Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2017-2018. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Atividades 2017-2018. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Texto do 5ºA premiado pela Ajudaris



A nossa escola e, particularmente, o 5ºA estão de parabéns! O texto "Natureza" foi selecionado para fazer parte do livro "Histórias da Ajudaris 2018". Este ano, das mais de 2000 histórias recebidas sobre a natureza, foram seleccionadas 911.

O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados."

A nossa escola participa, pelo terceiro ano consecutivo, nesta iniciativa. Fê-lo em 2016 com o texto "Animação na horta" do 6ºC e em 2017 com "Mistérios" do 6ºC.

Simples, o texto do 5ºA, um poema, lembra como a Natureza é bela e quão preciosa ela é para todos os seres vivos!

Natureza

Gosto de ti quando o teu céu é azul.
O teu sol dá luz à nossa vida.
As andorinhas cantam quando o sol brilha.
Ver as flores a florir é uma alegria!
Olhar o verde da relva é maravilhoso!
És a origem da nossa felicidade! 

Tu és a vida que nos sustenta.
És um bem precioso para os seres vivos.
És fonte de saúde.
Gosto de ti quando estás tranquila!
Tu és tão bonita!


Este ano, também foram premiados  os textos das escolas do 1º Ciclo de Gens (4º Ano), do Outeiro (1º, 2º, 3º e 4º Ano), Atães (1º, 2º 3º Ano) e Jancido (3ºAno). Parabéns a todos, alunos e professores!

terça-feira, 26 de junho de 2018

Lendas e Contos Populares de Portugal


Aconteceu, na noite do dia 13 de junho, o lançamento do livro  "Lendas e Contos Populares de Portugal".
Ele é o resultado do trabalho realizado pelas Crianças e Educadoras dos JI e os Alunos e Professores das EB do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Gondomar nº 1, no Projeto dinamizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento "LER COM OS AMIGOS… AINDA É MELHOR!"
















segunda-feira, 25 de junho de 2018

Aconteceu o concurso "Conta-me uma história"


Aconteceu no passado dia 14 de junho o Concurso de Contadores de Histórias "Conta-me uma história". Participaram 13 alunos e alunas do 2º e 3º Ciclos que nos encantaram com a sua forma particular de contar histórias.

A Coordenadora da Biblioteca referiu que contar histórias é uma atividade ancestral, uma atividade que  ligava famílias, que perpetuava a memória das comunidades. Um pouco esquecidas, elas voltam, hoje em dia, pela voz de contadores de histórias que nos levam para outros tempos, outros mundos.

As razões que nos levam a contar histórias, dizia,  são diversas, múltiplas e contou a história de um homem que, "cansado de ver as pessoas de sua cidade sempre tensas, angustiadas e tristes, resolveu fazer algo por elas.
Como sabia de cor lindas histórias, sentou-se num banquinho no meio da praça e pôs-se a contar e a contar…
E assim o contador de histórias passava seus dias…
A princípio, algumas pessoas paravam para ouvi-lo, curiosas. Mas só ficavam um pouquinho, pois tinham muita pressa, seu tempo era curto!
Mesmo assim, o homem não desistia: todos os dias, punha o seu banquinho na praça e contava as suas histórias repletas de fantasia.
O tempo passou..
Um dia o contador de histórias narrava, para uma plateia inexistente, uma maravilhosa fábula, quando um garotinho, puxando-o pela manga, interrompeu-o:
– Ei, tio! Será que você não percebeu que não tem ninguém ouvindo? Por que você insiste em contar essas histórias?
Então, o sábio homem respondeu:
– Olhe, meu filho, antes eu contava histórias pensando em mudar o mundo; hoje, eu conto histórias para que o mundo não me mude…"

Fosse qual fosse a razão que motivou estes pequenos contadores, ouvimos as suas histórias, o júri ouviu as suas histórias e avaliou cada uma das participações nos seguintes parâmetros: dicção, correcção linguística, linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história. 
Não teve tarefa fácil! Todos estiveram muito bem!! No entanto, no final, e porque só podia haver um premiado em cada escalão, os vencedores foram, no 2º Ciclo, a Ana Moreira do 6ºB e, no 3º Ciclo, a Matilde e a Maria do 7ºC.
Muitos parabéns!












