Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Aconteceu o concurso "Conta-me uma história"


Aconteceu no passado dia 14 de junho o Concurso de Contadores de Histórias "Conta-me uma história". Participaram 13 alunos e alunas do 2º e 3º Ciclos que nos encantaram com a sua forma particular de contar histórias.

A Coordenadora da Biblioteca referiu que contar histórias é uma atividade ancestral, uma atividade que  ligava famílias, que perpetuava a memória das comunidades. Um pouco esquecidas, elas voltam, hoje em dia, pela voz de contadores de histórias que nos levam para outros tempos, outros mundos.

As razões que nos levam a contar histórias, dizia,  são diversas, múltiplas e contou a história de um homem que, "cansado de ver as pessoas de sua cidade sempre tensas, angustiadas e tristes, resolveu fazer algo por elas.
Como sabia de cor lindas histórias, sentou-se num banquinho no meio da praça e pôs-se a contar e a contar…
E assim o contador de histórias passava seus dias…
A princípio, algumas pessoas paravam para ouvi-lo, curiosas. Mas só ficavam um pouquinho, pois tinham muita pressa, seu tempo era curto!
Mesmo assim, o homem não desistia: todos os dias, punha o seu banquinho na praça e contava as suas histórias repletas de fantasia.
O tempo passou..
Um dia o contador de histórias narrava, para uma plateia inexistente, uma maravilhosa fábula, quando um garotinho, puxando-o pela manga, interrompeu-o:
– Ei, tio! Será que você não percebeu que não tem ninguém ouvindo? Por que você insiste em contar essas histórias?
Então, o sábio homem respondeu:
– Olhe, meu filho, antes eu contava histórias pensando em mudar o mundo; hoje, eu conto histórias para que o mundo não me mude…"

Fosse qual fosse a razão que motivou estes pequenos contadores, ouvimos as suas histórias, o júri ouviu as suas histórias e avaliou cada uma das participações nos seguintes parâmetros: dicção, correcção linguística, linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história. 
Não teve tarefa fácil! Todos estiveram muito bem!! No entanto, no final, e porque só podia haver um premiado em cada escalão, os vencedores foram, no 2º Ciclo, a Ana Moreira do 6ºB e, no 3º Ciclo, a Matilde e a Maria do 7ºC.
Muitos parabéns!












quinta-feira, 7 de junho de 2018

Concurso "Conta-me uma história"


Vai realizar-se, mais uma vez, o concurso "Conta-me uma história". 
O regulamento pode ser consultado em baixo.




Se gostas de contar histórias, e achas que até tens jeito, inscreve-te junto da tua professora de Português ou na Biblioteca. Ainda estás a tempo!
O dia das histórias é já na próxima 5ª feira, dia 14 de junho, pelas 10h15, na Biblioteca.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Concurso "Palavras Sol tas"

(Clicar sobre a imagem para aumentar)

O projeto de expressão literária e artística "Palavras Sol tas 2018" tem já o seu regulamento. 
Este ano, abrange, não só os alunos da Educação Especial de todo o concelho, mas alarga-se a todos os restantes alunos das escolas do concelho de Gondomar. 
A entrega dos trabalhos deverá ser feita até ao dia 13 de abril na Biblioteca da nossa escola.
A apresentação pública do livro "Palavras Sol tas 2018" terá lugar no Multiusos de Gondomar, no dia 8 de junho de 2018.
Colegas, incentivem os vossos alunos a fazer parte desta iniciativa!
Queridos alunos, participem!

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Concurso "Conta-me uma história"


No dia 14 de junho, pelas 10.15,  realizou-se, no auditório da escola, o Concurso "Conta-me uma história".
Este ano, foi alterado o regulamento e o concurso foi aberto aos alunos do 1º Ciclo. 
O júri, constituído pela professora Marisa, a D. Celeste, a Tamara e a Catarina do 7ºC, avaliou os jovens contadores de histórias com base nos seguintes critérios: dicção, correcção linguística, linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história. 
Foi, temos plena consciência disso, um ato de coragem destes alunos e alunas! Sim, não é fácil expormo-nos perante um auditório cheio! No entanto, eles conseguiram e brilharam!!
Todos estão de parabéns, porém a pontuação mais elevada foi conseguida , no 1º Ciclo (1º escalão) pelo Gonçalo Tavares do 4º Ano e, no 2º Ciclo (2º escalão) pelo Vasco Marinho e pelo Miguel Morais do 5ºB.





segunda-feira, 5 de junho de 2017

Concurso "Conta-me uma história!"




