terça-feira, 22 de outubro de 2019

Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência

(Clicar sobre a imagem)
No dia 20 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying.

"O bullying, o ciberbullying e outras formas de violência são fenómenos que se registam com uma frequência preocupante nas vidas das crianças e jovens, podendo ser devastadores para as vítimas, e cabe à Escola assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. O Plano “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” surge como um auxiliar de apoio, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face a este fenómeno, de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência. O Plano deve ser implementado partindo de um diagnóstico das necessidades; contribuir para a identificação de sinais de alerta e incluir um plano de ação em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem para a diversidade de comportamentos agressivos."
(Ver mais aqui)



Segundo o estudo da Unicef sobre a violência contra crianças "Escondido à vista", com base em dados de 190 países, uma em cada três crianças, com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo é regularmente vítima de bullying na escola.
Aqui ficam mais alguns recursos para ajudar a conhecer e a combater este problema nas escolas ou nas famílias:

Aborda diversas temáticas relacionadas com a violência sobre as crianças e jovens, como violência doméstica, violência no namoro, bullying, violência online, violência sexual, segurança na rua, segurança na internet, segurança na escola etc.

Que medidas tomar quando se é vítima de bullying, ou quando se é pai de uma vítima ou pai de um agressor.

No Bully Portugal é uma Associação sem fins lucrativos fundada em 2016 para acabar com o bullying em Portugal. 

Documento em PDF, da Amnistia Internacional, com atividades de combate ao bullying.

Toda a Verdade - Bullying na Era Digital - SIC Noticias



Artigo da Revista Adolesciência com o título "Bullying e Cyberbullying: Ameaça ao bem-estar físico e mental dos adolescentes", aqui.

Ferramentas para ajudar a combater o bullying.

A BE disponibiliza alguns livros sobre o tema:


"Uma História sobre Bullying, Coragem e Amizade

Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Bicicleta à Chuva, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.
O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando-lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar.
O Valdomiro, o chefe dos Alcaides, luta para, de alguma forma, conseguir ser importante naquele bairro tão complicado.
Um dia, em frente à paragem do autocarro, o Jaime vê uma bicicleta antiga encostada ao muro de pedras, e desenha-a. Cai uma chuva miudinha, mas o dono da bicicleta, o Joaquim, não se incomoda com isso, e interessa-se por aquele desenhador.
Nasce assim uma amizade capaz de revolucionar a vida do Jaime e de muitos outros. Queres saber como? Então, vem daí!

Um livro tão comovente e emocionante que os mais novos não vão conseguir parar de ler!

Livro recomendado pelo  Plano Nacional de Leitura para o 3º Ciclo."


(Clicar sobre a capa)

"Considerado como um dos grandes problemas da sociedade actual, o Bullying é, cada vez mais, encarado como um problema da adolescência. Contudo, no dia-a-dia das escolas portuguesas o fenómeno é esquecido e muitas vezes ignorado pelos colegas, pais e docentes das vítimas. Esta obra - dedicada sobretudo aos mais jovens e às vítimas de bullying - narra alguns episódios fictícios, ocorridos numa escola, onde um rapaz “bem-comportado” sofre diariamente da violência física e psicológica dos seus colegas “bullies”. Uma história que passa despercebida aos olhos de quase toda a gente e que no final é exposta e solucionada. De cariz essencialmente pedagógico, “Para quê esconder?!” é um conto instrutivo e original".


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

"Margarida Fonseca Santos, em Uma questão de azul-escuro, aborda de uma forma bastante sensível e intimidativa um tema muito actual, o Bullying, que é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir os outros.

Luís é um menino do primeiro ciclo que, um dia, ao passar no Beco da Agonia, um local pouco iluminado, foi surpreendido por dois rapazes mais velhos que o agrediram, deixando-lhe o corpo cheio de manchas azuis.

Toda a história se desenrola a partir do momento em que a professora de ginástica descobre… "

Ler um excerto aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário