Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Livros. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Novidades de fevereiro 2

"Três com Tango é a história verdadeira de um invulgar casal de pinguins-de- -barbicha, ao qual o tratador do Zoo do Central Park em Nova Iorque, Rob Gramzay, deu a oportunidade de ter um filhote, colocando um ovo no seu ninho, depois de observar as suas tentativas infrutíferas de chocar uma pedra. Assim nasceu Tango, que foi o primeiro pinguim-fêmea a ter dois pais. Esta obra de estreia de Justin Richardson e Peter Parnell, ilustrada por Henry Cole, foi um êxito e, desde a sua publicação em 2005, já arrecadou vários prémios; para além de também ter sido censurada pelo setor conservador da sociedade americana, contrário aos novos modelos de família."

"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3.º Ciclo, destinado a leitura autónoma.

No Beco das Sardinheiras tudo pode acontecer. O que está em cima é igual ao que está em baixo, o que é estreito pode ser largo, o que é pequeno é grande também. É uma permanente alegria - olhem os desenhos de Pierre Pratt - de uma rua em festa que entende que nunca, mas nunca, se deve confundir género humano com Manuel Germano."


Ler um pouco aqui.


"Para o Capitão Alforreca a Liberdade é um bem fundamental. Por isso ele não hesita em libertar os pobres escravos do porão do navio do terrível Conde Melango! Depois vai levar o rei Garra de Leão e o seu povo à Costa da Guiné, de regresso às suas terras africanas. Quanto a Melango, castiga-o, deixando-o na Ilha Selvagem, onde se diz que está escondido o tesouro doutro pirata, o Capitão Kidd, mas... o tesouro nunca apareceu!

Entretanto, o Capitão Alforreca conta como salvou a sua vida num combate naval, nadando agarrado a um tambor! A sua vida está recheada de aventuras e ele, pelos vistos, esta disposto a contá-las!

Como se não bastasse, os piratas do Capitão Alforreca, como se pode ver nesta sua primeira aventura, são também muito especiais! E é este o livro em que os podemos conhecer! Haverá mais!"

Ler um pouco aqui.

"A cotovia tinha um sonho: conhecer o mundo. Um dia encheu-se de coragem e partiu. Nessa sua longa viagem conheceu muitas crianças e descobriu que, tal como os animais, as pessoas também migram. E migram por tantos, tantos motivos! Queres saber por que migram as pessoas? Então acompanha a Cotovia da Europa à África, da América ao Médio Oriente… e conhece o Dário, a Rubina, a Catarina… e muitas outras personagens que te vão ensinar que, mais importante do que os lugares, é a coragem e a vida."

Ler um pouco aqui.

"Quando o sol desperta, OBAX percorre a savana africana com a sua imaginação. Ela conhece girafas e outros animais selvagens, mas o seu passatempo preferido é contar histórias! Algumas delas são tão incríveis que mais parecem um sonho!"

Para ouvir contar a história, ir por aqui.

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.


- Pai, pai, conta-me uma história.
- Era uma vez um jacaré que só tinha um pé.
- A do jacaré não, quero a do cão
- A do cão não sei.

Começa assim esta história de uma criança que pede ao pai que lhe conte a história de um cão. Mas ele não sabe histórias de cães e por isso começa a propor outras em que entram animais como o leão, o porco, a galinha ou o burro. Destas histórias que o pai inicia nasce, no final, uma história que tem como protagonista um cão. Há, neste livro, portanto, duas histórias: a do pai e do filho que dialogam um com o outro à procura de uma história, e a história dos vários animais que o pai, sempre com humor e recorrendo à fórmula "Era uma vez", apresenta ao filho.

É uma história criativa e muito bem ilustrada por João Vaz de Carvalho, que reforça a relação pai/mãe/filho(a), estimula a memorização e constitui um convite quer à leitura ou à audição de boas histórias quer à escrita."

"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

"Grisela", com texto de Anke de Vries e ilustrações de Willemien Min. é uma fábula atual sobre a importância de sermos nós próprios e de aceitarmos os nossos defeitos e virtudes. De facto, quando Grisela, a ratinha protagonista desta história, não gosta da cor cinzenta da sua pele e decide pintar-se de várias cores, também não é nem de vermelho, verde ou amarelo, nem com riscas, pintas ou flores, que consegue sentir-se melhor.
E o que a magoa e entristece ainda mais são os comentários trocistas dos animais com quem se vai cruzando, à medida que vai mudando de cor de pele, até que um repentino contratempo a faz atirar-se à agua, sendo então que…"



"Dez Meses de Histórias é o 2º título da coleção Pasta Mágica - Literatura.

Este livro reúne dez histórias em torno de um grupo de amigos que são alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, uma por cada mês do ano letivo, de setembro a junho.

A Inês tem um segredo, a Ana nunca tem medo
O Celestino tem dias, o Tadeu faz tropelias
O Marco é do correio e o Pompeu não foi mas veio
Margarida é uma flor, Laranjinha é um amor
Ora juntos ora à vez, contam uma história por mês"

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.
Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein."

Ler um pouco aqui.

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

A vida de um ursinho e de um tigrezinho sofre uma reviravolta quando aparece a boiar no rio uma caixa proveniente do Panamá e que cheira a bananas. A partir desse momento, o Panamá torna-se no país dos seus sonhos e por isso decidem empreender uma longa viagem para lá chegar. Com uma panela vermelha, um anzol e um patotigre de brincar, iniciam uma caminhada ao longo da qual conhecerão um rato do campo, uma velha raposa, uma vaca, uma lebre, um ouriço-cacheiro e uma gralha.

Depois de uma primeira etapa em que a obra de Janosch manteve um tom de fundo político associado ao contexto histórico da época, seguiu-se uma outra após a publicação, em 1978, de "Oh, que lindo que é o Panamá", e a partir da qual histórias como esta, protagonizadas por animais humanizados, punham em destaque o valor da amizade. O Panamá é o locus amoenus muito particular do tigre e do urso, e a sua viagem idílica em busca desse lugar está relacionada com a maturidade pessoal, a aventura quotidiana e a descoberta de novas emoções.

Com umas ilustrações alegres e coloridas, clássicas e planas, bem ao estilo infantil, esta intimista narrativa de Janosch, atravessada por um rasgo sentimental de inocência e optimismo, destila humor, e culmina num final inesperado que excede as expectativas das próprias personagens."

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Era uma vez uma princesa fadada por três fadas, como mandava a tradição. 
Certo dia, o inesperado aconteceu… 
Às vezes, o azar pode atravessar-se no nosso caminho e condicionar a nossa vida. 
Mas tudo tem remédio. Com coragem e determinação, é possível transformar uma maldição em bênção e ser feliz, fazendo também felizes os que estão à nossa volta."

Espreitar o livro aqui ou aqui.

"Que impacto pode ter um pequeno gesto de coragem? O suficiente para fazer ruir, de uma só penada, séculos e séculos de racismo institucional, segreda-nos o avô imaginado pelo autor, à medida que nos conta - a nós e ao neto - a história verídica de Rosa Parks: a mulher de meia-idade que transformou um país inteiro só por não ter cedido o seu lugar no autocarro. Amparado pela beleza das ilustrações, cujas cores evocam a obra de Edward Hopper, o velho protagonista fala-nos de um tempo, não tão longínquo quanto se julga, em que negros e brancos não podiam partilhar os mesmos espaços públicos, arbitrariedade que o exemplo de Rosa, de Rosa Parks, soube derrotar."

