Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2015~2016. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2015~2016. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Projeto Ajudaris







Recebemos da Ajudaris um email do qual retirámos o seguinte extrato:


"Exupéry, a certa altura na obra “O Principezinho”, disse que “as coisas mais belas do mundo não podem ser tocadas ou cheiradas, são sentidas com o coração”.  E o coração do júri palpitou e rejubilou a cada palavra, a cada frase, a cada conto….! Um misto de sentimentos pairou durante toda esta intensa fase de emoções. Todos temos consciência  que não existe um livro tão gigante como o coração de cada criança que escreveu e de cada professor solidário que orientou.
Recebemos 1934 histórias extraordinárias, repletas de afetos e generosidade. Foram selecionados 920 trabalhos...
Queremos agradecer a todos os que participaram e, fundamentalmente, congratular todos os pequenos grandes autores e professores solidários que fizeram e fazem parte deste grandioso projeto."


O texto "Mistérios" do 6ºC foi selecionado e fará parte de um dos livros da Ajudaris. Parabéns aos alunos do 6ºC e à professora Floripes!


Mistérios…

Escrevi a palavra UNIÃO
Uma família nasceu
Num mar de amor.
Era uma família
Como é uma família.
Endireitou os braços
Sacudiu as mãos…
E num abraço, marido e mulher
Voltaram a cabeça
À procura de sorrisos
Deixaram cair a tristeza
Sobre o chão.
Depois cresceu um novo ser
Com muita ternura e carinho
Fora da natureza,
Mas dentro de sua mãe.


Já no ano letivo transato o texto "Animação na horta" do 6ºC (trabalhado pela professora Manuela Neves) tinha sido selecionado para constar do volume 1.

Estão, pois, de parabéns a nossa escola e as professoras de Português por motivarem os seus alunos a desenvolver atividades cuja qualidade é reconhecida também por outros!







Animação na horta (Pag. 190)

Num belo dia de sol, na horta da família Vitaminas, diziam as ervilhas:
- Ontem ao jantar elogiaram-nos. A sopa estava divina!
- Ninguém nos resiste! Não há melhor legume nesta horta.
Os frutos desataram à gargalhada:
- É só vaidade! A nossa salada é que foi um sucesso! Não sobrou nada. Os humanos conhecem bem a importância dos frutos na sua saúde.
O Espinafre aproximou-se e exclamou:
- Ora essa! E então nós, os legumes? Nós somos indispensáveis a uma alimentação saudável! Regulamos o bom funcionamento do organismo e ajudamos a evitar as doenças.
             E logo a Laranja:
- Isso também nós fazemos e melhor. A minha vitamina C previne muitas doenças!
Já todos discutiam na horta. Argumentava a Alface:
- Basta ver a maior quantidade com que aparecemos na Roda dos Alimentos!
E logo o Ananás:
- Maior quantidade não é melhor qualidade!
Entretanto, o tomate, até aí muito calado, comentou:
- Na verdade, somos todos importantes. Uma alimentação rica, variada e colorida é que é essencial.
Umas cerejas vociferaram:
- Está mas é calado! Tu devias estar do nosso lado!
          Neste momento, entra no jardim a Sra. Vitamina. Colhe alguns legumes e frutos e entra depois em casa, colocando-os em cima da banca. Todos juntos, com as suas belas e variadas cores, parecem um arco-íris no meio da cozinha.
Ao jantar, todos se deliciaram com a bela sopa, as saladas e a taça de frutas.
- Nada melhor que vegetais e frutos frescos acabados de apanhar! – exclamou o Sr. Vitamina – Esta família tem muita sorte e respira saúde!
Os legumes e frutos cá fora perceberam que todos são importantes e que não vale a pena entrarem em discussões inúteis pois estas só servem para desarrumar o jardim.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Concurso "Conta-me uma história!"

Tudo a postos!

Aconteceu ontem o Concurso "Conta-me uma história", na Biblioteca. O júri foi constituído por quatro elementos: dois professores, a professora Floripes e Carlos, e dois alunos, a Ana e o João do 7ºA. 
Apresentaram-se  a concurso dez alunos. Foram contadas histórias de uma forma tão expressiva que a assistência permaneceu atenta, literalmente agarrada às palavras destes pequenos contadores de histórias. É sempre maravilhoso ouvir gente pequena que , de repente, parece grande, adulta, pela força da palavra.
Embora todos estivessem de parabéns, foram vencedoras as alunas Nicole e Vitória do 6ºA. O 2º prémio foi entregue à Carolina e Daniela do 6ºC e o 3º prémio coube ao Tiago do 6ºC. 
Parabéns a todos!!!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Concurso "Conta-me uma história!"






Tens jeito para contar anedotas? Gostas de uma boa história? Então, tens perfil para participar no concurso  "Conta-me uma história!". 
Inscreve-te junto da  tua professora de Português e participa no concurso no próximo dia 9 de junho! 


