Mostrar mensagens com a etiqueta PNL. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PNL. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Novidades de fevereiro 2

"Três com Tango é a história verdadeira de um invulgar casal de pinguins-de- -barbicha, ao qual o tratador do Zoo do Central Park em Nova Iorque, Rob Gramzay, deu a oportunidade de ter um filhote, colocando um ovo no seu ninho, depois de observar as suas tentativas infrutíferas de chocar uma pedra. Assim nasceu Tango, que foi o primeiro pinguim-fêmea a ter dois pais. Esta obra de estreia de Justin Richardson e Peter Parnell, ilustrada por Henry Cole, foi um êxito e, desde a sua publicação em 2005, já arrecadou vários prémios; para além de também ter sido censurada pelo setor conservador da sociedade americana, contrário aos novos modelos de família."

"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3.º Ciclo, destinado a leitura autónoma.

No Beco das Sardinheiras tudo pode acontecer. O que está em cima é igual ao que está em baixo, o que é estreito pode ser largo, o que é pequeno é grande também. É uma permanente alegria - olhem os desenhos de Pierre Pratt - de uma rua em festa que entende que nunca, mas nunca, se deve confundir género humano com Manuel Germano."


Ler um pouco aqui.


"Para o Capitão Alforreca a Liberdade é um bem fundamental. Por isso ele não hesita em libertar os pobres escravos do porão do navio do terrível Conde Melango! Depois vai levar o rei Garra de Leão e o seu povo à Costa da Guiné, de regresso às suas terras africanas. Quanto a Melango, castiga-o, deixando-o na Ilha Selvagem, onde se diz que está escondido o tesouro doutro pirata, o Capitão Kidd, mas... o tesouro nunca apareceu!

Entretanto, o Capitão Alforreca conta como salvou a sua vida num combate naval, nadando agarrado a um tambor! A sua vida está recheada de aventuras e ele, pelos vistos, esta disposto a contá-las!

Como se não bastasse, os piratas do Capitão Alforreca, como se pode ver nesta sua primeira aventura, são também muito especiais! E é este o livro em que os podemos conhecer! Haverá mais!"

Ler um pouco aqui.

"A cotovia tinha um sonho: conhecer o mundo. Um dia encheu-se de coragem e partiu. Nessa sua longa viagem conheceu muitas crianças e descobriu que, tal como os animais, as pessoas também migram. E migram por tantos, tantos motivos! Queres saber por que migram as pessoas? Então acompanha a Cotovia da Europa à África, da América ao Médio Oriente… e conhece o Dário, a Rubina, a Catarina… e muitas outras personagens que te vão ensinar que, mais importante do que os lugares, é a coragem e a vida."

Ler um pouco aqui.

"Quando o sol desperta, OBAX percorre a savana africana com a sua imaginação. Ela conhece girafas e outros animais selvagens, mas o seu passatempo preferido é contar histórias! Algumas delas são tão incríveis que mais parecem um sonho!"

Para ouvir contar a história, ir por aqui.

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.


- Pai, pai, conta-me uma história.
- Era uma vez um jacaré que só tinha um pé.
- A do jacaré não, quero a do cão
- A do cão não sei.

Começa assim esta história de uma criança que pede ao pai que lhe conte a história de um cão. Mas ele não sabe histórias de cães e por isso começa a propor outras em que entram animais como o leão, o porco, a galinha ou o burro. Destas histórias que o pai inicia nasce, no final, uma história que tem como protagonista um cão. Há, neste livro, portanto, duas histórias: a do pai e do filho que dialogam um com o outro à procura de uma história, e a história dos vários animais que o pai, sempre com humor e recorrendo à fórmula "Era uma vez", apresenta ao filho.

É uma história criativa e muito bem ilustrada por João Vaz de Carvalho, que reforça a relação pai/mãe/filho(a), estimula a memorização e constitui um convite quer à leitura ou à audição de boas histórias quer à escrita."

"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

"Grisela", com texto de Anke de Vries e ilustrações de Willemien Min. é uma fábula atual sobre a importância de sermos nós próprios e de aceitarmos os nossos defeitos e virtudes. De facto, quando Grisela, a ratinha protagonista desta história, não gosta da cor cinzenta da sua pele e decide pintar-se de várias cores, também não é nem de vermelho, verde ou amarelo, nem com riscas, pintas ou flores, que consegue sentir-se melhor.
E o que a magoa e entristece ainda mais são os comentários trocistas dos animais com quem se vai cruzando, à medida que vai mudando de cor de pele, até que um repentino contratempo a faz atirar-se à agua, sendo então que…"



"Dez Meses de Histórias é o 2º título da coleção Pasta Mágica - Literatura.

Este livro reúne dez histórias em torno de um grupo de amigos que são alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, uma por cada mês do ano letivo, de setembro a junho.

A Inês tem um segredo, a Ana nunca tem medo
O Celestino tem dias, o Tadeu faz tropelias
O Marco é do correio e o Pompeu não foi mas veio
Margarida é uma flor, Laranjinha é um amor
Ora juntos ora à vez, contam uma história por mês"

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna num homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade desta árvore não tem fim - ainda que isto signifique a sua própria destruição.
Duas fortes qualidades aliam-se neste livro. O facto de abordar questões fundamentais como o tempo, a morte, a vida, a relação amorosa e de amizade, tudo o que nos posiciona face aos outros e a nós próprios, assim como a aposta ao nível estético, na sobriedade narrativa e ilustrativa, com o traço simples e preciso de Silverstein."

Ler um pouco aqui.

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

A vida de um ursinho e de um tigrezinho sofre uma reviravolta quando aparece a boiar no rio uma caixa proveniente do Panamá e que cheira a bananas. A partir desse momento, o Panamá torna-se no país dos seus sonhos e por isso decidem empreender uma longa viagem para lá chegar. Com uma panela vermelha, um anzol e um patotigre de brincar, iniciam uma caminhada ao longo da qual conhecerão um rato do campo, uma velha raposa, uma vaca, uma lebre, um ouriço-cacheiro e uma gralha.

Depois de uma primeira etapa em que a obra de Janosch manteve um tom de fundo político associado ao contexto histórico da época, seguiu-se uma outra após a publicação, em 1978, de "Oh, que lindo que é o Panamá", e a partir da qual histórias como esta, protagonizadas por animais humanizados, punham em destaque o valor da amizade. O Panamá é o locus amoenus muito particular do tigre e do urso, e a sua viagem idílica em busca desse lugar está relacionada com a maturidade pessoal, a aventura quotidiana e a descoberta de novas emoções.

Com umas ilustrações alegres e coloridas, clássicas e planas, bem ao estilo infantil, esta intimista narrativa de Janosch, atravessada por um rasgo sentimental de inocência e optimismo, destila humor, e culmina num final inesperado que excede as expectativas das próprias personagens."

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Era uma vez uma princesa fadada por três fadas, como mandava a tradição. 
Certo dia, o inesperado aconteceu… 
Às vezes, o azar pode atravessar-se no nosso caminho e condicionar a nossa vida. 
Mas tudo tem remédio. Com coragem e determinação, é possível transformar uma maldição em bênção e ser feliz, fazendo também felizes os que estão à nossa volta."

Espreitar o livro aqui ou aqui.

"Que impacto pode ter um pequeno gesto de coragem? O suficiente para fazer ruir, de uma só penada, séculos e séculos de racismo institucional, segreda-nos o avô imaginado pelo autor, à medida que nos conta - a nós e ao neto - a história verídica de Rosa Parks: a mulher de meia-idade que transformou um país inteiro só por não ter cedido o seu lugar no autocarro. Amparado pela beleza das ilustrações, cujas cores evocam a obra de Edward Hopper, o velho protagonista fala-nos de um tempo, não tão longínquo quanto se julga, em que negros e brancos não podiam partilhar os mesmos espaços públicos, arbitrariedade que o exemplo de Rosa, de Rosa Parks, soube derrotar."