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Em registo de romance epistolar, a Autora conduz-nos ao mundo do bullying, no feminino. A história perpassa os problemas de uma jovem de 14 anos, a Beatriz, que vive atormentada pelas constantes agressões de um grupo de três colegas da sua escola que, a cada dia que passa, vão transformando a sua vida num autêntico pesadelo que gera o pânico. Beatriz vê-se impotente e recorre ao seu pai, escrevendo-lhe. Porém, só consegue fazer-lhe chegar a última carta…"

"Uma história sobre a perda e a coragem de reconstruir a vida, seguindo em frente.
Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Reconstruir os Dias, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.
Filipe, Gustavo e Domingos - três gerações, a mesma perda. Num momento em que a vida parece deixar de fazer sentido, e a saudade se torna quase insuportável, filho, pai e avô começam a reconstruir o que pensavam já não ser possível após a morte de Rosarinho: os dias.
Três ajudantes um pouco improváveis tomam parte ativa nessa reconstrução: Mercedes, uma cadela adorável; Aparício, que,
além do nome pouco comum, tem uma história que lhe permite saber exatamente o que sentem aqueles três; e um besouro, que, por não saber que não era suposto voar, voa sem receio.
Na amizade, na entreajuda e no respeito pela individualidade, reconstroem-se então os dias, um por um."
Espreitar o livro aqui.

"Crescer é um desafio enorme. Às vezes, é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.


Está nas Tuas Mãos é uma história que bem podia ser a tua ou, quem sabe, a de alguém que conheces.

Guilherme não consegue entender, está assustado. E a razão não é para menos: saber que tem uma doença crónica parece-lhe a pior notícia possível. A família, os amigos e os professores interrogam-se sobre as consequências para o quotidiano e para o futuro de Guilherme.

Todos têm de aprender a lidar com este problema, mas a doutora Cristina, uma médica fantástica, vai ajudá-los a conhecer a doença e as formas de agir para diminuir as dores, as lesões e o desânimo. A força da amizade e do amor vai transformar por completo a vida de Guilherme, tornando-o feliz e realizado. 

Vem daí e descobre a importância de nunca desistir!"

Começar a ler aqui.

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.


A crueldade feminina fascina os homens. Amar uma mulher sem veneno é como jogar à roleta-russa com uma pistola fulminante. A obscura força que leva um sujeito a lançar-se da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, preso a uma frágil lona (um parapente ou um asa-delta), em direção ao imenso abismo azul, aos prédios aguçados, às areias luminosas da praia do Pepino, é a mesma que o precipita, indefeso e nu, para os braços de uma mulher. 


Quando o louva-a-deus encontra a sua deusa e esta lhe diz vem, vou-te comer, o infeliz sabe que aquilo não é uma metáfora. Mesmo assim, seguro de que depois do amor será servido ao jantar, o louva-a-deus persigna-se e vai. É o que nós fazemos - homens e mulheres -, à procura do amor, em fuga do amor, desencontrados."

Começar a ler aqui.

SINOPSE
"Um terrível acidente num estaleiro faz com que Edgar Freemantle perca o braço direito e fique profundamente afectado, quer na memória, quer no espírito. Quando inicia a penosa convalescença, o sentimento que o domina é a raiva. O casamento, do qual tem duas filhas maravilhosas, chega bruscamente ao fim. Pensa no suicídio. O doutor Kamen, amigo e psicólogo, sugere uma «cura geográfica», uma vida nova num lugar distante e do negócio da construção imobiliária em que Edgar acabou por se impor a partir do nada. 

