sexta-feira, 4 de maio de 2018

Concurso Nacional de Leitura (3º momento)


Recebemos da Biblioteca Almeida Garret:

"A Biblioteca Municipal Almeida Garrett integra e organiza, pela 12ª vez consecutiva, o Concurso Nacional de Leitura. O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, com o propósito de celebrar a leitura, em articulação com a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) /Ministério da Cultura, Rede de Bibliotecas Escolas (RBE), Instituto Camões – Instituto de Cooperação e da Língua [Camões, IP), a DGAE/DSEEPE, a RTP, em articulação com as autarquias.
 Este ano, o CNL trouxe duas novidades:
·         A integração do 1º e 2º ciclo do ensino básico, aos quais damos as boas-vindas;
·         A fase regional estar dividida em 3 momentos: na escola, nos municípios e nos territórios intermunicipais/áreas metropolitanas;
 A Biblioteca Municipal Almeida Garrett irá organizar e receber os alunos e escolas selecionados para a fase intermunicipal (3º momento) do Concurso Nacional de Leitura no Porto. Enviamos algumas informações preliminares, dado que sabemos que os prazos são muito curtos para a leitura, análise e compreensão dos livros que selecionamos.

A fase metropolitana realizar-se-á no dia 25 de maio, entre as 13:30 e as 17h, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

O tema escolhido este ano pela Câmara Municipal do Porto/Biblioteca Municipal Almeida Garrett foi o “Mundo Antigo”, em sintonia com as recomendações do Pelouro da Cultura. O conhecimento do mundo antigo proporcionar-nos-á uma viagem pelos clássicos da literatura e pelos alicerces da cultura europeia. Visitaremos a Grécia e a Roma Antiga, sobrevoaremos o Mediterrâneo, encontraremos os deuses e deusas da Antiguidade Clássica. Escolhemos obras que despertem o interesse das crianças e jovens sobre este tempo e espaço glorioso, repletos de encantos e perigos mil, certos que reconhecerão muitos dos seus heróis."

Assim, as obras selecionadas para a fase metropolitana do Porto são as seguintes:

Ensino Secundário:
CARVALHO, MÁRIO – Um Deus passeando pela brisa da tarde (existem várias edições, nomeadamente da Editorial Caminho e da Porto Editora)



 3º Ciclo do Ensino Básico:
HOMERO; adapt. LOURENÇO, Frederico - Livro III: Ulisses conta as suas viagens in A odisseia de Homero adaptada para jovens por Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2007, pp. 131-185



 2º Ciclo do Ensino Básico
MENÉRES, Maria Alberta – Ulisses. (existem várias edições, designadamente da Asa e Porto Editora)


1º Ciclo do Ensino Básico
Adapt. SÁNCHEZ, Isidro; trad. LINHARES, Francisco Alba; ilust. de TOBELLA, Montserrat – O cavalo de Tróia. Porto: Asa, 1997




A nossa Ana Carolina, como já foi referido, representará o concelho de Gondomar no 3º momento do Concurso Nacional de Leitura (2º Ciclo).

Sem comentários:

Enviar um comentário