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Em registo de romance epistolar, a Autora conduz-nos ao mundo do bullying, no feminino. A história perpassa os problemas de uma jovem de 14 anos, a Beatriz, que vive atormentada pelas constantes agressões de um grupo de três colegas da sua escola que, a cada dia que passa, vão transformando a sua vida num autêntico pesadelo que gera o pânico. Beatriz vê-se impotente e recorre ao seu pai, escrevendo-lhe. Porém, só consegue fazer-lhe chegar a última carta…"

"Uma história sobre a perda e a coragem de reconstruir a vida, seguindo em frente.
Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Reconstruir os Dias, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.
Filipe, Gustavo e Domingos - três gerações, a mesma perda. Num momento em que a vida parece deixar de fazer sentido, e a saudade se torna quase insuportável, filho, pai e avô começam a reconstruir o que pensavam já não ser possível após a morte de Rosarinho: os dias.
Três ajudantes um pouco improváveis tomam parte ativa nessa reconstrução: Mercedes, uma cadela adorável; Aparício, que,
além do nome pouco comum, tem uma história que lhe permite saber exatamente o que sentem aqueles três; e um besouro, que, por não saber que não era suposto voar, voa sem receio.
Na amizade, na entreajuda e no respeito pela individualidade, reconstroem-se então os dias, um por um."
Espreitar o livro aqui.

"Crescer é um desafio enorme. Às vezes, é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu.


Está nas Tuas Mãos é uma história que bem podia ser a tua ou, quem sabe, a de alguém que conheces.

Guilherme não consegue entender, está assustado. E a razão não é para menos: saber que tem uma doença crónica parece-lhe a pior notícia possível. A família, os amigos e os professores interrogam-se sobre as consequências para o quotidiano e para o futuro de Guilherme.

Todos têm de aprender a lidar com este problema, mas a doutora Cristina, uma médica fantástica, vai ajudá-los a conhecer a doença e as formas de agir para diminuir as dores, as lesões e o desânimo. A força da amizade e do amor vai transformar por completo a vida de Guilherme, tornando-o feliz e realizado. 

Vem daí e descobre a importância de nunca desistir!"

Começar a ler aqui.

"Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.


A crueldade feminina fascina os homens. Amar uma mulher sem veneno é como jogar à roleta-russa com uma pistola fulminante. A obscura força que leva um sujeito a lançar-se da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, preso a uma frágil lona (um parapente ou um asa-delta), em direção ao imenso abismo azul, aos prédios aguçados, às areias luminosas da praia do Pepino, é a mesma que o precipita, indefeso e nu, para os braços de uma mulher. 


Quando o louva-a-deus encontra a sua deusa e esta lhe diz vem, vou-te comer, o infeliz sabe que aquilo não é uma metáfora. Mesmo assim, seguro de que depois do amor será servido ao jantar, o louva-a-deus persigna-se e vai. É o que nós fazemos - homens e mulheres -, à procura do amor, em fuga do amor, desencontrados."

Começar a ler aqui.

SINOPSE
"Um terrível acidente num estaleiro faz com que Edgar Freemantle perca o braço direito e fique profundamente afectado, quer na memória, quer no espírito. Quando inicia a penosa convalescença, o sentimento que o domina é a raiva. O casamento, do qual tem duas filhas maravilhosas, chega bruscamente ao fim. Pensa no suicídio. O doutor Kamen, amigo e psicólogo, sugere uma «cura geográfica», uma vida nova num lugar distante e do negócio da construção imobiliária em que Edgar acabou por se impor a partir do nada. 

