Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto "Comes bem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto "Comes bem. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Cozinhar com o sol! Fantástico!

No dia 24, no âmbito do Projeto de Alimentação "Comes bem, saúde tens!", as turmas de 6º Ano passaram a amanhã em Serralves para assistir  a uma oficina intitulada "Cozinhar com o sol". No antigo conjunto de casas de lavoura, o lagar foi o local onde assistiram a uma primeira explicação sobre a atividade que iam desenvolver.



Em cada mesa, tinham diversos objetos e produtos que iriam servir, nem mais nem menos, para fazer uma ... pizza. É verdade! Em grupo, cortaram cebola, tomate, pimento, azeitonas e colocaram os ingredientes na massa que, entretanto,  tinha sido distribuída, juntamente com o molho de tomate, o queijo, o azeite e os orégãos.








Depois de tudo pronto, foi hora de colocar as pizzas nos fornos solares. Há três tipos de fornos (as coisas que nós aprendemos!!!): de painel, de caixa e parabólico. "Mas, será que vão, mesmo, cozinhar a nossa pizza?"













Voltaram ao lagar e aprenderam, por exemplo, que o sol fornece, anualmente, para a terra uma quantidade de energia correspondente a 10000 vezes o consumo mundial anual de energia.
Ficaram a saber que, já em 1904, um português conhecido como Padre Himalaya tinha inventado um engenho que utilizava a energia solar para derreter rochas e metais.


Seguidamente, foi-lhes entregue uma ficha que lhes permitiu construir uma maquete de um forno solar de painel.






E, chegou a hora tão ansiada! A hora de verificar se as pizzas estavam prontas.


Humm... que cheirinho! Que aspeto!






Foi só cortar e dividir irmãmente!


Tudo o que é bom chega ao fim e esta manhã diferente também. Era hora de regressar, mas esperamos que lembrem durante muito tempo tudo o que aprenderam e o ponham em prática. Afinal esta foi mais uma aprendizagem sobre a forma de se alimentar de uma forma sustentável!



Para saber mais sobre fornos solares ver aqui.

terça-feira, 23 de maio de 2017

OFICINA DE CULINÁRIA "As plantas aromáticas são tantas, com tantas cores e aromas, mas para que servem afinal?" .

No âmbito do Projeto de alimentação, os alunos de 6º Ano assistiram, em várias sessões durante o mês de maio, à OFICINA DE CULINÁRIA "As plantas aromáticas são tantas, com tantas cores e aromas, mas para que servem afinal?", proporcionada pelo Centro De Educação Ambiental - Quinta Do Passal. 
Com uma parte teórica e uma outra prática, estas sessões foram uma viagem sensorial à descoberta de plantas magníficas com poderes aromáticos e medicinais.
O excesso de sal, de gordura e açúcar são os três pecados que muitos de nós cometemos na alimentação. As formadoras lembraram a roda dos alimentos e explicaram como fazer uma alimentação saudável e sustentável.
As ervas aromáticas são uma forma de reduzir a utilização do sal na alimentação. Os oregãos, o cebolinho, a hortelã, o alecrim, a cidreira, a alfazema e o limonete foram os heróis deste dia!
















segunda-feira, 23 de maio de 2016

Lanche saudável do 5º A

Mais uma vez se provou que é possível comer de uma forma saudável, esquecendo os refrigerantes, as coca-colas, as batatas fritas e outros "alimentos" do género.
O 5ºA, com o apoio da Diretora de Turma, a professora Márcia, prepararam um lanche tão saboroso que só restou um pouco de batido de banana e maçã. As espetadas de fruta tiveram tanto sucesso que desapareceram rapidamente. O pão de cereais com queijo estava delicioso! 
Os bolos (caseiros) de laranja , de alface  e (pasme-se) de espinafre, com metade do açúcar da receita original, voaram...
Restam algumas fotos para lembrar o que foi tão bom, mas acabou!!!...


(Para quem quiser experimentar, pode optar por esta receita aqui.)






(Flor feita com casca de laranja e folhas de arbusto, obra do Sr. Alves, um verdadeiro artista nestas lides da decoração de mesas)



segunda-feira, 9 de maio de 2016

Comes bem? Saúde tens!






  Orientada pela jovem nutricionista Goreti Silva, realizou-se, na nossa escola, integrado no projeto "Comes bem, saúde tens", uma palestra sobre alimentação saudável dirigida aos pais dos alunos de 5º Ano. O açúcar, a leitura dos rótulos, a alimentação/lanche doas crianças foi, também tema da "conversa".

domingo, 10 de abril de 2016

Mais um lanche saudável!

O 5ºB organizou um lanche saudável! Esta foi uma atividade inserida no projeto "Comes bem, saúde tens!". Todos os alunos de 5º Ano saborearam um lanche divinal. A mim, pelo menos, soube-me muito bem! Parabéns!