segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Novidades no mês de janeiro


Chegaram novos livros à Biblioteca.

O livro da nossa Lininha. Um livro de poesia que vai direto ao coração. 



"As mãos estão fechadas em posição de oração. Fechada no Mosteiro da Esperança, Maria Francisca de Sabóia suplica a Deus que a proteja, olhe por si neste momento de aflição e lhe perdoe os seus mais terríveis pecados. Está em marcha, na corte portuguesa, um plano imparável e de consequências imprevisíveis. E ela é a personagem principal desta história de intriga, desamor e traição. A decisão estava tomada. Não poderia voltar atrás. Terminaria o casamento com D. Afonso VI, rei de Portugal, um homem deformado, gordo, de personalidade irada que nunca a havia procurado no leito conjugal. O próximo passo deste plano minuciosamente traçado seria pedir a Roma, com a ajuda do seu bom amigo e conselheiro, o duque de Cadaval, a anulação deste casamento falso que a havia tornado infeliz durante um ano e meio. Por fim, deposto o marido, casaria com o infante D. Pedro, seu cunhado e assim veria concretizados os seus desejos de poder. Uma afronta nunca antes vista, um pecado que pedia, sem piedade, o castigo divino. Mas Maria Francisca de Sabóia não havia nascido para ser um fantoche. Nasceu para ser rainha. Contudo, a vida reservava-lhe ainda algumas surpresas. Diana de Cadaval regressa à escrita com um romance que nos leva até à corte portuguesa do século XVII, num momento em a ameaça espanhola é uma realidade, para nos contar a história de Maria Francisca de Sabóia, uma princesa francesa que, aos 20 anos, se torna rainha e protagoniza um dos episódios mais curiosos da História de Portugal."




"Nigel Mullet é apenas um vampiro normal. Transformado aos 15 anos, Nigel vai permanecer com esta idade para sempre, obrigado a lidar com os eternos problemas da adolescência: acne, voz de falsete e falta de jeito para as raparigas.
Depois de um ano conturbado, o novo ano lectivo começa na perfeição para Nigel Mullet: ele é agora um dos alunos mais populares da escola e tem finalmente uma namorada, tudo devido à sua beleza, força e velocidade de vampiro. Depois de 86 anos de humilhações, trapalhadas e vergonhas, a vida corre finalmente bem a Nigel. 
Mas tudo muda subitamente quando chega à escola um novo aluno, bruto e misterioso, chamado Jason... que rouba a popularidade e a namorada de Nigel! Que segredos esconde este novo colega de turma? Conseguirá Nigel recuperar o amor da sua vida, ou continuará banana para todo o sempre?"



"Já ouviu falar da deliciosa série onde se derrete queijo a todo o instante e os habitantes são roedores? Se ainda não, apresentamos-lhe as famosas aventuras de Geronimo Stilton, o rato editor da Ratázia, editor do jornal Eco dos Roedores, que vai acompanhar o leitor ao longo de vários volumes. Traduzido em 35 línguas, os livros de Stilton são um fenómeno editorial de projecção internacional, alcançando a popularidade junto de inúmeros fãs. Chegam agora a Portugal pela mão da Presença que irá publicar em diferentes edições as diversas aventuras de Geronimo Stilton. Originalmente publicada em Itália, a série já alcançou os 2.5 milhões de exemplares vendidos, ultrapassando Harry Potter. Vencedoras de vários prémios, as obras do rato que gosta de uma vida tranquila, detesta viajar e adora queijo, são retratadas magistralmente num universo humorísitico. Uma série para rir, que cultiva a amizade, sinceridade, amor, respeito, paz e esperança. Mais saborosa que um cammembert!



  • PRÉMIOS:
    Cenacolo Award for Publishing and Innovation (2000)
    Anderson Prize na categoria de Personalidade do Ano (2001)
    Children's Book Award como melhor livro electrónico infantil (2002)"

  • "Plano Nacional de Leitura
    Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.