Edgar vai viver para uma casa alugada em Duma Key, uma ilha meio selvagem e de uma beleza fascinante, ao largo da costa da Florida. O ocaso sobre o Golfo do México e o murmúrio das conchas fazem-no vibrar, e Edgar sente a necessidade de desenhar. Trava conhecimento com Wireman, um homem que, tal como ele, também sofreu muito e se mostra relutante a expor as suas feridas, e com Elizabeth Eastlake, uma senhora idosa e doente cujas origens se encontram indissoluvelmente associadas a Duma Key. Edgar pinta, por vezes arrebatadamente, e o talento que revela tem tanto de fascinante como de perigoso. Alguns dos seus quadros estão imbuídos de um poder impossível de controlar. Quando o passado de Elizabeth vem a lume e se revelam os fantasmas da sua infância, o seu poder de destruição é devastador."
CRÍTICAS DE IMPRENSA
"«O nome de Stephen King ficará para sempre associado à literatura e ao cinema de horror: no imaginário colectivo, evoca o papão, neblinas assassinas, poderes piroquinéticos descontrolados. Mas quem o lê sabe que para além dos aspectos viscerais das suas obras se encontra uma das mais profundas e inteligentes cartografias da psique humana da segunda metade do século XX. E este “A Maldição” (…) desbrava recantos ainda por explorar do processo da perda de memória, da perda de capacidades, do envelhecimento e da forma como elas afectam a frágil ponte entre o mundo real e a nossa percepção dele. (…) 

Tal como os livros que King escreveu depois de quase ter sido morto num atropelamento em 1999, o horror da incapacidade física e do envelhecimento dominam aqueles outros horrores sobrenaturais, também presentes, mas utilizados agora de forma mais contida e, talvez por isso, tremendamente eficaz. Um livro que assombra o leitor, que o puxa para o interior da narrativa com o mesmo ímpeto dos ventos e das marés que empurram o horror sobre Duma Key. E há-de cuspi-lo, irreconhecível.»

In Os Meus Livros"



quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Um sítio para ouvir histórias


Storyline Online é um sítio onde as histórias escorregam pelos nossos ouvidos e olhos! Atores e atrizes lêem histórias. Está provado que ler em voz alta para as crianças melhora a leitura, a escrita e desenvolve as capacidades de comunicação, pensamento lógico e concentração.
O sítio está disponível 24 horas para todos os que a ele acederem. Faça-lhe uma visita! Vai valer a pena.

terça-feira, 17 de julho de 2018

O sexo dos anjos - uma sugestão de leitura




"E de súbito, nas noites da rádio, um programa falou de sexualidade de um modo terno e audacioso, rigoroso e divertido. E isso aconteceu tanto a propósito de um filme, da carta de um ouvinte, de um poema de Eugénio de Andrade ou de um romance de Kundera.
Este livro, recolhe uma série desses programas, acompanhada de novos textos do autor."

"Médico psiquiatra, Júlio Guilherme Ferreira Machado Vaz nasceu no dia 16 de Outubro de 1949, na cidade do Porto. Esta cidade, aliás, é a sua cidade eleita desde sempre: é no Porto que sempre residiu e onde trabalha. Psiquiatra conceituado, é professor auxiliar e regente da cadeira de Antropologia Médica do curso de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Após um estágio no estrangeiro, Machado Vaz ficou atraído pela área da sexualidade e apostou em aprofundar este tema que ainda tem muitos mistérios e tabus para os portugueses. No seu consultório privado recebe muitas pessoas com dúvidas e problemas neste assunto. Exerce a função de co-director do Mestrado em Sexologia na Universidade Lusófona, e Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Como director clínico da Comunidade Terapêutica para recuperação de toxicodependentes de Adaúfe, apoia e auxilia os toxicodependentes a encontrarem um caminho mais positivo e sem drogas. Autor de vários livros, entre eles O Sexo dos Anjos, de 1991, O Fio Invisível, de 1992, e Sábados, Domingos e Outros Dias, de 1993. Muros é o seu primeiro romance, a que se seguiu Conversas no Papel, de 1997, e Estilhaços, de 2000. Neste último livro, Júlio Machado Vaz evidencia de novo o seu talento para lançar pontes sobre a distância que separa as diferentes gerações. Colabora com diversos meios de comunicação tais como jornais e TV, em debates e programas sobre sexualidade e assuntos actuais. Teve um programa na rádio intitulado “O Sexo dos Anjos”, durante mais de sete anos, que falava de sexualidade de um modo divertido e bastante inovador e foi durante dois anos, responsável pelo programa de televisão “Sexualidades”, onde abordava este tema de uma forma muito natural, simples e sem tabus."

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Texto do 5ºA premiado pela Ajudaris



A nossa escola e, particularmente, o 5ºA estão de parabéns! O texto "Natureza" foi selecionado para fazer parte do livro "Histórias da Ajudaris 2018". Este ano, das mais de 2000 histórias recebidas sobre a natureza, foram seleccionadas 911.

O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados."

A nossa escola participa, pelo terceiro ano consecutivo, nesta iniciativa. Fê-lo em 2016 com o texto "Animação na horta" do 6ºC e em 2017 com "Mistérios" do 6ºC.

Simples, o texto do 5ºA, um poema, lembra como a Natureza é bela e quão preciosa ela é para todos os seres vivos!

Natureza

Gosto de ti quando o teu céu é azul.
O teu sol dá luz à nossa vida.
As andorinhas cantam quando o sol brilha.
Ver as flores a florir é uma alegria!
Olhar o verde da relva é maravilhoso!
És a origem da nossa felicidade! 

Tu és a vida que nos sustenta.
És um bem precioso para os seres vivos.
És fonte de saúde.
Gosto de ti quando estás tranquila!
Tu és tão bonita!


Este ano, também foram premiados  os textos das escolas do 1º Ciclo de Gens (4º Ano), do Outeiro (1º, 2º, 3º e 4º Ano), Atães (1º, 2º 3º Ano) e Jancido (3ºAno). Parabéns a todos, alunos e professores!

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Eça agora - uma sugestão de leitura!



"A reinvenção das personagens de Eça de Queiroz numa história alucinante dos autores de O Código d`Avintes.

Tudo começa no Alegrete, palacete meio arruinado em que vive Afonso da Maia, avô de Carlos da Maia, jovem médico que se apaixona por Maria Hermengarda, fugindo dos ataques sensuais da Condessa de Varinho e deixando de lado a espampanante Lara Marlene, filha do riquíssimo Silvestre do Ó Saraiva, construtor civil que fez a sua larga fortuna através de métodos muito pouco recomendáveis. 
À volta de Carlos movimentam-se Damásio Malcede, o lisboeta novo-rico, João da Régua, o eterno futuro-ministro, o Palma Cavalito, director da Trombeta do Demónio, e muitas outras personagens herdeiras dos famosos "Maias" que se movimentam freneticamente numa crónica de costumes ao gosto deste tempo prodigioso do replay e do fast food. 
No meio deste enredo surge mesmo o espírito de Eça de Queiroz a pôr alguma contenção a personagens e autores.

Num registo entre o queirosiano e a telenovela, quiseram os autores, cada um a seu modo, aplicar-se num enredo paralelo ao de Os Maias, observando a sociedade portuguesa do início do século XXI pelo monóculo risonho e severo do grande Eça. Resumiu um deles: "Certamente, o Eça escreveria melhor mas não diria pior."

EXCERTOS
"Pretendemos escrever um livro irreverente mas não ofensivo, embora a tentação fosse grande ao retratarmos algumas personagens demasiado características para ficarem de fora. Há-as por todos os lados. Mas, como diz o Ega, «não sabe a gente para onde se há-de voltar… e se nos voltarmos para nós mesmos, ainda pior!» 
Então, como não nos consideramos acima da crítica, critiquem-nos, o que significa leiam-nos, contestem-nos, o que equivale a falar dos Maias, censurem-nos, mas, acima de tudo, divirtam-se. Pois se assim não for ouvir-nos-ão dizer queirosianamente, todos de monóculo, todos de bengala, todos de chapéu alto: 
- Que ferro! Esquecemo-nos de mandar fazer para o jantar um grande prato de paio com ervilhas!""

