segunda-feira, 6 de março de 2017

Concurso Nacional de Leitura - Fase regional



"A fase regional do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, já arrancou. Pelo 11º ano consecutivo a Câmara Municipal do Porto/Biblioteca Municipal Almeida Garrett organiza a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, com uma rede ampla de parceiros, como a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura.
Este ano, a fase é regional, e engloba 514 participantes de 17 municípios da Área Metropolitana do Porto - 360 alunos do 3º ciclo e 154 do ensino secundário. Estão inscritas 126 escolas e esta recetividade enorme por parte das escolas, alunos, professores e professores bibliotecários muito nos entusiasma e orgulha. A responsabilidade e exigência é muito elevada. O espírito de equipa que tem caracterizado o CNL do Porto tem sido o ingrediente fundamental. Também por isso, e porque vivemos tempos muito complexos, o tema que selecionamos este ano foi a “Esperança”.

As provas e programa paralelo irão decorrer no dia 10 de maio de 2017, na Biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal. Posteriormente, serão enviadas informações sobre o programa, as regras gerais, etc. Os livros que a equipa da Biblioteca Almeida Garrett selecionou de leitura obrigatória para cada ciclo de ensino foram:

3º ciclo
Bicicleta à chuva – Margarida Fonseca Santos
O pintor debaixo do lava-loiças – Afonso Cruz
Secundário
O meu país inventado – Isabel Allende
Aparição – Vergílio Ferreira

O tema, na verdade, é tão amplo quanto complexo. Dentro da esperança podemos compreender a procura de nós próprios, a valorização da pessoa na sua liberdade de ser. Em todas estas obras, e de alguma forma, o narrador/escritor transcende os factos através da arte, seja por via da palavra, da escrita, seja por via da ilustração ou da pintura. A esperança vem muitas vezes em contraposição pela superação de inúmeros contratempos, silêncios, dores, angústias ou ruturas. Importante para nós é que a leitura destas obras seja também uma celebração da vida, da interrogação, do diálogo, da comunicação, de abertura ao(s) outro(s) e a si próprio. Esperamos, assim, que a 11ª edição do CNL no Porto seja, uma vez mais, uma grande festa do livro e da leitura, uma enorme comunidade inter-geracional de leitores."

Retirado do email enviado pela Biblioteca Almeida Garrett (BMAG)


Para lembrar os alunos selecionados na 1ª Fase que representarão a nossa escola na BMAG, em maio, ver aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário