E aqui está o poema do 6ºC, magnificamente ilustrado por Marlene Miranda, no livro "Histórias de Encantar" da Ajudaris. Para mais informação ler aqui.
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2016-2017. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2016-2017. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 5 de dezembro de 2017
Projeto Ajudaris
E aqui está o poema do 6ºC, magnificamente ilustrado por Marlene Miranda, no livro "Histórias de Encantar" da Ajudaris. Para mais informação ler aqui.
segunda-feira, 10 de julho de 2017
Projeto Ajudaris
Recebemos da Ajudaris um email do qual retirámos o
seguinte extrato:
"Exupéry, a certa altura na obra “O Principezinho”, disse que “as coisas mais belas do mundo não podem ser tocadas ou cheiradas, são sentidas com o coração”. E o coração do júri palpitou e rejubilou a cada palavra, a cada frase, a cada conto….! Um misto de sentimentos pairou durante toda esta intensa fase de emoções. Todos temos consciência que não existe um livro tão gigante como o coração de cada criança que escreveu e de cada professor solidário que orientou.
Recebemos 1934 histórias extraordinárias, repletas de afetos e generosidade. Foram selecionados 920 trabalhos...
Queremos agradecer a todos os que participaram e, fundamentalmente, congratular todos os pequenos grandes autores e professores solidários que fizeram e fazem parte deste grandioso projeto."
O texto "Mistérios" do 6ºC foi selecionado e fará parte de um
dos livros da Ajudaris. Parabéns aos alunos do 6ºC e à professora Floripes!
Mistérios…
Escrevi a palavra UNIÃO
Uma família nasceu
Num mar de amor.
Era uma família
Como é uma família.
Endireitou os braços
Sacudiu as mãos…
E num abraço, marido e mulher
Voltaram a cabeça
À procura de sorrisos
Deixaram cair a tristeza
Sobre o chão.
Depois cresceu um novo ser
Com muita ternura e carinho
Fora da natureza,
Mas dentro de sua mãe.
Já no ano letivo transato o texto "Animação na horta" do 6ºC
(trabalhado pela professora Manuela Neves) tinha sido selecionado para constar
do volume 1.
Estão, pois, de parabéns a nossa escola e as professoras de Português por
motivarem os seus alunos a desenvolver atividades cuja qualidade é reconhecida também por outros!
Num belo dia de sol, na horta da família
Vitaminas, diziam as ervilhas:
- Ontem ao jantar elogiaram-nos. A sopa
estava divina!
- Ninguém nos resiste! Não há melhor
legume nesta horta.
Os frutos desataram à gargalhada:
- É só vaidade! A nossa salada é que foi
um sucesso! Não sobrou nada. Os humanos conhecem bem a importância dos frutos
na sua saúde.
O Espinafre aproximou-se e exclamou:
- Ora essa! E então nós, os legumes? Nós
somos indispensáveis a uma alimentação saudável! Regulamos o bom funcionamento
do organismo e ajudamos a evitar as doenças.
E logo
a Laranja:
- Isso também nós fazemos e melhor. A
minha vitamina C previne muitas doenças!
Já todos discutiam na horta. Argumentava
a Alface:
- Basta ver a maior quantidade com que
aparecemos na Roda dos Alimentos!
E logo o Ananás:
- Maior quantidade não é melhor
qualidade!
Entretanto, o tomate, até aí muito
calado, comentou:
- Na verdade, somos todos importantes.
Uma alimentação rica, variada e colorida é que é essencial.
Umas cerejas vociferaram:
- Está mas é calado! Tu devias estar do
nosso lado!
Neste
momento, entra no jardim a Sra. Vitamina. Colhe alguns legumes e frutos e entra
depois em casa, colocando-os em cima da banca. Todos juntos, com as suas belas
e variadas cores, parecem um arco-íris no meio da cozinha.
Ao jantar, todos se deliciaram com a
bela sopa, as saladas e a taça de frutas.
- Nada melhor que vegetais e frutos
frescos acabados de apanhar! – exclamou o Sr. Vitamina – Esta família tem muita
sorte e respira saúde!
Os legumes e frutos cá fora perceberam
que todos são importantes e que não vale a pena entrarem em discussões inúteis
pois estas só servem para desarrumar o jardim.
sexta-feira, 23 de junho de 2017
"O elefante não entra na jogada"
A Maria Ribeiro fez o seu book trailer após a leitura da obra "O elefante não entra na jogada" de António Torrado.
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
quinta-feira, 22 de junho de 2017
Concurso "Conta-me uma história"
No dia 14 de junho, pelas 10.15, realizou-se, no auditório da escola, o Concurso "Conta-me uma história".