(Clicar sobre a imagem para começar a ler e, depois, requisitar na Biblioteca)


segunda-feira, 9 de julho de 2018

"Eu, Malala" - uma sugestão de leitura


"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem. Nos últimos anos Malala - uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas - tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo."

Iniciar a leitura do livro aqui e, depois, é só requisitar na Biblioteca.


Para conhecer o que Malala faz, visite o site Malala Fund.

terça-feira, 3 de julho de 2018

"As vinhas da ira" - uma sugestão de leitura


"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Na década de 1930, as grandes planícies do Texas e do Oklahoma foram assoladas por centenas de tempestades de poeira que causaram um desastre ecológico sem precedentes, agravaram os efeitos da Grande Depressão, deixaram cerca de meio milhão de americanos sem casa e provocaram o êxodo de muitos deles para oeste, rumo à Califórnia, em busca de trabalho. Quando os Joad perdem a quinta de que eram rendeiros no Oklahoma, juntam-se a milhares de outros ao longo das estradas, no sonho de conseguirem uma terra que possam considerar sua. E noite após noite, eles e os seus companheiros de desdita reinventam toda uma sociedade: escolhem-se líderes, redefinem-se códigos implícitos de generosidade, irrompem acessos de violência, de desejo brutal, de raiva assassina. Este romance que é universalmente considerado a obra-prima de John Steinbeck, publicado em 1939 e premiado com o Pulitzer em 1940, é o retrato épico do desapiedado conflito entre os poderosos e aqueles que nada têm, do modo como um homem pode reagir à injustiça, e também da força tranquila e estoica de uma mulher. As Vinhas da Ira é um marco da literatura mundial."

É, sem dúvida, um livro soberbo, tal como o filme que pode ser visto aqui.

Mais informações sobre o livro podem ser lidas aqui, aqui aqui.

Para começar a ler, clicar sobre a imagem abaixo.

Também ler ou fazer o download aqui. Claro que pode sempre requisitar o livro na Biblioteca.


domingo, 1 de julho de 2018

"O Deus das Moscas" - uma sugestão de leitura

(A requisitar na Biblioteca)


"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Publicado originalmente em 1954, O Deus das Moscas é um dos mais perturbadores e aclamados romances da atualidade.

Um avião despenha-se numa ilha deserta, e os únicos sobreviventes são um grupo de rapazes. Inicialmente, desfrutando da liberdade total e festejando a ausência de adultos, unem forças, cooperando na procura de alimentos, na construção de abrigos e na manutenção de sinais de fogo. Porém, à medida que o frágil sentido de ordem dos jovens começa a fraquejar, também os seus medos começam a tomar sinistras e primitivas formas. De repente, o mundo dos jogos, dos trabalhos de casa e dos livros de aventuras perde-se no tempo. Agora, os rapazes confrontam-se com uma realidade muito mais urgente - a sobrevivência - e com o aparecimento de um ser terrível que lhes assombra os sonhos."

Inquietante e perturbador!
Pode ler um pouco do livro clicando sobre a imagem.


Para conhecer algumas opiniões sobre o livro clicar aqui, aqui e aqui.
E porque não ver o filme depois de ler o livro?
É só ir por aqui.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

terça-feira, 22 de maio de 2018

sábado, 20 de janeiro de 2018

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


"Esquecer o Holocausto, é matar duas vezes"
Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto 
e prémio Nobel da Paz em 1986




“Pensei nos prisioneiros que permaneceram nus com um tempo gelado, afastado das suas famílias, despidos dos seus cabelos enquanto se preparavam para as câmaras de gás. Pensei também nos que eram mantidos vivos apenas para trabalhar até a morte. Acima de tudo, refleti no quão incompreensível o Holocausto permanece hoje. A crueldade foi tão profunda, a sua escala tão grande, a visão dos Nazis tão distorcida e extrema e o extermínio tão organizado e naturalmente calculado.”
(retirado daqui)



O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto comemora-se no dia 27 de janeiro, pois, nessa data, no ano de 1945, há exatamente 73 anos, os Aliados libertaram o campo de concentração de Auschwitz-Bikernau, símbolo máximo da barbárie e da desumanidade Nazi.
Recordar este período negro da História da Humanidade e assegurar que não se repete é um dever de todos.