Edgar vai viver para uma casa alugada em Duma Key, uma ilha meio selvagem e de uma beleza fascinante, ao largo da costa da Florida. O ocaso sobre o Golfo do México e o murmúrio das conchas fazem-no vibrar, e Edgar sente a necessidade de desenhar. Trava conhecimento com Wireman, um homem que, tal como ele, também sofreu muito e se mostra relutante a expor as suas feridas, e com Elizabeth Eastlake, uma senhora idosa e doente cujas origens se encontram indissoluvelmente associadas a Duma Key. Edgar pinta, por vezes arrebatadamente, e o talento que revela tem tanto de fascinante como de perigoso. Alguns dos seus quadros estão imbuídos de um poder impossível de controlar. Quando o passado de Elizabeth vem a lume e se revelam os fantasmas da sua infância, o seu poder de destruição é devastador."
CRÍTICAS DE IMPRENSA
"«O nome de Stephen King ficará para sempre associado à literatura e ao cinema de horror: no imaginário colectivo, evoca o papão, neblinas assassinas, poderes piroquinéticos descontrolados. Mas quem o lê sabe que para além dos aspectos viscerais das suas obras se encontra uma das mais profundas e inteligentes cartografias da psique humana da segunda metade do século XX. E este “A Maldição” (…) desbrava recantos ainda por explorar do processo da perda de memória, da perda de capacidades, do envelhecimento e da forma como elas afectam a frágil ponte entre o mundo real e a nossa percepção dele. (…) 

Tal como os livros que King escreveu depois de quase ter sido morto num atropelamento em 1999, o horror da incapacidade física e do envelhecimento dominam aqueles outros horrores sobrenaturais, também presentes, mas utilizados agora de forma mais contida e, talvez por isso, tremendamente eficaz. Um livro que assombra o leitor, que o puxa para o interior da narrativa com o mesmo ímpeto dos ventos e das marés que empurram o horror sobre Duma Key. E há-de cuspi-lo, irreconhecível.»

In Os Meus Livros"



terça-feira, 2 de outubro de 2018

Aos leitores


           Ler é um prazer. Mas só para alguns. Para quem cresceu entre livros, por exemplo, e conquistou, a cada página lida, o gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, descobriu que cada livro guarda dentro outros mundos, outras pessoas, outros lugares, outros tempos, outras memórias, outras formas de ser, de estar, de sentir, de comunicar, de rir... E essa descoberta, intimamente ligada à preservação da capacidade de espanto que caracteriza a infância, terá sempre alimentado a vontade de continuar a ler. Por prazer, não por obrigação.

            Não é muito diferente do que acontece com outras atividades que preenchem o nosso quotidiano, como comer ou fazer exercício físico. Comer pode ser um prazer, para quem desde cedo aprendeu a distinguir o sabor dos alimentos; fazer exercício físico também pode ser um prazer, para quem cresceu a fazer cambalhotas e pinos, a jogar à bola e a correr atrás dos amigos. É certo que todas estas atividades, sendo à partida naturais, implicam depois uma decisão e uma prática. No caso da leitura, essa decisão e essa prática dependem, muitas vezes, de quem nos rodeia: das famílias, dos amigos, dos professores... Se quem nos rodeia tiver a capacidade de nos contaminar com boas leituras, leituras que alimentem a nossa curiosidade e estimulem a nossa imaginação, de certeza que cresceremos leitores.

            É também esse o momento em que se torna fundamental o papel do Plano Nacional de Leitura, fornecendo coordenadas para que a leitura se torne um prazer, isto é, sugerindo livros capazes de entusiasmar não apenas os que já são leitores, como aqueles que ainda não são. Funciona como um mapa, útil em qualquer viagem, sobretudo em viagens por territórios desconhecidos, e pode ser usado para orientar leitores de todas as gerações. Assim como para dar pistas para que as famílias e os professores saibam o que partilhar com os leitores mais novos, e até entre si.