Este ano, foi alterado o regulamento e o concurso foi aberto aos alunos do 1º Ciclo.
O júri, constituído pela professora Marisa, a D. Celeste, a Tamara e a Catarina do 7ºC, avaliou os jovens contadores de histórias com base nos seguintes critérios: dicção, correcção linguística,
linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da
história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história.
Foi, temos plena consciência disso, um ato de coragem destes alunos e alunas! Sim, não é fácil expormo-nos perante um auditório cheio! No entanto, eles conseguiram e brilharam!!
Todos estão de parabéns, porém a pontuação mais elevada foi conseguida , no 1º Ciclo (1º escalão) pelo Gonçalo Tavares do 4º Ano e, no 2º Ciclo (2º escalão) pelo Vasco Marinho e pelo Miguel Morais do 5ºB.
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Concurso,
Concurso de contadores de Histórias
"O mistério da Torre Assombrada" de Enyd Blyton
A Juliana leu a história "O mistério da Torre Assombrada" de Enyd Blyton e fez este booktrailer. É mais uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto de Leitura.
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
quarta-feira, 21 de junho de 2017
"Uma aventura nas férias da Páscoa" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
O Diogo Silva do 6ºB conta-nos um pouco de "Uma aventura nas férias da Páscoa" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Este é o seu booktrailer realizado no âmbito do Projeto de Leitura.
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
terça-feira, 20 de junho de 2017
"O mistério do falcão azul" de Maria Alberta Menéres
Este é um booktrailer realizado pelo Tiago Pinto do 6º B no âmbito do Projeto de Leitura "Ler com os amigos ainda é melhor.
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
segunda-feira, 19 de junho de 2017
"O rebanho perdeu as asas" de António Mota
A Beatriz apresenta-nos "O rebanho perdeu as asas" de António Mota, trabalho realizado no âmbito do Projeto de Leitura.
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
domingo, 18 de junho de 2017
"O Gigante Egoísta", o booktrailer do Diogo
Era uma vez um gigante que não gostava de pessoas...
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Canal da BE no youtube.
A Be tem um canal no Youtube. Aí vão sendo colocados os booktrailers que os alunos vão fazendo no âmbito do Projeto de Leitura.
Faça-nos uma visita de vez em quando.
Etiquetas:
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Canal Youtube,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
quinta-feira, 8 de junho de 2017
Pordata Kids na Escola!
A Fundação Francisco Manuel do Santos lançou, em setembro de 2015, a Pordata Kids, uma plataforma onde os números e as estatísticas são apresentados de forma a serem compreensíveis pelos mais pequenos.
Tendo como principais destinatárias as crianças entre os 8 e os 12 anos, a Pordata Kids aborda grandes temas (Ambiente, Ciência e Tecnologia, Cultura e Desporto, Educação, Emprego, Famílias, Justiça, População, Saúde, Turismo e Transportes) que podem ser explorados a partir da cidade Pordata que surge no ecrã de acesso.
Algumas das estatísticas vão ao
encontro dos programas de Estudo do Meio (1.º ciclo), História e Geografia de
Portugal (2.º ciclo) e Matemática (1.º e 2.º ciclos), tendo, mesmo, sido elaboradas fichas de trabalho que estão disponíveis para download o site.
É uma excelente
ferramenta educacional, pois dá informação permanentemente atualizada sobre
vários assuntos abordados nas metas curriculares.
Na nossa escola, a Sofia apresentou a
turmas de 3º, 4º, 5º e 6º Anos a cidade Pordata, numa iniciativa resultante do
protocolo entre a RBE e a Fundação
Francisco Manuel do Santos.
Foi uma aula diferente, um desafio para
todos os que estiveram presentes!
quarta-feira, 7 de junho de 2017
"A surdez da avó" - mais um booktrailer!
A Beatriz do 6ºC terminou o seu booktrailer! Ora vejam!
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
terça-feira, 6 de junho de 2017
Palavras Sol tas (2ªEdição)
"As Bibliotecas Escolares do concelho de Gondomar, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, promoveram, este ano, a 2ª edição do Projeto Palavras Sol tas, uma iniciativa que envolveu mais de três centenas de alunos da Educação de Especial e que culmina com a cerimónia de lançamento do livro Palavras Sol tas 2017 (contos, poemas e desenhos da autoria destes alunos), que terá lugar no próximo dia 6 de junho, pelas 21:00h, no Pavilhão Multiusos de Gondomar."
Está, desde já convidado/a para a festa!
segunda-feira, 5 de junho de 2017
Concurso "Conta-me uma história!"
