Mostrar mensagens com a etiqueta RBE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RBE. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Já não é possível conceber uma escola sem biblioteca.




Manuela Pargana Silva, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Em entrevista à Fórum Estudante declarou que "Já não é possível conceber uma escola sem biblioteca". 
"O facto de termos muito mais informação disponível faz com seja cada vez mais necessário validá-la. É aí que entra o papel das bibliotecas: promover as literacias e o sentido crítico dos alunos, capacitando-os para o uso consciente da informação.  As bibliotecas são intemporais e acredito que nunca desaparecerão: vão correspondendo àquilo que são os tempos. Neste momento, todos somos consumidores e produtores, exigindo, por isso, competências acrescidas. Devemos fomentar uma abordagem ao acesso e produção de informação que corresponda a alguma ponderação, evitando a tentação do imediato. (Ler toda a entrevista aqui.)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Rede de Bibliotecas Escolares nasceu há 20 anos



"O saber não ocupa lugar, mas precisa de espaço para ser transmitido, razão pela qual a Rede de Bibliotecas Escolares cresceu: são hoje quase 2500 em todo o país.

A repórter da Antena 1 Sandy Gageiro foi visitar uma destas bibliotecas, considerada um modelo, na escola Gama Barros, do Cacém.
A coordenadora da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, esteve à conversa com a rádio pública e fez um balanço dos 20 anos do sistema.
Manuela Silva refere que a realidade atual acaba por distanciar as pessoas da leitura. E são as bibliotecas escolares que, muitas vezes, levam as crianças a descobrir o gosto pelos livros."

Ouvir  a reportagem aqui.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A RBE faz 20 anos

A Rede de Bibliotecas Escolares faz 20 anos. Lançada pelos Ministérios da Educação e Cultura em 1996, a RBE tinha como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação. Hoje, é uma realidade incontornável em quase todas as escolas.
Esta comemoração teve o seu expoente máximo num forum que se realizou na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Aqui, no site dos 20 anos da RBE, pode conhecer-se um pouco da sua história.

Ricardo Araújo Pereira esteve presente no Fórum, juntamente com alguns  “crominhos que adoram ler”. 



O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou a sua preocupação com o "panorama da leitura em Portugal" 


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Que futuro para as Bibliotecas Escolares?

A Drª Teresa Calçada esteve na Sic Notícias e num discurso coerente, racional e refletido falou sobre as Bibliotecas Escolares.


(clicar sobre a imagem)