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Lanche saudável do 5º A

Mais uma vez se provou que é possível comer de uma forma saudável, esquecendo os refrigerantes, as coca-colas, as batatas fritas e outros "alimentos" do género.
O 5ºA, com o apoio da Diretora de Turma, a professora Márcia, prepararam um lanche tão saboroso que só restou um pouco de batido de banana e maçã. As espetadas de fruta tiveram tanto sucesso que desapareceram rapidamente. O pão de cereais com queijo estava delicioso! 
Os bolos (caseiros) de laranja , de alface  e (pasme-se) de espinafre, com metade do açúcar da receita original, voaram...
Restam algumas fotos para lembrar o que foi tão bom, mas acabou!!!...


(Para quem quiser experimentar, pode optar por esta receita aqui.)






(Flor feita com casca de laranja e folhas de arbusto, obra do Sr. Alves, um verdadeiro artista nestas lides da decoração de mesas)



segunda-feira, 9 de maio de 2016

Comes bem? Saúde tens!






  Orientada pela jovem nutricionista Goreti Silva, realizou-se, na nossa escola, integrado no projeto "Comes bem, saúde tens", uma palestra sobre alimentação saudável dirigida aos pais dos alunos de 5º Ano. O açúcar, a leitura dos rótulos, a alimentação/lanche doas crianças foi, também tema da "conversa".

Exposição de pintura

Manuela Abrantes foi professora na nossa escola.
Lidamos com as pessoas no dia a dia, podemos pensar que elas são o que vemos, mas, e aqui está a prova, há sempre um lado que desconhecemos completamente. Poucos sabiam da capacidade da Manuela de, a partir da realidade, conseguir passar à tela as memórias dessa realidade, das paisagens, das pessoas, misturadas com os seus próprios sentimentos, a sua forma de ser, a sua sensibilidade.

São onze as obras expostas na Biblioteca da nossa escola. Venha vê-las!













quarta-feira, 20 de abril de 2016

Concurso Nacional de Leitura -Fase distrital





A 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura, fase distrital, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura e apoiada pela Câmara Municipal do Porto,  realizou-se ontem na Biblioteca Almeida Garrett.  Este ano participaram 296 alunos de 3º Ciclo e 117 do Ensino Secundário. (Ler mais aqui)
Realizadas as provas escritas, foram selecionados 5 alunos de 3º Ciclo e 5 de Secundário para a prova oral, com vista à seleção dos representantes do distrito do Porto na final nacional do CNL a realizar em Lisboa em junho ou julho.
Na parte da tarde foram realizadas as provas orais.



O João Filipe, o António e o Celso, os alunos selecionados na 1ª fase do CNL, apesar de não terem realizado a prova oral, viveram este dia com entusiasmo. Foi uma experiência diferente, um convívio cultural que ficará, certamente, na sua memória.



domingo, 10 de abril de 2016

Mais um lanche saudável!

O 5ºB organizou um lanche saudável! Esta foi uma atividade inserida no projeto "Comes bem, saúde tens!". Todos os alunos de 5º Ano saborearam um lanche divinal. A mim, pelo menos, soube-me muito bem! Parabéns!







terça-feira, 29 de março de 2016

Exposição de caricaturas de escritores portugueses na Semana da Leitura

Com caricaturas cedidas por “Recortar palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica", foi montada, pelo professor Fernando, com ajuda do Sr. Alves, a exposição de caricaturas de escritores portugueses para a infância. Esta exposição constituiu o apoio visual da Semana da Leitura.














O placard exterior da Biblioteca, foi, também, decorado pelo " artista de serviço", o nosso colega Fernando.





A escritora Manuela Leitão na escola











No dia 26 de março, numa atividade integrada na Semana da Leitura, a escritora Manuela Leitão visitou a nossa escola para nos apresentar o seu livro "Poemas da horta e outras verduras". Nutricionista, a escritora traz a sua formação para este livro apresentando-nos legumes, leguminosas ou ervas aromáticas como protagonistas, personagens de poemas ora divertidos, ora educativos. Se por um lado, a curgete, a couve-flor, o alho-francês ou a beringela nos são apresentados de uma forma engraçada e espirituosa, por outro lado, ficamos a saber que o feijão é a leguminosa que mais tipos e variedades tem ou que a cenoura é uma raiz e não um fruto.  


Até custa a acreditar, mas, imaginem que o espinafre ao saber que tem ferro, fica preocupadíssimo por poder enferrujar com a água da chuva!!!


Foi com prazer que os alunos da EB1 da Estrada e de 5º e 6º Anos receberam e ouviram a escritora.
Os alunos de 6º Ano, presentearam-na com a recitação de alguns dos poemas. Em coro ou em forma de diálogo foi mesmo um regalo ouvir, entre outros, a Vitória, a Beatriz, a Luísa, o João Miguel, a Nicole, a Raquel, a Ema ou o Marcelo. 
Obrigada a todos os alunos, às professoras que apoiaram a iniciativa e, obrigada, Manuela, pela sua presença!

A todos lembro que podem requisitar o livro "Poemas da horta e outras verduras" na Biblioteca.