            Essa troca — de professores com alunos, de famílias com professores, de pais com filhos — é essencial para formar leitores e para, no meio das dezenas de livros que são diariamente publicados em Portugal, distinguir os melhores. Só deste modo será possível criar uma rede em que os livros, escolhidos por especialistas, possam circular pelas mãos dos leitores, os que já o são e os que se tornarão. A leitura implica essa prática. E essa conquista.


quinta-feira, 19 de julho de 2018

Novo catálogo do PNL

"Livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura 2027
O PNL2027 divulga novo catálogo.
O Plano Nacional Leitura 2027 acaba de divulgar, no novo Portal, a lista de livros recomendados no  1.º semestre de 2018. Estas orientações e sugestões de leitura, incluem agora novos  e variados temas,  destinando -se a públicos mais diferenciados, desde as crianças aos adultos, e passando a ter uma periodicidade semestral.

Os livros que constam das listas PNL2027 resultaram de uma seleção prévia feita pelas editoras posteriormente apreciada por um conjunto de especialistas independentes, de reconhecido mérito e qualificação nas diferentes áreas do saber.

Este ano, pela primeira vez, o PNL disponibiliza as listas de livros num catálogo online construído em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX), cuja pesquisa pode ser realizada no próprio portal do PNL2027 ou da BLX , constituindo-se como catálogo de referência  na área da leitura. As duas entidades têm a satisfação de, assim, promover um muito diversificado conjunto de obras de interesse para os leitores, mediadores e animadores de leitura, professores, editores e livreiros e para todos os que amam os livros e querem partilhar esse gosto com outros.

Está lançado o convite para uma visita às listas através dos portais PNL e BLX! Boas leituras!"

sábado, 12 de maio de 2018

"Ler para quê e porquê" com Teresa Calçada.


Teresa Calçada, comissária do PNL

"A necessidade e as vantagens da leitura, por razões de conhecimento e ética. A importância de ler do ponto de vista pessoal e social. A leitura como direito."

terça-feira, 18 de julho de 2017

PNL - Listas atualizadas 2017

As listas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura foram atualizadas. É só clicar na imagem e fazer o download.




De acordo com o sítio do PNL, "a escolha de títulos destinados às listas de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura é realizada por uma equipa de especialistas em diferentes áreas.
A seleção deste corpus adequado aos níveis de competência e interesses dos leitores, obedece, essencialmente, aos seguintes critérios:

- mérito literário
- rigor científico
- dimensão estética
- qualidade de tradução, se aplicável."

É de salientar que :

"Em 2017, deixa de ser aceite a possibilidade de substituição de obras constantes das listas divulgadas no sítio Web do PNL 2027 por outras da mesma coleção, autor(es), ilustrador(es) e tradutor(es)."

quinta-feira, 27 de abril de 2017

A leitura, um bem de primeira necessidade


Teresa Calçada e Elsa Conde são os novos rostos do Plano Nacional de Leitura (PNL).

“Se não se ler bem, é-se diminuído na cidadania e nas oportunidades” (ler  mais aqui e aqui.

O objetivo do PNL 2027 é “Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes”, e alargá-la a todas as idades e a outras esferas da sociedade.
Ouça Teresa Calçada apresentando o seu projeto numa entrevista da Antena 1 aqui.


Neste novo caminho do Plano Nacional de Leitura, o site do PNL sofreu, já, mudanças. Visite a nova página do PNL aqui.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Aprovadas as linhas orientadoras para o Plano Nacional de Leitura 2027

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 30 DE MARÇO DE 2017


"6. Foram aprovadas as linhas orientadoras para o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027), estabelecendo uma aposta na consolidação das ações concretizadas nos primeiros dez anos do PNL e em novas vertentes a desenvolver até 2027.
Privilegia-se no PNL 2027 uma política interministerial, com uma aposta clara na literacia científica e digital e na interação com outras esferas de conhecimento, como a artística, privilegiando sempre a abordagem inclusiva das práticas de leitura.
Pretende-se, assim, criar condições para a promoção da política do livro e da leitura através das bibliotecas escolares e das instituições de ensino superior, bem como da rede de Centros Ciência Viva. O objetivo é reforçar os hábitos de leitura entre as crianças e jovens, estabelecendo uma nova ambição de envolvimento das famílias e da população em geral, com vista à aprendizagem ao longo da vida.
A implementação, acompanhamento e monitorização do PNL 2027 serão assegurados por uma Comissão Interministerial, na dependência do Ministro da Educação em articulação com os Ministros da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a qual será presidida por Maria Teresa Calçada e Elsa Maria Conde."

