Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2016-2017. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2016-2017. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Projeto Ajudaris





E aqui está o poema do 6ºC, magnificamente ilustrado por Marlene Miranda, no livro "Histórias de Encantar" da Ajudaris. Para mais informação ler aqui.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Projeto Ajudaris







Recebemos da Ajudaris um email do qual retirámos o seguinte extrato:


"Exupéry, a certa altura na obra “O Principezinho”, disse que “as coisas mais belas do mundo não podem ser tocadas ou cheiradas, são sentidas com o coração”.  E o coração do júri palpitou e rejubilou a cada palavra, a cada frase, a cada conto….! Um misto de sentimentos pairou durante toda esta intensa fase de emoções. Todos temos consciência  que não existe um livro tão gigante como o coração de cada criança que escreveu e de cada professor solidário que orientou.
Recebemos 1934 histórias extraordinárias, repletas de afetos e generosidade. Foram selecionados 920 trabalhos...
Queremos agradecer a todos os que participaram e, fundamentalmente, congratular todos os pequenos grandes autores e professores solidários que fizeram e fazem parte deste grandioso projeto."


O texto "Mistérios" do 6ºC foi selecionado e fará parte de um dos livros da Ajudaris. Parabéns aos alunos do 6ºC e à professora Floripes!


Mistérios…

Escrevi a palavra UNIÃO
Uma família nasceu
Num mar de amor.
Era uma família
Como é uma família.
Endireitou os braços
Sacudiu as mãos…
E num abraço, marido e mulher
Voltaram a cabeça
À procura de sorrisos
Deixaram cair a tristeza
Sobre o chão.
Depois cresceu um novo ser
Com muita ternura e carinho
Fora da natureza,
Mas dentro de sua mãe.


Já no ano letivo transato o texto "Animação na horta" do 6ºC (trabalhado pela professora Manuela Neves) tinha sido selecionado para constar do volume 1.

Estão, pois, de parabéns a nossa escola e as professoras de Português por motivarem os seus alunos a desenvolver atividades cuja qualidade é reconhecida também por outros!







Animação na horta (Pag. 190)

Num belo dia de sol, na horta da família Vitaminas, diziam as ervilhas:
- Ontem ao jantar elogiaram-nos. A sopa estava divina!
- Ninguém nos resiste! Não há melhor legume nesta horta.
Os frutos desataram à gargalhada:
- É só vaidade! A nossa salada é que foi um sucesso! Não sobrou nada. Os humanos conhecem bem a importância dos frutos na sua saúde.
O Espinafre aproximou-se e exclamou:
- Ora essa! E então nós, os legumes? Nós somos indispensáveis a uma alimentação saudável! Regulamos o bom funcionamento do organismo e ajudamos a evitar as doenças.
             E logo a Laranja:
- Isso também nós fazemos e melhor. A minha vitamina C previne muitas doenças!
Já todos discutiam na horta. Argumentava a Alface:
- Basta ver a maior quantidade com que aparecemos na Roda dos Alimentos!
E logo o Ananás:
- Maior quantidade não é melhor qualidade!
Entretanto, o tomate, até aí muito calado, comentou:
- Na verdade, somos todos importantes. Uma alimentação rica, variada e colorida é que é essencial.
Umas cerejas vociferaram:
- Está mas é calado! Tu devias estar do nosso lado!
          Neste momento, entra no jardim a Sra. Vitamina. Colhe alguns legumes e frutos e entra depois em casa, colocando-os em cima da banca. Todos juntos, com as suas belas e variadas cores, parecem um arco-íris no meio da cozinha.
Ao jantar, todos se deliciaram com a bela sopa, as saladas e a taça de frutas.
- Nada melhor que vegetais e frutos frescos acabados de apanhar! – exclamou o Sr. Vitamina – Esta família tem muita sorte e respira saúde!
Os legumes e frutos cá fora perceberam que todos são importantes e que não vale a pena entrarem em discussões inúteis pois estas só servem para desarrumar o jardim.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Concurso "Conta-me uma história"


No dia 14 de junho, pelas 10.15,  realizou-se, no auditório da escola, o Concurso "Conta-me uma história".
Este ano, foi alterado o regulamento e o concurso foi aberto aos alunos do 1º Ciclo. 
O júri, constituído pela professora Marisa, a D. Celeste, a Tamara e a Catarina do 7ºC, avaliou os jovens contadores de histórias com base nos seguintes critérios: dicção, correcção linguística, linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história. 
Foi, temos plena consciência disso, um ato de coragem destes alunos e alunas! Sim, não é fácil expormo-nos perante um auditório cheio! No entanto, eles conseguiram e brilharam!!
Todos estão de parabéns, porém a pontuação mais elevada foi conseguida , no 1º Ciclo (1º escalão) pelo Gonçalo Tavares do 4º Ano e, no 2º Ciclo (2º escalão) pelo Vasco Marinho e pelo Miguel Morais do 5ºB.





"O mistério da Torre Assombrada" de Enyd Blyton

A Juliana leu a história "O mistério da Torre Assombrada" de Enyd Blyton e fez este booktrailer. É mais uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto de Leitura. 




quarta-feira, 21 de junho de 2017

sexta-feira, 9 de junho de 2017

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Pordata Kids na Escola!

