Mostrar mensagens com a etiqueta Ano letivo 2013-2014. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ano letivo 2013-2014. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 13 de maio de 2014
25 de abril 40 anos
O 25 de abril esteve exposto na mostra bibliográfica na biblioteca. 4o anos se passaram desde que os capitães de abril libertaram o povo de um governo totalitário e fascista restituindo o que ao povo pertence: a liberdade de pensar e manifestar livremente esse pensamento.
quarta-feira, 30 de abril de 2014
Cuidado com o Cuquedo!!!
Ler é imaginar. Os meninos de 1º Ciclo e 5ºs anos, orientados pelas professoras Florbela, Sofia Toscano e professor Fernando Ferreira, fizeram estes trabalhos lindíssimos. Eles são a materialização do Cuquedo de Clara Cunha.
Daniel Completo canta poemas de Luisa Ducla Soares
![]() | Cool Slideshows |
Daniel Completo esteve na nossa escola cantando poemas de Luísa Ducla Soares para os meninos do 1º Ciclo.
quinta-feira, 20 de março de 2014
Semana da Leitura
Têm decorrido ao longo desta semana as atividades da Semana da Leitura. A LEITURA tem sido rainha e senhora pois, que melhor maneira existe para celebrar o aniversário da Língua Portuguesa senão ler? Pois é, esta Senhora tem já a vetusta idade de 800 anos mas queremos que continue a amadurecer, a crescer com fulgor e energia.
Para falar das "voltas" que ela nos dá esteve na nossa escola o professor e escritor João Carlos Brito numa sessão subordinada ao tema "Em Português nos (des)entendemos!" Os alunos de 9º Ano presentes (des)entenderam(-se) divertiram-se, aprenderam e lamentaram (coisa pouca frequente) que tivesse chegado ao fim. Muito bom, professor! Obrigada!
Também nas turmas de 5º e 6º Anos, os pais e encarregados de educação têm marcado presença quer lendo quer contando histórias. O entusiasmo tem estado presente nestas aulas diferentes.
As Histórias Tradicionais Portuguesas têm passado por todas as turmas da escola. No início de cada manhã, o professora(a) que dá a primeira aula lê a história que encontra no livro de ponto. São histórias nem sempre politicamente corretas mas que respeitam a tradição popular. São contos que podem ser lidos, por exemplo, aqui.
Etiquetas:
Ano letivo 2013-2014,
Atividades,
Atividades 2013-2014,
Escritores,
João Carlos Brito,
Semana da Leitura,
Visita escritor(a)
quarta-feira, 19 de março de 2014
Dia Internacional da Mulher
No dia 11 de Março, esteve na nossa escola a Professora Amélia Polónia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, numa sessão dirigida aos alunos de 8ºAno subordinada ao tema "Mulheres que partem e mulheres que ficam-A Expansão Ultramarina Portuguesa vista no Feminino". Esta atividade do grupo de História foi apoiada pela BE e integrada na comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Foi muito interessante e foi com muito prazer que ouvimos a Professora Amélia Polónia falar da presença das mulheres nas naus que partiam por esses mares fora, algo surpreendente e inesperado. Mulheres nas naus? Estranho mas real e factual. Podem obter mais informações sobre o tema aqui.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Dia Europeu da Internet mais Segura
Comemora-se no dia 11 de fevereiro o Dia da Internet mais Segura, evento organizado pela Rede INSAFE (Rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e, em Portugal, pelo Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que envolve a Direção Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.
Tal como nos anos anteriores, o Centro Internet Segura disponibiliza às escolas uma página de recursos (filmes, registos áudio, planos de aula) muito úteis para os professores trabalharem nas aulas.
Sabemos como os nossos alunos navegam na net, jogam, utilizam as redes sociais sem terem consciência dos perigos que correm. Ajudemo-los, pois, a defenderem-se !
Neste dia, a Drª Carla Bandeira da Biblioteca Municipal esteve na nossa escola e realizou duas sessões de esclarecimento sobre como utilizar a Internet de uma forma segura para os alunos de 7º Ano.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Que futuro para as Bibliotecas Escolares?
A Drª Teresa Calçada esteve na Sic Notícias e num discurso coerente, racional e refletido falou sobre as Bibliotecas Escolares.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Concurso Nacional de Leitura (1ª Fase)
Realizaram-se no dia 6 de janeiro as provas de seleção dos alunos que irão representar a nossa escola no Concurso Nacional de Leitura. A biblioteca e o auditório foram os espaços escolhidos.