Se és um bom contador de anedotas, se gostas de histórias, então tens o perfil certo para te propores a participar no concurso "Conta-me uma história!". Inscreve-te junto da tua professora de Português e conta-nos uma história no dia 14 de junho, pelas 10.15h, na Biblioteca.


domingo, 21 de maio de 2017

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase



Decorreu no dia 10 de maio, na Biblioteca Almeida Garrett, a final Regional do Concurso Nacional de Leitura.
Este ano, a fase regional englobou 514 participantes de 17 municípios da Área Metropolitana do Porto - 360 alunos do 3º ciclo e 154 do ensino secundário. Inscreveram-se 126 escolas.
Representaram a nossa escola os alunos Celso Antunes do 8ºC, António Silva do 9ºA e Carina Santos do 8ºA.
As obras escolhidas foram, para o 3º ciclo, “Bicicleta à chuva” de Margarida Fonseca Santos e “O pintor debaixo do lava-loiças” de Afonso Cruz
O tema selecionado foi a “Esperança”. De acordo com a organização, “O tema, na verdade, é tão amplo quanto complexo. Dentro da esperança podemos compreender a procura de nós próprios, a valorização da pessoa na sua liberdade de ser. Em todas estas obras, e de alguma forma, o narrador/escritor transcende os factos através da arte, seja por via da palavra, da escrita, seja por via da ilustração ou da pintura. A esperança vem muitas vezes em contraposição pela superação de inúmeros contratempos, silêncios, dores, angústias ou ruturas. Importante para nós é que a leitura destas obras seja também uma celebração da vida, da interrogação, do diálogo, da comunicação, de abertura ao(s) outro(s) e a si próprio.”
Do programa cultural destaco a peça “Pera onde vaz Brísida Vaz?”, que, a propósito das comemorações dos 500 anos das obras de Gil Vicente, parte de dois dos seus textos dramáticos, o “Auto da Barca do Inferno” (1517) e o “Auto da Alma” (1518), numa adaptação de Nuno Meireles e Margarida Fernandes, com encenação de  Nuno Meireles e interpretação de Margarida Fernandes.

Este dia foi, sem dúvida, uma experiência extraordinária e diferente, pois esta é, sem dúvida, uma festa da leitura.











quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Concurso Nacional de Leitura - Alunos selecionados na 1ª Fase




Estão já afixados os resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL) realizada no dia 17 de janeiro.
Estão de parabéns os alunos 

Celso Antunes 8ºC
António Silva 9ºA
Carina Santos 8ºA

que ficaram apurados para a 2ª Fase do CNL que se realiza na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, em data a anunciar.

São suplentes os alunos

Gabriel Silva 9ºA
Luísa Santos 7ºA

As obras, bem como a data de realização da 2ª Fase serão anunciadas oportunamente.

(Clicar sobre a imagem para mais informação)

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Concurso Nacional de Leitura (1ª fase)





Realizaram-se, hoje, numa atividade conjunta da BE e das professoras de Português do 3º Ciclo, as provas da 1ª fase do CNL para os alunos de 7º, 8º e 9º Anos. Inscreveram-se 42 alunos. 
Compostas por duas partes, escolha múltipla e texto de opinião, as provas permitem selecionar os três alunos que representarão a EB de Jovim e Foz do Sousa na Fase Distrital que habitualmente se realiza na Biblioteca Almeida Garrett. 
Para mais informações ver aqui.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

"Uma história com receita(s) dentro"

A Oficina de Língua da ESG lançou o já habitual concurso "Uma história com...dentro". Este ano, propõe-nos escrever  "Uma HISTÓRIA com RECEITA(S) dentro". Podem concorrer todos os elementos da Comunidade Educativa do Agrupamento e os trabalhos devem ser entregues até ao dia 6 de janeiro de 2017, aos professores, no caso ser aluno ou na Biblioteca Escolar, no caso dos outros concorrentes. 