A Fundação Francisco Manuel do Santos lançou, em setembro de 2015, a Pordata Kids, uma plataforma  onde os números e as estatísticas são apresentados de forma a serem compreensíveis pelos mais pequenos. 
Tendo como principais destinatárias as crianças entre os 8 e os 12 anos, a Pordata Kids aborda grandes temas (Ambiente, Ciência e Tecnologia, Cultura e Desporto, Educação, Emprego, Famílias, Justiça, População, Saúde, Turismo e Transportes) que podem ser explorados a partir da cidade Pordata que surge no ecrã de acesso.  
Algumas das estatísticas vão ao encontro dos programas de Estudo do Meio (1.º ciclo), História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) e Matemática (1.º e 2.º ciclos), tendo, mesmo, sido elaboradas fichas de trabalho que estão disponíveis para download o site.

É uma excelente ferramenta educacional, pois dá informação permanentemente atualizada sobre vários assuntos abordados nas metas curriculares.





Na nossa escola, a Sofia apresentou a turmas de 3º, 4º, 5º e 6º Anos a cidade Pordata, numa iniciativa resultante do protocolo entre a RBE e a Fundação Francisco Manuel do Santos.

Foi uma aula diferente, um desafio para todos os que estiveram presentes!




terça-feira, 6 de junho de 2017

Palavras Sol tas (2ªEdição)




"As Bibliotecas Escolares do concelho de Gondomar, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, promoveram, este ano, a 2ª edição do Projeto Palavras Sol tas, uma iniciativa que envolveu mais de três centenas de alunos da Educação de Especial e que culmina com a cerimónia de lançamento do livro Palavras Sol tas 2017 (contos, poemas e desenhos da autoria destes alunos), que terá lugar no próximo dia 6 de junho, pelas 21:00h, no Pavilhão Multiusos de Gondomar."
Está, desde já convidado/a para a festa!


segunda-feira, 5 de junho de 2017

Concurso "Conta-me uma história!"




Se és um bom contador de anedotas, se gostas de histórias, então tens o perfil certo para te propores a participar no concurso "Conta-me uma história!". Inscreve-te junto da tua professora de Português e conta-nos uma história no dia 14 de junho, pelas 10.15h, na Biblioteca.


quarta-feira, 31 de maio de 2017

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Cozinhar com o sol! Fantástico!

No dia 24, no âmbito do Projeto de Alimentação "Comes bem, saúde tens!", as turmas de 6º Ano passaram a amanhã em Serralves para assistir  a uma oficina intitulada "Cozinhar com o sol". No antigo conjunto de casas de lavoura, o lagar foi o local onde assistiram a uma primeira explicação sobre a atividade que iam desenvolver.



Em cada mesa, tinham diversos objetos e produtos que iriam servir, nem mais nem menos, para fazer uma ... pizza. É verdade! Em grupo, cortaram cebola, tomate, pimento, azeitonas e colocaram os ingredientes na massa que, entretanto,  tinha sido distribuída, juntamente com o molho de tomate, o queijo, o azeite e os orégãos.








Depois de tudo pronto, foi hora de colocar as pizzas nos fornos solares. Há três tipos de fornos (as coisas que nós aprendemos!!!): de painel, de caixa e parabólico. "Mas, será que vão, mesmo, cozinhar a nossa pizza?"













Voltaram ao lagar e aprenderam, por exemplo, que o sol fornece, anualmente, para a terra uma quantidade de energia correspondente a 10000 vezes o consumo mundial anual de energia.
Ficaram a saber que, já em 1904, um português conhecido como Padre Himalaya tinha inventado um engenho que utilizava a energia solar para derreter rochas e metais.


Seguidamente, foi-lhes entregue uma ficha que lhes permitiu construir uma maquete de um forno solar de painel.






E, chegou a hora tão ansiada! A hora de verificar se as pizzas estavam prontas.


Humm... que cheirinho! Que aspeto!






Foi só cortar e dividir irmãmente!


Tudo o que é bom chega ao fim e esta manhã diferente também. Era hora de regressar, mas esperamos que lembrem durante muito tempo tudo o que aprenderam e o ponham em prática. Afinal esta foi mais uma aprendizagem sobre a forma de se alimentar de uma forma sustentável!



Para saber mais sobre fornos solares ver aqui.

terça-feira, 23 de maio de 2017

OFICINA DE CULINÁRIA "As plantas aromáticas são tantas, com tantas cores e aromas, mas para que servem afinal?" .

No âmbito do Projeto de alimentação, os alunos de 6º Ano assistiram, em várias sessões durante o mês de maio, à OFICINA DE CULINÁRIA "As plantas aromáticas são tantas, com tantas cores e aromas, mas para que servem afinal?", proporcionada pelo Centro De Educação Ambiental - Quinta Do Passal. 
Com uma parte teórica e uma outra prática, estas sessões foram uma viagem sensorial à descoberta de plantas magníficas com poderes aromáticos e medicinais.
O excesso de sal, de gordura e açúcar são os três pecados que muitos de nós cometemos na alimentação. As formadoras lembraram a roda dos alimentos e explicaram como fazer uma alimentação saudável e sustentável.
As ervas aromáticas são uma forma de reduzir a utilização do sal na alimentação. Os oregãos, o cebolinho, a hortelã, o alecrim, a cidreira, a alfazema e o limonete foram os heróis deste dia!