Lembremos todas as vítimas do Holocausto, mas celebremos, também, a coragem daqueles que, com risco da própria vida, optaram por fazer o que consideraram ser correto: Aristides de Sousa Mendes, AlbertoTeixeira Branquinho, Carlos Sampaio Garrido ou o Padre Joaquim Carreira.









Na Biblioteca há livros que ajudam a conhecer melhor este tempo duro e amargo da história :




Este é um livro de José Jorge Letria sobre os horrores do holocausto quando as pessoas deixam de ter nome e passam a ser números…
Pode ser lido aqui.

"Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) foi o diplomata português que, à revelia de Salazar, emitiu mais de 300 mil passaportes que salvaram outros tantos judeus do terror nazi. “O diplomata português sabia que ia ser punido, mas talvez não tenha previsto a severidade do castigo. Foi-lhe movido um processo disciplinar na sequência do qual ficou proibido de exercer qualquer actividade profissional, o que o levou a morrer na miséria, em 1954, com a família dispersa e sujeita a enormes privações”, ... Pagou a coragem do humanismo com a demissão do cargo, a miséria e a humilhação. A justiça chegou mas tardou. O 25 de Abril de 1974 resgatou o País à ditadura e Aristides ao esquecimento."



"A Segunda Guerra Mundial está em curso. Os tempos são difíceis na Polónia, especialmente para os judeus. Alex é judeu e tem onze anos. Quando a sua mãe desaparece e o pai é “selecionado” pelo exército alemão para ir para um destino desconhecido, Alex, completamente sozinho, é obrigado a refugiar-se num edifício abandonado na Rua dos Pássaros onde vai aguentar um Inverno. Pacientemente, sem pressas, Alex vai sobrevivendo, enquanto espera o regresso do pai. Por um nicho de luz, Alex consegue vislumbrar os escombros, a degradação e miséria total a que aquela terra, outrora tão apetecível, foi votada.

Coragem e valentia não são excecionais em tempo de guerra, mas Alex só tem 11 anos e a sua história é, na verdade, sobre o desejo de alguém vencer a crueldade e a injustiça."



"Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava-se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos. O Caderno do Avô Heinrich foi considerado um dos melhores livros de 2013 pela jornalista Carla Maia de Almeida."

(Clicar sobre a imagem para ler o livro)

"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História Universal no 3º ciclo.

"Nasci em 1944. Não sei a data exacta do meu nascimento. Não sei que nome me puseram. Não sei em que cidade ou em que país vim ao mundo. Também não sei se tive irmãos. O que sei com certeza, é que quando tinha apenas uns meses me salvei do Holocausto…"

As ilustrações de Roberto Innocenti reforçam os profundos sentimentos que transmite a autora. O seu estilo é absolutamente realista, como fotogramas de um filme: pinta com uma paleta de cinzentos as imagens evocativas da história e reserva a cor para cenas pontuais, jogando com o passado e com o presente."


Podem, também, ser  consultados/requisitados os documentos que pode ver  aqui.

Também o DVD sobre os Direitos Humanos


pode ser requisitado. Nele, cada um dos 30 artigos da Declaração Universal para os Direitos Humanos está disponível como um anúncio, com a duração de trinta segundos a um minuto. Deste DVD faz ainda parte uma curta-metragem que conta a história de um miúdo que luta pelo seu direito de jogar basquetebol.
Estes pequenos filmes podem, também, ser vistos aqui.
Para mais informação ir aqui e aqui.