamento ver aqui e aqui.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Projeto Ajudaris





E aqui está o poema do 6ºC, magnificamente ilustrado por Marlene Miranda, no livro "Histórias de Encantar" da Ajudaris. Para mais informação ler aqui.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Projeto Ajudaris







Recebemos da Ajudaris um email do qual retirámos o seguinte extrato:


"Exupéry, a certa altura na obra “O Principezinho”, disse que “as coisas mais belas do mundo não podem ser tocadas ou cheiradas, são sentidas com o coração”.  E o coração do júri palpitou e rejubilou a cada palavra, a cada frase, a cada conto….! Um misto de sentimentos pairou durante toda esta intensa fase de emoções. Todos temos consciência  que não existe um livro tão gigante como o coração de cada criança que escreveu e de cada professor solidário que orientou.
Recebemos 1934 histórias extraordinárias, repletas de afetos e generosidade. Foram selecionados 920 trabalhos...
Queremos agradecer a todos os que participaram e, fundamentalmente, congratular todos os pequenos grandes autores e professores solidários que fizeram e fazem parte deste grandioso projeto."


O texto "Mistérios" do 6ºC foi selecionado e fará parte de um dos livros da Ajudaris. Parabéns aos alunos do 6ºC e à professora Floripes!


Mistérios…

Escrevi a palavra UNIÃO
Uma família nasceu
Num mar de amor.
Era uma família
Como é uma família.
Endireitou os braços
Sacudiu as mãos…
E num abraço, marido e mulher
Voltaram a cabeça
À procura de sorrisos
Deixaram cair a tristeza
Sobre o chão.
Depois cresceu um novo ser
Com muita ternura e carinho
Fora da natureza,
Mas dentro de sua mãe.


Já no ano letivo transato o texto "Animação na horta" do 6ºC (trabalhado pela professora Manuela Neves) tinha sido selecionado para constar do volume 1.

Estão, pois, de parabéns a nossa escola e as professoras de Português por motivarem os seus alunos a desenvolver atividades cuja qualidade é reconhecida também por outros!







Animação na horta (Pag. 190)

Num belo dia de sol, na horta da família Vitaminas, diziam as ervilhas:
- Ontem ao jantar elogiaram-nos. A sopa estava divina!
- Ninguém nos resiste! Não há melhor legume nesta horta.
Os frutos desataram à gargalhada:
- É só vaidade! A nossa salada é que foi um sucesso! Não sobrou nada. Os humanos conhecem bem a importância dos frutos na sua saúde.
O Espinafre aproximou-se e exclamou:
- Ora essa! E então nós, os legumes? Nós somos indispensáveis a uma alimentação saudável! Regulamos o bom funcionamento do organismo e ajudamos a evitar as doenças.
             E logo a Laranja:
- Isso também nós fazemos e melhor. A minha vitamina C previne muitas doenças!
Já todos discutiam na horta. Argumentava a Alface:
- Basta ver a maior quantidade com que aparecemos na Roda dos Alimentos!
E logo o Ananás:
- Maior quantidade não é melhor qualidade!
Entretanto, o tomate, até aí muito calado, comentou:
- Na verdade, somos todos importantes. Uma alimentação rica, variada e colorida é que é essencial.
Umas cerejas vociferaram:
- Está mas é calado! Tu devias estar do nosso lado!
          Neste momento, entra no jardim a Sra. Vitamina. Colhe alguns legumes e frutos e entra depois em casa, colocando-os em cima da banca. Todos juntos, com as suas belas e variadas cores, parecem um arco-íris no meio da cozinha.
Ao jantar, todos se deliciaram com a bela sopa, as saladas e a taça de frutas.
- Nada melhor que vegetais e frutos frescos acabados de apanhar! – exclamou o Sr. Vitamina – Esta família tem muita sorte e respira saúde!
Os legumes e frutos cá fora perceberam que todos são importantes e que não vale a pena entrarem em discussões inúteis pois estas só servem para desarrumar o jardim.