terça-feira, 12 de junho de 2018

A Ana Carolina no Concurso Nacional de Leitura (Nacional)






No último domingo, dia 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, rumámos a Pombal onde iria ter lugar a última fase, a nacional, do Concurso Nacional de Leitura. 
A viagem de comboio foi relativamente rápida (cerca de uma hora e trinta minutos), tendo chegado a pombal cerca das 12h30. Após um almoço frugal, marcámos presença no Cine-Teatro onde muitos outros jovens e acompanhantes já aguardavam para entrar na sala principal.
A nossa Carolina não foi chamada para realizar a prova de palco. Eram apenas cinco de cada ciclo a ser chamados na sequência da prova de pré-seleção realizada na escola no dia 5.
Consideramos que o texto que a Carolina escreveu estava muito bom, mas não dependeu de nós a escolha do melhor.
Queremos, no entanto, deixar, aqui, expresso o nosso agradecimento à Ana Carolina pelo seu empenho, esforço e tempo despendido  ao longo destes meses. Fê-lo sempre com um sorriso e um brilho que nos entusiasmou a todos aqueles que a acompanharam e guiaram neste caminho.

Obrigada, Ana Carolina! Para nós, o "Li, concorri, venci" que tens na camisola que te foi oferecida em Pombal é a mais pura verdade!! Para nós, e disse-te isso mesmo na hora de partirmos para Pombal,  já eras uma vencedora, quer fosses ou não selecionada para a prova de palco.
Para nós, tu és mesmo a melhor!!!



segunda-feira, 11 de junho de 2018

A prova de pré-selecção do CNL


A prova de pré-seleção do Concurso Nacional de Leitura decorreu no dia 5 de junho, a partir das 14h30, na nossa escola.
Teve a duração de sessenta minutos, com uma tolerância de trinta minutos, devendo ser submetida até às 16h00. Assim, após clicar numa hiperligação enviada por correio eletrónico, acedíamos a um texto e uma questão.
Desta forma, à questão 

"O pai do narrador tinha a “cabeça empapada em perguntas e inquietações”. E tu? Que perguntas e inquietações te suscitou este texto? "

a Carolina escreveu o seguinte: 

"Este texto fala-nos de um dos problemas que afetam o mundo: a poluição. E tal como a poluição é causada pelo ser humano, muitos outros também são fruto da falta de solidariedade e preocupação com o próximo.
As causas da tragédia de que fala o texto foram decisões e atos tomados por pessoas irresponsáveis, que preferem escolher o caminho mais fácil e nunca o caminho correto.
Mas todos os atos têm consequências, e este ato só teve consequências negativas, uma vez que afetou e matou seres vivos. Como o texto diz, ”derreava o voo das aves”, “ descompassava o passo de caranguejos”  e “a morte de peixes  e da fauna e flora marinhas”; destrói paisagens: “O cenário era tragicamente espantoso” e habitats: “ um manto gorduroso que possuía a água, se agarrava à areia, contaminava os viveiros de marisco”.
Com tudo isto, surgem na minha cabeça as seguintes perguntas:
Como é que alguém pode ser tão irresponsável  ao ponto de tomar decisões que, até podem trazer algum lucro para elas, mas vão afetar o mundo inteiro, e consequentemente, elas próprias?
Como é possível que, mesmo com tantas campanhas que são feitas sobre as consequências da poluição, haja pessoas que têm estas atitudes?
O que muda na vida das pessoas que fazem estas coisas? O que ganham elas com isto? Será que vale a tempo perder tempo a tentar perceber estas atitudes?
Porque é que fazem isto?
Eu acho que não há resposta correta. Acho que nem há resposta! Há perguntas que, mesmo com todos os estudos que se façam e por muitas teorias que se criem, nunca vão ter resposta.
Por isso e acima de tudo, hoje, dia 5 de Junho, Dia do Ambiente, faz todo o sentido relembrar e insistir em atos que possam mudar opiniões, atos que combatam a poluição e promovam um bom ambiente."