Corrigidas as provas, estão já afixadas as listas com os resultados tendo sido selecionadas as seguintes alunas:
DANIELA RAMOS do 7º B
VIVIANA FERREIRA do 8ºD
DIANA NUNES do 9ºA
Parabéns às alunas vencedoras! Os nossos agradecimentos a todos e a todas alunos e alunas pela participação.
A Daniela, a Viviana e a Diana participarão na Final Distrital, no Porto, em data a anunciar.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Natal na BE
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Feira do Livro
Realizou-se nos dias 27, 28 e 29 de novembro a Feira do Livro da nossa escola. Como habitualmente, as turmas visitaram a Feira e, nos intervalos, o espaço encheu-se de alunos e professores, curiosos e interessados.
Visitaram a escola e a Feira os meninos do JI de Trás da Serra, da Escola do Outeiro e da Escola da Estrada. Os mais pequeninos ouviram a história "A lagartinha muito comilona" de Eric Carle, contada pela Coordenadora da Biblioteca.
Também integrada na Feira do Livro, veio à nossa escola a professora e escritora Clementina Sousa. Na manhã do dia 27, os alunos de 5ºAno ouviram, atentos e em suspenso, a história de Branca Flor.
Etiquetas:
Ano letivo 2013-2014,
Atividades,
Atividades 2013-2014,
Clementina Sousa,
Feira do Livro,
Visita escritor(a)
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Visita dos 6º anos à BE
Depois da visita dos 5ºs anos, chega a vez dos 6ºs. Na visita à BE, os alunos terão oportunidade de visionar um filme sobre a CDU e preencher um questionário como forma de pôr à prova os seus conhecimentos sobre a organização da Biblioteca.
Questionário a preencher:
A lenda de S. Martinho
Diz a lenda que Martinho,
nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano. O
seu nome foi-lhe dado em homenagem a Marte, o Deus da Guerra e protetor dos
soldados. Aos 15 anos vai para Pavia (Itália). Em França abraçou a vida sacerdotal,
sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos dececiona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
Certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.
Daí que esperemos, todos os anos, o Verão de S. Martinho. E a verdade é que S. Martinho raramente nos dececiona. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 Novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.
Mais tarde terá tido uma visão de Jesus e decidiu dedicar-se à religião cristã. Faleceu a 8 de Novembro de 397 em Tours.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Halloween
Halloween é a noite da bruxas. Celebra-se na noite de 31 de outubro para 1 de novembro.
As pessoas, há muitos anos, acreditavam que os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo. Para os enganar, quando saíam de casa, usavam máscaras para não serem reconhecidas.
Para saberes mais sobre o Halloween clica aqui.
Na biblioteca, há muitos livros sobre bruxas e fantasmas. Procura-os!
As pessoas, há muitos anos, acreditavam que os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo. Para os enganar, quando saíam de casa, usavam máscaras para não serem reconhecidas.
Para saberes mais sobre o Halloween clica aqui.
Na biblioteca, há muitos livros sobre bruxas e fantasmas. Procura-os!
| (Painel realizado por alunos do 9ºE, sob orientação da prof. Sofia Toscano) |
Uma História de Halloween
Dia Internacional da Biblioteca Escolar
A International Association of School Librarianship (IASL) estabeleceu o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar” permitindo aos responsáveis pelas bibliotecas escolares em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, para celebrar a importância das bibliotecas escolares.
O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 28 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.
Na nossa escola, este dia foi comemorado com algumas iniciativas:
- "Um livro em cada sala" ( Todos os professores foram surpreendidos com um livro na sala de aula, às 8.30h. sendo convidados a ler um capítulo, um poema aos alunos. Também a sala de professores foi "invadida" por livros que muitos professores requisitaram posteriormente. Num dos intervalos, a coordenadora fez uma leitura animada de um poema de Carlos Pinhão retirado do livro "Certo dia no deserto",
- "Visita dos alunos de 5º Ano" (Formação do utilizador),
- Oferta de marcadores,
- Colocação de marcadores de porta em todas as portas das salas,
- Hora do conto com uma história tradicional do Chade "Porque há tantas pedras no rio", com a utilização de um Kamishibai.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Recomeçar
Recomeça....
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
...
Já postei este poema algumas vezes e, neste regresso, ele representa exatamente o meu sentir, o meu pensamento. Este é um recomeço sem pressa, seguindo um caminho que se vai fazendo ao caminhar. Como dizia o poeta :" Caminante, no hay camino, se hace camino al andar." Façamos, então, o caminho e que ele não tenha muitos obstáculos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