    A conversa tomara, afinal, o rumo inverso do que a cegonha pretendia. Tanto quisera deslumbrara tartaruga com os seus conhecimentos e acabara fazendo uma triste figura. A outra sabia muito mais do que ela! Isso irritava-a mas também a enchia de curiosidade. Como é que, sem sair de casa, uma pessoa podia estar tão bem informada?"



    "Plano Nacional de Leitura

    Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

    A tradição oral ganha forma escrita neste fantástico livro, composto por histórias tradicionais, lendas e contos dos oito países que, no mundo, falam a língua portuguesa, e por ilustrações magníficas."



    "Plano Nacional de Leitura
    Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos.

    A literatura popular é rica em composições simples, comoventes ou divertidas sobre a quadra natalícia. Textos que apetece decorar e cantar. Também grandes escritores da literatura portuguesa se deixaram seduzir pelo Natal e deixaram-nos em herança contos e poemas que estão na memória de muitos. Assim aconteceu com João de Deus, Júlio Dinis, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, D. João da Câmara, Augusto Gil e outros.

    A antologia Chegou o Natal! oferece um punhado dessas pequenas joias literárias, que todos poderão ler, iluminadas por alguns dos principais nomes da ilustração infantil."


    "Plano Nacional de Leitura

    Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

    Mario Jiménez, jovem pescador, decide abandonar o seu ofício para se converter em carteiro da Ilha Negra, onde a única pessoa que recebe e envia correspondência é o poeta Pablo Neruda. Mario admira Neruda e espera pacientemente que algum dia o poeta lhe dedique um livro ou aconteça mais do que uma brevíssima troca de palavras ou o gesto ritual da gorjeta. O seu desejo ver-se-á finalmente realizado e entre os dois vai estabelecer-se uma relação muito peculiar. No entanto, a conturbada atmosfera que se vive no Chile daquela época precipitará um dramático desenlace… 

    Através de uma história tão original como sedutora, Antonio Skármeta consegue traçar um intenso retrato da convulsa década de setenta no país andino, assim como uma recriação poética da vida de Pablo Neruda."
    Ver mais aqui.



    "A magia de Aline recria as melhores histórias de sempre, incutindo-lhes um novo ritmo e vivacidade. Contadas em verso, as narrativas que fizeram a delícia dos nossos pais e avós, apresentam-se agora às crianças de todas as idades. No terceiro volume de uma coleção única, o Principezinho junta-se à Branca de Neve e à Bela Adormecida. Para ler... e reler sempre."



    "Isabel concretizava o sonho porque esperara toda a sua vida. Na alegre e imponente cidade de Sevilha, a infanta portuguesa, filha de D. Manuel I, viu pela primeira vez o seu marido. Carlos V, rei da Hispânia e imperador do Sacro Império Romano-Germânico, o soberano mais poderoso de toda a Cristandade. O amor nasceu naquele mesmo instante e durou toda a sua vida, até a morte a arrebatar, sem piedade, com apenas 36 anos depois de mais um acesso de febre, consequência de um último parto mal sucedido. Carlos V não escondeu a dor da sua perda. Não voltaria a casar, abdicando da Coroa de Castela para seu filho. Aclamada por todos como a mulher mais bela da sua época, Isabel exerceu na perfeição a sua função de rainha, mulher e mãe. Foi regente de Castela durante as prolongadas ausências do marido pela Europa, mostrando inteligência e perspicácia na resolução das questões do reino. Culta, musa de poetas e pintores desenvolveu uma intensa atividade cultural na corte. Engravidou seis vezes, tendo apenas sobrevivido três dos seus filhos. O mais velho, único varão, assumiria o trono de Castela como Filipe II, Filipe I de Portugal. Na sua primeira incursão pela escrita de romances, e depois de uma exaustiva pesquisa, Mercedes Balsemão traça-nos o retrato desta magnífica infanta portuguesa, mulher do Renascimento. Na Europa do século XVI, palco de batalhas, guerra, alianças e traições, em plena reforma religiosa, D. Isabel tornou-se numa protagonista do seu tempo."

    Sem comentários:

    Enviar um comentário