O que vos parece? A nós, que a acompanhámos e testemunhámos a sua elaboração pela própria, parece-nos perfeito para uma menina de 12 anos!
O júri que o leu não foi, no entanto, da mesma opinião. 


quinta-feira, 7 de junho de 2018

Concurso "Conta-me uma história"


Vai realizar-se, mais uma vez, o concurso "Conta-me uma história". 
O regulamento pode ser consultado em baixo.




Se gostas de contar histórias, e achas que até tens jeito, inscreve-te junto da tua professora de Português ou na Biblioteca. Ainda estás a tempo!
O dia das histórias é já na próxima 5ª feira, dia 14 de junho, pelas 10h15, na Biblioteca.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Prova final do Concurso Nacional de Leitura


"Durante o mês de maio, 23 bibliotecas municipais organizaram e acolheram as provas intermunicipais do Concurso Nacional de Leitura reunindo os alunos apurados nas provas concelhias para apurar os que representarão, a 10 de junho, as diferentes Comunidades Intermunicipais/Areas Metropolitanas na Final Nacional. Estão assim encontrados os alunos que participarão na Final Nacional do CNL 2018!
A prova Final do Concurso Nacional de Leitura terá dois momentos, uma pré-seleção com prova escrita e a prova de palco para os 20 alunos que tiverem uma melhor prestação escrita. A prova de palco terá lugar no Teatro-Cine de Pombal."

A Ana Carolina do 6ºB estará presente representando a Área Metropolitana do Porto (2º Ciclo). 

Área Metropolitana do Porto


Prova final do Concurso Nacional de Leitura 2017 realizada no Cineteatro de Anadia a 7 de julho de 2017.

Que divertido é fazer um bootrailer!

A Érica e a Beatriz do 6ºC realizaram os seus booktrailers no âmbito do Projeto de Leitura. Bom trabalho!




segunda-feira, 28 de maio de 2018

CAROLINA NA FASE NACIONAL DO CNL








A Ana Carolina representará a Área Metropolitana do Porto na fase nacional do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A prova que a apurou para o CNL nacional decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, na passada 6ªfeira e constou de uma prova escrita (eliminatória) e uma prova oral.
A Ana Carolina passou à prova oral, de palco, e defendeu brilhantemente a obra "Ulisses" de Maria Alberta Menéres. A vivacidade e a eloquência manifestadas determinaram que o júri a tivesse classificado como a melhor!!! 
A Carolina já tinha prestado provas em dois momentos anteriores: a fase de escola e a fase concelhia que determinaram que representasse o concelho de Gondomar (2º Ciclo).

A fase nacional decorrerá em Pombal, no Dia de Portugal, dia 10 de junho. Estamos confiantes na prestação da Ana Carolina, uma menina esforçada e trabalhadora que a todos deixa orgulhosos!!!!
  

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Concurso Nacional de Leitura (3º momento) na Biblioteca Almeida Garrett

Hoje é o dia em que a nossa Ana Carolina representará a nossa escola e o concelho de Gondomar (2º Ciclo) na Biblioteca Almeida Garrett, no Concurso Nacional de Leitura (Fase Metropolitana do Porto).
Assim, ali estaremos a partir das 13h30, para as provas escrita e oral. Estamos confiantes que a Ana Carolina irá à oral, pois está bem preparada. 
O programa é o seguinte:

(Foto de MJCastro)


A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, localizada nos Jardins do Palácio de Cristal, é um espaço de informação e lazer vocacionado para a promoção do livro e da leitura junto de públicos de todas as idades. Clicando sobre a imagem poderá aceder à página das Bibliotecas Municipais do Porto e conhecer mais sobre esta maravilhosa biblioteca.

(Clicar sobre a imagem)

Para fazer uma visita virtual, clicar aqui.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

terça-feira, 22 de maio de 2018