Os alunos e alunas do 4º ano, da EB1 da Estrada, ouviram a história "A princesa e a ervilha" de Hans Christian Andersen. Gostaram da história e ilustraram-na. Aqui estão alguns dos desenhos:
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2014-2015. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2014-2015. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 19 de maio de 2015
quarta-feira, 29 de abril de 2015
João Pedro Mésseder na escola
O escritor João Pedro Mésseder esteve na nossa escola no dia 12 de março, dando início à Semana da Leitura.
Os alunos de 5º Ano e as professoras trabalharam algumas das obras de JPM. Assim, na sessão de receção ao escritor, houve, teatro, música e poesia.
Uma das atividades desenvolvidas e apresentadas na sessão de boas-vindas ao escritor foi a realização de um teatro Kamishibai com a história tradicional "A gaita milagrosa" recontado por João Pedro Mésseder no livro "Contos e Lendas de Portugal e do Mundo".
Etiquetas:
Ano letivo 2014-2015,
Atividades,
Atividades 2014-2015,
Escritores,
João Pedro Mésseder,
Teatro Kamishibai,
Visita escritor(a)
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Bru Junça nos Jardins de Infância do agrupamento
A Ângela do JI de Jovim redigiu este texto relatando a visita da contadora de histórias Bru Junça.
"O JI de Jovim
recebeu a visita da contadora de histórias Bru Junça que contou várias
histórias, encadeando o mesmo personagem em diferentes contextos temporais e
situacionais. Ambos os grupos do JI de Jovim deliraram com a beleza expressiva
e cativante que a Bru revelou em cada momento de entoação, reflexão e diálogo
marcado pelas diferentes histórias apresentadas e exploradas interativamente
com as crianças. Todavia, as crianças também tiveram oportunidade de acompanhar
a narração das histórias com canções e melodias entoadas pela voz da autora e ao
som da viola.
Foi sem dúvida
uma manhã deveras gratificante que revelou, o quanto é importante a literacia e
o fascínio de saber escutar histórias com a simplicidade de quem quer transmitir
mensagens para serem refletidas, interpretadas e descodificadas por quem escuta
com o mesmo encanto de as relembrar e posteriormente, comunicar e descrevê-las
a outros.
Na verdade, a finalidade
de contar histórias requer a magia de proporcionar ao público ouvinte momentos
de diálogo, reflexão e sonho tão imprescindíveis para a libertação de
sentimentos e emoções. Como defende Satre: “O homem é sempre um contador de
histórias. Ele vê tudo o que acontece através delas. E, ele tenta viver a sua
vida como se estivesse contando uma história.”
Para reforçar o
quanto é marcante estes encontros com a literacia, os registos gráficos das
crianças falam por si, o momento mágico que a Biblioteca do Agrupamento (BECRE)
e a Bru Junça lhes proporcionaram."
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)