Ler todo o comunicado aqui.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Novidades de abril

Chegaram à BE novos livros, de uma aquisição de 2016. Chegaram finalmente!


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.



"Existe um país onde as pessoas quase não falam. Neste estranho país é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las. O pequeno Filipe precisa das palavras certas para abrir o seu coração à bela Sara. Mas como fazer? O que ele lhe quer dizer custa uma fortuna..."






"Quando o Estaleiro Simpson encerrou, as pessoas que tinham trabalhado ali tiveram de ir em busca do seu sustento noutros locais. Só o tio de Stanley ficou, transformando a casa da família numa empresa de conservas de peixe, o que tornou a vida de todos uma verdadeira loucura. Um dia Stanley descobre que uma feira popular itinerante tinha chegado à cidade. Ao visitá-la, fica tão fascinado que, incapaz de suportar por mais tempo viver na casa do tio, vai com a feira para longe dali, passando a trabalhar numa barraca onde havia peixinhos dourados. E foi assim que veio a conhecer Pancho Pirelli, um homem capaz de nadar com as piranhas."

Ler um excerto aqui.






"Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava-se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos. O Caderno do Avô Heinrich foi considerado um dos melhores livros de 2013 pela jornalista Carla Maia de Almeida."

Mais informação aqui.






Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5.° e o 6.° ano de escolaridade.


"Dois lenhadores voltam do trabalho na floresta para casa, numa noite fria de inverno, quando veem uma estrela-cadente. Ao aproximarem-se do salgueiro onde a estrela caiu, deparam-se com uma criança envolta num manto dourado, enfeitado com estrelas. Um deles leva a criança para casa, onde ela cresce: um menino vaidoso e cruel. 

Que dificuldades terá este menino de enfrentar até que encontre o verdadeiro sentido da humildade, respeito pelo próximo e amor aos demais?"






Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos no 3º ciclo de escolaridade e para Leitura Autónoma no Ensino Secundário.



"A geografia mói-te até ao tutano? Cansado dos miseráveis mapas, nauseabundos montes de rochas e impossíveis nomes de terras? Diz adeus às aborrecidas lições de geografia quando as tempestades te sacudirem todo...Sobressalta-te com as trovoadas a rasgarem os céus. Corre em busca de salvação enquanto um tornado arrasa as casas. Espanta-te com o homem que foi atingido sete vezes por relâmpagos... e sobreviveu. E se isto não for suficientemente tempestuoso para ti... lê o livro e descobrirás muitas coisas reais e assustadoras do clima e do tempo. Vais ver que os ventos, a chuva e os trovões são avassaladoramente excitantes!"






Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História Universal no 3º ciclo.



"Nasci em 1944. Não sei a data exacta do meu nascimento. Não sei que nome me puseram. Não sei em que cidade ou em que país vim ao mundo. Também não sei se tive irmãos. O que sei com certeza, é que quando tinha apenas uns meses me salvei do Holocausto…
As ilustrações de Roberto Innocenti reforçam os profundos sentimentos que transmite a autora. O seu estilo é absolutamente realista, como fotogramas de um filme: pinta com uma paleta de cinzentos as imagens evocativas da história e reserva a cor para cenas pontuais, jogando com o passado e com o presente. "


Ler mais informação aqui.