Se és um bom contador de anedotas, se gostas de histórias, então tens o perfil certo para te propores a participar no concurso "Conta-me uma história!". Inscreve-te junto da tua professora de Português e conta-nos uma história no dia 14 de junho, pelas 10.15h, na Biblioteca.
quarta-feira, 31 de maio de 2017
Projeto de Leitura
O Projeto de Leitura continua a mexer!
Agora, os alunos de 6º Ano mostram as suas leituras fazendo booktrailers!
Aqui estão os dois primeiros!
Agora, os alunos de 6º Ano mostram as suas leituras fazendo booktrailers!
Aqui estão os dois primeiros!
Etiquetas:
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Booktrailers,
Livros,
Projeto,
Projeto de Leitura,
Vídeos
segunda-feira, 29 de maio de 2017
Cozinhar com o sol! Fantástico!
No dia 24, no âmbito do Projeto de Alimentação "Comes bem, saúde tens!", as turmas de 6º Ano passaram a amanhã em Serralves para assistir a uma oficina intitulada "Cozinhar com o sol". No antigo conjunto de casas de lavoura, o lagar foi o local onde assistiram a uma primeira explicação sobre a atividade que iam desenvolver.
Em cada mesa, tinham diversos objetos e produtos que iriam servir, nem mais nem menos, para fazer uma ... pizza. É verdade! Em grupo, cortaram cebola, tomate, pimento, azeitonas e colocaram os ingredientes na massa que, entretanto, tinha sido distribuída, juntamente com o molho de tomate, o queijo, o azeite e os orégãos.
Depois de tudo pronto, foi hora de colocar as pizzas nos fornos solares. Há três tipos de fornos (as coisas que nós aprendemos!!!): de painel, de caixa e parabólico. "Mas, será que vão, mesmo, cozinhar a nossa pizza?"
Voltaram ao lagar e aprenderam, por exemplo, que o sol fornece, anualmente, para a terra uma quantidade de energia correspondente a 10000 vezes o consumo mundial anual de energia.
Ficaram a saber que, já em 1904, um português conhecido como Padre Himalaya tinha inventado um engenho que utilizava a energia solar para derreter rochas e metais.
Seguidamente, foi-lhes entregue uma ficha que lhes permitiu construir uma maquete de um forno solar de painel.
E, chegou a hora tão ansiada! A hora de verificar se as pizzas estavam prontas.
Humm... que cheirinho! Que aspeto!
Foi só cortar e dividir irmãmente!
Tudo o que é bom chega ao fim e esta manhã diferente também. Era hora de regressar, mas esperamos que lembrem durante muito tempo tudo o que aprenderam e o ponham em prática. Afinal esta foi mais uma aprendizagem sobre a forma de se alimentar de uma forma sustentável!
Etiquetas:
Alimentação,
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Cozinhar com o sol,
Projeto "Comes bem,
Saúde tens!,
saúde tens!"
terça-feira, 23 de maio de 2017
OFICINA DE CULINÁRIA "As plantas aromáticas são tantas, com tantas cores e aromas, mas para que servem afinal?" .
No âmbito do Projeto de alimentação, os alunos de 6º Ano assistiram, em várias sessões durante o mês de maio, à OFICINA
DE CULINÁRIA "As plantas aromáticas são tantas, com tantas cores e aromas,
mas para que servem afinal?", proporcionada pelo Centro De Educação
Ambiental - Quinta Do Passal.
Com uma parte teórica e uma outra prática, estas sessões foram uma viagem sensorial à descoberta de plantas magníficas com poderes aromáticos e medicinais.
O excesso de sal, de gordura e açúcar são os três pecados que muitos de nós cometemos na alimentação. As formadoras lembraram a roda dos alimentos e explicaram como fazer uma alimentação saudável e sustentável.
As ervas aromáticas são uma forma de reduzir a utilização do sal na alimentação. Os oregãos, o cebolinho, a hortelã, o alecrim, a cidreira, a alfazema e o limonete foram os heróis deste dia!
Com uma parte teórica e uma outra prática, estas sessões foram uma viagem sensorial à descoberta de plantas magníficas com poderes aromáticos e medicinais.
O excesso de sal, de gordura e açúcar são os três pecados que muitos de nós cometemos na alimentação. As formadoras lembraram a roda dos alimentos e explicaram como fazer uma alimentação saudável e sustentável.
As ervas aromáticas são uma forma de reduzir a utilização do sal na alimentação. Os oregãos, o cebolinho, a hortelã, o alecrim, a cidreira, a alfazema e o limonete foram os heróis deste dia!
Etiquetas:
Alimentação,
Ano letivo 2016-2017,
Atividades,
Atividades 2016-2017,
Projeto "Comes bem,
saúde tens!"
Subscrever:
Mensagens (Atom)























