Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto de Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projeto de Leitura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de junho de 2018

Lendas e Contos Populares de Portugal


Aconteceu, na noite do dia 13 de junho, o lançamento do livro  "Lendas e Contos Populares de Portugal".
Ele é o resultado do trabalho realizado pelas Crianças e Educadoras dos JI e os Alunos e Professores das EB do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Gondomar nº 1, no Projeto dinamizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento "LER COM OS AMIGOS… AINDA É MELHOR!"
















quinta-feira, 24 de maio de 2018

terça-feira, 22 de maio de 2018

terça-feira, 15 de maio de 2018

Brincando com palavras

(Clicar sobre a imagem)

"Brincando com palavras" foi o nome escolhido pelo 5ºA para o site onde têm sido colocados os trabalhos realizados no âmbito do Projeto de Leitura. A Beatriz, a Inês e a Carolina têm sido as redatoras de serviço.
Visitem o site aqui ou cliquem sobre a imagem. Deixem os vossos comentários em baixo.

quinta-feira, 10 de maio de 2018

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Hora do Conto!


A lenda do Castelo de Bragança foi a lenda trabalhada pelos meninos e meninas do 1º Ano, no âmbito do Projeto de Leitura.
Iniciámos a viagem saindo de Gondomar e passando por Penafiel, Amarante, Vila Real, Mirandela e Bragança. No mapa, fomos marcando o caminho com um fio.

Embora virtual, temos a certeza que os nossos meninos não esquecerão esta viagem ao maravilhoso reino de Trás-os-Montes.








Lenda do Castelo de Bragança

"Em tempos longínquos, era senhor do Castelo, um nobre autoritário e déspota a quem todos temiam, não havendo ninguém que ousasse enfrentá-lo. Com ele vivia uma sobrinha orfã, a quem ele tratava como filha.
Certo dia, um jovem cavaleiro apareceu no castelo procurando um senhor a quem pudesse servir, para que desta forma, pudesse ganhar nome e honra. Lá permaneceu por alguns dias, os suficientes para se apaixonar perdidamente pela formosa castelã , que rapidamente correspondeu ao sentimento.
No entanto, como muitas outras, a história de amor era proibida. O jovem não tinha nome, era pobre e sem feitos heróicos de que pudesse orgulhar-se. Assim, um enorme fosso existia entre os dois, não só pela óbvia riqueza da formosa castelã, mas também pelo estatuto albergado, para não mencionar o terrível temperamento do seu tio que se opunha veementemente a essa união.
Desolado, o cavaleiro decidiu partir em busca de uma terra onde tivesse oportunidade de trabalho, não revelando a lenda qual o seu destino. Antes de partir porém, os dois enamorados fizeram um pacto de amor e fidelidadeeternas, cuja quebra implicaria desonra vitalícia.
Horas, dias, meses e até anos se passaram e do jovem cavaleiro, não havia notícias. Foram vários os candidatos que durante esse tempo, tentaram ocupar o seu lugar no coração da bela jovem, mas todos ela dispensava.
Intrigado, o Senhor de Bragança resolveu questionar a adorada sobrinha, já que o destino de qualquer jovem respeitada, naquele tempo, apenas poderia ser o casamento ou o convento.
Assim, aproveitando que a sobrinha se passeava no jardim, o Senhor de Bragança cumpriu o seu intento. Apanhada de surpresa, a jovem confessou ao tio que dez anos antes prometera amor eterno a um certo cavaleiro que por ali passara, que nada tinha de seu a não ser o seu amor. 
Furioso, o castelão tentou chamá-la à razão: "E se ele já não volta? E se casou com outra mulher?"
Apesar de todos os argumentos, a jovem manteve-se fiel à sua palavra, jurando por ele esperar até ao dia da sua morte. Frustrado e apreensivo, o tio recuou, congeminando uma forma de acabar com tal decisão. Muito tempo passou, até que um dia, com um brilho divertido nos olhos, o castelão resolveu por em prática, uma ideia que lhe surgira.
Era madrugada e ele, coberto com um manto branco, entrou na câmara da sobrinha, acordando-a com a sua voz cavernosa:

"Lembras-te de mim? Há dez anos que nos apaixonámos, amámos e prometemos. Morri, meu amor! A promessa cessou, casa-te com o primeiro homem que chegar a Bragança e te pedir a mão em casamento. Percebeste?"
 Assustada e desanimada, a jovem lembrou-se de Deus, invocando-o naquela aflição.
Nesse preciso momento, uma porta de onde saía uma luz ofuscante surgiu, surpreendendo o falso fantasma, que fugiu sem olhar para trás.
A Lenda refere que nunca mais o Senhor de Bragança insistiu com a sobrinha, nem mesmo quando esta subiu à mais alta torre do castelo para esconder o seu amor.

Desde então, essa torre passou a designar-se por Torre da Princesa, a porta por onde o falso fantasma surgiu, passou a chamar-se Porta da Traição e o local onde Deus se manifestou em luz, Porta do Sol."



Lenda retirada daqui.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

O Projeto de Leitura continua...

As redatoras do 5ºA trabalhando entusiasticamente no site do Projeto de Leitura da turma.





O site, criado pela professora, é, agora, alimentado por estas alunas que aí colocam os trabalhos de todos os colegas à medida que vão sendo enviados por email.
O nome do site foi sugerido e escolhido por toda em turma. Tem o nome de "Brincando com palavras" e pode ser seguido aqui.


quinta-feira, 22 de junho de 2017

quarta-feira, 21 de junho de 2017