(Clicar sobre a imagem para aumentar)

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Concurso "Conta-me uma história!"

Tudo a postos!

Aconteceu ontem o Concurso "Conta-me uma história", na Biblioteca. O júri foi constituído por quatro elementos: dois professores, a professora Floripes e Carlos, e dois alunos, a Ana e o João do 7ºA. 
Apresentaram-se  a concurso dez alunos. Foram contadas histórias de uma forma tão expressiva que a assistência permaneceu atenta, literalmente agarrada às palavras destes pequenos contadores de histórias. É sempre maravilhoso ouvir gente pequena que , de repente, parece grande, adulta, pela força da palavra.
Embora todos estivessem de parabéns, foram vencedoras as alunas Nicole e Vitória do 6ºA. O 2º prémio foi entregue à Carolina e Daniela do 6ºC e o 3º prémio coube ao Tiago do 6ºC. 
Parabéns a todos!!!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Concurso "Conta-me uma história!"






Tens jeito para contar anedotas? Gostas de uma boa história? Então, tens perfil para participar no concurso  "Conta-me uma história!". 
Inscreve-te junto da  tua professora de Português e participa no concurso no próximo dia 9 de junho! 


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Concurso Nacional de Leitura - 1ª fase

Como já é tradição, a nossa escola vai participar no Concurso Nacional de Leitura. (Mais informações aqui). Este concurso é organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e desenvolve-se ao longo de três fases consecutivas: a 1ª Fase que se realiza nas escolas,  a 2ª Fase, a fase distrital,  que tem lugar na capital de distrito e a 3ª Fase, a fase Final Nacional que habitualmente se realiza em Lisboa.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral. Destina-se aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.
Estão abertas as inscrições para a 1ª fase do CNL e decorrem até ao dia 17 de dezembro. 






A obra "A lua de Joana" pode ser ouvida aqui.

A obra "Leandro, o rei da Helíria" pode ser lida aqui.

A obra "A pérola" pode ser lida aqui.

CALENDARIZAÇÃO


REGULAMENTO



quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Concurso Nacional de Leitura

Com o objetivo central de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, o Plano Nacional de Leitura dá, em 20 de Outubro de 2014, início à 9ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
São parceiros desta iniciativa a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP) e a RTP. 
A participação no concurso está aberta aos alunos dos 3º Ciclo e Ensino Secundário das escolas públicas e privadas do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, qualquer que seja a sua nacionalidade.




CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
9ª EDIÇÃO - 2014 | 2015

CALENDÁRIO



INSCRIÇÃO - Até 07 Novembro 2014
20.Out. 2014

PNL - Abertura - Blogue PNL | Concursos PNL
Até 07 Novembro 2014
Escolas - Preencher
14 | 18 Novembro 2014

PNL - Publicação da lista de escolas inscritas

1ª Fase | PROVAS  ESCOLAS - Até 22 Janeiro 2015

Até 22 Janeiro 2015
Provas nas Escolas | Apurar vencedores
Até 22 Janeiro 2015

EscolasPreencher
01 | 05 Fevereiro 2015

PNL - Publicação da lista de Alunos apurados

2ª Fase | PROVAS DISTRITAIS - Até 30 Abril 2015

Até 30 Abril 2015

Provas nas Bibliotecas Municipais – DGLAB
Apurar vencedores
Até 08 Maio 2015

PNL - Publicação da lista de Alunos apurados

3ª Fase | FINAL NACIONAL - Junho/Julho 2015

08 | 12 Maio 2015
PNL - Divulgação das obras a ler
Junho | Julho 2015
PNL - [Regulamento da 3ª Fase] Prova Final

 
 
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1&concurso=79
(Clicar na imagem para mais informações)

 

Concurso "Vamos escrever um conto"


Com os objetivos de
  • motivar a Comunidade escolar para a redação de um conto, 
  • desenvolver competências no âmbito da expressão escrita e da criatividade
  • partilhar ideias, experiências, sentimentos e saberes,
está a decorrer até dia 2 de dezembro, o concurso "Vamos escrever um conto", uma iniciativa da Oficina de Língua da ESG.