"E tudo começou num grande encontrão. A minha história e a do Zeca começou assim mas antes de terminar muita coisa vai acontecer porque a minha escola é um mundo onde habitam alunos muito diferentes, eu, o Zeca, o Pirapóra, o Tiago Ping-Pong, a Maria Sarabandovitch e ou outros, muitos outros, todos diferentes e todos iguais… uma história fantástica cheia de voltas e reviravoltas onde José Fanha nos conta, como só ele sabe fazer, uma história que se podia passar  em qualquer escola do nosso país.  Com a globalização e as suas implicações raciais, culturais e socioeconómicas, a interculturalidade ganhou uma dimensão acrescida e tem na Escola e nos seus agentes um meio efectivo de aplicação. O que se pretende transmitir é a necessidade de uma sociedade sem "diferenças", onde haja espaço para todos, sem qualquer tipo de discriminação. Com "O Meu Amigo Zeca Tum Tum", conceitos como igualdade, tolerância ou cidadania global deixam de ser abstracções para os jovens - são realidades que eles conhecem de todos os dias."    






Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.



"Margarida Fonseca Santos, em Uma questão de azul-escuro, aborda de uma forma bastante sensível e intimidativa um tema muito actual, o Bullying, que é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros.

Luís é um menino do primeiro ciclo que, um dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de manchas azuis.

Toda a história se desenrola a partir do momento em que a professora de ginástica descobre… "



Ler um excerto aqui.









Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do 5º e 6º anos sem hábitos de leitura, destinado a leitura orientada.


"CRÍTICAS DE IMPRENSA


Já imaginaste o que diriam as chuteiras do Eusébio, o apito do árbitro ou a camisola do Pelé se resolvessem falar, contando as suas aventuras? (...) Um documento obrigatório, dir-se-á sem exagero, pois se sobre o futebol, hoje, quase toda a gente dá sentenças, por que motivo não auscultar também a opinião dos outros e menos falados intervenientes no espetáculo, que, por acaso, até têm ação direta no jogo? Quem melhor do que a própria bola, por exemplo, para nos falar do assunto? (...) Por isso, aqui fi cam sete episódios que recordam algumas das maiores proezas da nossa seleção. Da primeira vitória sobre os nossos vizinhos espanhóis aos nossos dias. Numa perspetiva diferente, como já se disse, mas que, tenho a certeza, vais adorar. in prefácio, Rui Tovar "






Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.



"Todos nós vivemos acontecimentos extraordinários, conhecemos pessoas especiais, presenciamos momentos irrepetíveis. O problema é que, quando começamos a crescer, começamos também a esquecer muitos desses acontecimentos, dessas pessoas, desses momentos. É para isso que servem os Diários. Para guardar a nossa memória. Um dia, resolvi chamar o menino que já fui à escrita e pedi-lhe para escrever algumas das coisas de que ele ainda se lembra: os colegas, a avó, o pai, as múltiplas e, por vezes, contraditórias aprendizagens de que é feito o nosso crescimento. E assim nasceu este Diário que é um bocadinho verdadeiro e um bocadinho inventado e que foi escrito pelo menino já crescido que sou." 






"A liberdade, muitas vezes, acaba por sobreviver graças a espaços tão apertados quanto o lava-loiças de um fotógrafo. Esta é a história, baseada num episódio real (passado com os avós do autor), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro- Húngaro, que emigrou para os EUA e voltou a Bratislava e que, por causa do nazismo, teve de fugir para debaixo de um lava-loiças."

"O livro tem apenas 170 páginas e muitos bonecos pelo meio. Olhos, muitos olhos, e mais uns quantos semelhantes ao da capa. Mas não se trata de um livro infanto-juvenil. A história em si baseia-se num facto real - a família do autor teve um pintor judeu escondido debaixo do lava-loiças durante meses, no decurso da II Guerra Mundial - mas a vida do pintor é ficcional.
Jozef Sors nasce numa grande casa do império Austro-Húngaro, filho do mordomo e de uma engomadeira, nos finais do século XIX. O proprietário da casa é Moller, um coronel do exército, que também tem um filho de tenra idade e logo decide contratar um precetor para tratar da educação de ambos, democraticamente. Ao contrário do que seria de esperar, os rapazes não se tornam amigos: Wilhelm é um leitor compulsivo, que considera que "a última página de um livro é a primeira do próximo", tal como os fumadores inveterados acendem um cigarro no outro; Jozef, por seu turno, é um desenhador frenético que, desde que aprendeu a pegar num lápis, não faz outra coisa senão desenhar em papéis, paredes, terra ou até em pensamentos; Havel Kopecky, o precetor, entende que o mais importante é ensinar-lhes filosofia desde cedo.

Um mordomo que não entende metáforas e abomina armas, um coronel sensível que por vezes enfeita o cabelo com flores, a menina Frantiska que mora na casa vizinha e que adora que lhe empurrem o baloiço enquanto concebe estranhas teorias, são algumas das personagens inverosímeis que influenciam o jovem Jozef, também ele atreito a elaborar uma teoria sobre "o problema da dispersão e a lei de Andronikos relativa à árvore de Dioscórides". Complicado? Nem por isso, já que adolescentes cheios de certezas teóricas nunca faltaram, nem faltarão. Até ao pintor se esconder debaixo do lava-loiças de um fotógrafo da Figueira da Foz, pois, só várias páginas depois e muitos anos volvidos...

O livro é muito imagético e recheado de metáforas, onde se sucedem frases sentenciosas e de uma certeza inabalável, para nos capítulos seguintes descobrirmos que, afinal, certezas e teorias também podem cair por terra, mesmo que já seja tarde para emendar o engano. Não se trata da defesa desta ou daquela "verdade", mas de sintética, ingénua e quase poeticamente traçar a linha dos pensamentos de um ser humano, à medida que cresce e evolui. Surrealista, também!

Citações:

"- Parece-me uma grande felicidade que, quando se olhe para o mundo, pareça sempre que é a primeira vez que o fazemos."

"As esquinas são propícias às cervejarias, pois parece que chamam clientes de um lado e do outro, fregueses perpendiculares que se cruzam a meio de uma cerveja."



"- Somos mesmo esquisitos: a escuridão cega-nos e a luz também. Os olhos fechados deixam-nos sozinhos. Os olhos abertos mandam-nos para a prisão."



"Só sobrevivemos numa corda muito fina estendida sobre um abismo. Todo o ser vivo é um equilibrista. Todo o ser vivo é um mau equilibrista. Acabará sempre por cair."  






"Uma História sobre Bullying, Coragem e Amizade

Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Bicicleta à Chuva, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.
O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando-lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar.
O Valdomiro, o chefe dos Alcaides, luta para, de alguma forma, conseguir ser importante naquele bairro tão complicado.
Um dia, em frente à paragem do autocarro, o Jaime vê uma bicicleta antiga encostada ao muro de pedras, e desenha-a. Cai uma chuva miudinha, mas o dono da bicicleta, o Joaquim, não se incomoda com isso, e interessa-se por aquele desenhador.
Nasce assim uma amizade capaz de revolucionar a vida do Jaime e de muitos outros. Queres saber como? Então, vem daí!



Um livro tão comovente e emocionante que os mais novos não vão conseguir parar de ler! 


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para alunos do 5º e 6º anos sem hábitos de leitura, destinado a leitura orientada.

"Na sequência de Contos da Terra do Dragão, as autoras oferecem agora ao público esta obra, que traz para Portugal algumas das lendas e dos mitos mais conhecidos entre os Chineses: estes incluem a mitologia chinesa das «narrativas sobre seres divinos e espíritos», mais abrangente, mas também os mitos de criação do Universo e dos seus seres, façanhas de fundadores, inventores e heróis, feitos de guerra e combates a desastres naturais como o dilúvio, etc. 
Este trabalho destina-se mais ao grande público do que aos especialistas. No entanto, as autoras procuraram não esquecer os estudantes de língua e cultura chinesas, como prova a opção de manter em chinês o título dos mitos, das personagens principais e dos cenários importantes para o enredo mitológico."