Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso de contadores de Histórias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Concurso de contadores de Histórias. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Aconteceu o concurso "Conta-me uma história"


Aconteceu no passado dia 14 de junho o Concurso de Contadores de Histórias "Conta-me uma história". Participaram 13 alunos e alunas do 2º e 3º Ciclos que nos encantaram com a sua forma particular de contar histórias.

A Coordenadora da Biblioteca referiu que contar histórias é uma atividade ancestral, uma atividade que  ligava famílias, que perpetuava a memória das comunidades. Um pouco esquecidas, elas voltam, hoje em dia, pela voz de contadores de histórias que nos levam para outros tempos, outros mundos.

As razões que nos levam a contar histórias, dizia,  são diversas, múltiplas e contou a história de um homem que, "cansado de ver as pessoas de sua cidade sempre tensas, angustiadas e tristes, resolveu fazer algo por elas.
Como sabia de cor lindas histórias, sentou-se num banquinho no meio da praça e pôs-se a contar e a contar…
E assim o contador de histórias passava seus dias…
A princípio, algumas pessoas paravam para ouvi-lo, curiosas. Mas só ficavam um pouquinho, pois tinham muita pressa, seu tempo era curto!
Mesmo assim, o homem não desistia: todos os dias, punha o seu banquinho na praça e contava as suas histórias repletas de fantasia.
O tempo passou..
Um dia o contador de histórias narrava, para uma plateia inexistente, uma maravilhosa fábula, quando um garotinho, puxando-o pela manga, interrompeu-o:
– Ei, tio! Será que você não percebeu que não tem ninguém ouvindo? Por que você insiste em contar essas histórias?
Então, o sábio homem respondeu:
– Olhe, meu filho, antes eu contava histórias pensando em mudar o mundo; hoje, eu conto histórias para que o mundo não me mude…"

Fosse qual fosse a razão que motivou estes pequenos contadores, ouvimos as suas histórias, o júri ouviu as suas histórias e avaliou cada uma das participações nos seguintes parâmetros: dicção, correcção linguística, linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história. 
Não teve tarefa fácil! Todos estiveram muito bem!! No entanto, no final, e porque só podia haver um premiado em cada escalão, os vencedores foram, no 2º Ciclo, a Ana Moreira do 6ºB e, no 3º Ciclo, a Matilde e a Maria do 7ºC.
Muitos parabéns!












quinta-feira, 7 de junho de 2018

Concurso "Conta-me uma história"


Vai realizar-se, mais uma vez, o concurso "Conta-me uma história". 
O regulamento pode ser consultado em baixo.




Se gostas de contar histórias, e achas que até tens jeito, inscreve-te junto da tua professora de Português ou na Biblioteca. Ainda estás a tempo!
O dia das histórias é já na próxima 5ª feira, dia 14 de junho, pelas 10h15, na Biblioteca.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Concurso "Conta-me uma história"


No dia 14 de junho, pelas 10.15,  realizou-se, no auditório da escola, o Concurso "Conta-me uma história".
Este ano, foi alterado o regulamento e o concurso foi aberto aos alunos do 1º Ciclo. 
O júri, constituído pela professora Marisa, a D. Celeste, a Tamara e a Catarina do 7ºC, avaliou os jovens contadores de histórias com base nos seguintes critérios: dicção, correcção linguística, linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história. 
Foi, temos plena consciência disso, um ato de coragem destes alunos e alunas! Sim, não é fácil expormo-nos perante um auditório cheio! No entanto, eles conseguiram e brilharam!!
Todos estão de parabéns, porém a pontuação mais elevada foi conseguida , no 1º Ciclo (1º escalão) pelo Gonçalo Tavares do 4º Ano e, no 2º Ciclo (2º escalão) pelo Vasco Marinho e pelo Miguel Morais do 5ºB.





segunda-feira, 5 de junho de 2017

Concurso "Conta-me uma história!"




Se és um bom contador de anedotas, se gostas de histórias, então tens o perfil certo para te propores a participar no concurso "Conta-me uma história!". Inscreve-te junto da tua professora de Português e conta-nos uma história no dia 14 de junho, pelas 10.15h, na Biblioteca.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Concurso "Conta-me uma história!"

Tudo a postos!

Aconteceu ontem o Concurso "Conta-me uma história", na Biblioteca. O júri foi constituído por quatro elementos: dois professores, a professora Floripes e Carlos, e dois alunos, a Ana e o João do 7ºA. 
Apresentaram-se  a concurso dez alunos. Foram contadas histórias de uma forma tão expressiva que a assistência permaneceu atenta, literalmente agarrada às palavras destes pequenos contadores de histórias. É sempre maravilhoso ouvir gente pequena que , de repente, parece grande, adulta, pela força da palavra.
Embora todos estivessem de parabéns, foram vencedoras as alunas Nicole e Vitória do 6ºA. O 2º prémio foi entregue à Carolina e Daniela do 6ºC e o 3º prémio coube ao Tiago do 6ºC. 
Parabéns a todos!!!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Concurso "Conta-me uma história!"






Tens jeito para contar anedotas? Gostas de uma boa história? Então, tens perfil para participar no concurso  "Conta-me uma história!". 
Inscreve-te junto da  tua professora de Português e participa no concurso no próximo dia 9 de junho!