terça-feira, 20 de março de 2018

Carlos Filipe Saraiva na escola


Carlos Filipe Saraiva estará amanhã, cerca das 12h00, na nossa escola numa sessão com alunos de 9ºAno. Apresentará o seu livro "Drogas: Conhecer Para Prevenir". 
"Licenciado em Estudos Europeus no ano 2000 e em Psicologia Clínica desde 2007 pela Universidade Fernando Pessoa (UFP). Realizou estágio académico no departamento de Psicologia Clínica do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo (EPESCB). Redigiu tese monográfica intitulada “Psicopatia e criminalidade violenta: Estudo de caso” – efetuada no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF). A partir de 2009 iniciou as suas funções como psicólogo clínico, em contexto prisional, no Estabelecimento Prisional do Porto (EPP), onde realiza intervenção psicológica individual e grupal à população reclusa, desviante, toxicodependente. Desde 2012 encetou a sua colaboração como psicólogo em contexto clínico organizacional e privado. Possui experiência como formador em cursos financiados e não financiados.

Ministrou palestras no ensino superior e secundário versando (no último) a prevenção de consumo."                                                        Informação retirada daqui.

Carlos Filipe Saraiva é blogger e pode ser lido aqui.

"Drogas: Conhecer Para Prevenir" "é o resultado da experiência do psicólogo clínico em contexto prisional e da sua intervenção clínica com população desviante, dependente e ex-dependente. Visa elucidar sobre o fenómeno da dependência, incidindo nas principais dependências da atualidade. Aborda a evolução histórica das "drogas", características e efeitos. Incide nos aspetos psicológicos da dependência, caraterísticas de personalidade do consumidor, alterações e consequências cerebrais, bem como nos relatos pessoais de reclusos que lidam e lidaram com a dependência. 

Por fim, na parte preventiva, foca a atenção nos fatores de risco e de proteção, identificação dos sinais de risco, estratégias de comunicação para com os filhos. Convida os leitores a perceberem o fenómeno da dependência para que de, forma consciente, sejam dotados de ferramentas e conhecimentos que os capacitem para prevenir eficazmente os respetivos consumos." 
Informação retirada daqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário