terça-feira, 10 de abril de 2018

Sabes quanto deves ler por dia para viver durante mais tempo?




Se estás a ler isto, provavelmente, ler é uma das tuas paixões. Caso tenhas vindo aqui parar, mesmo sem gostar de ler, não podes negar que a leitura faz parte da tua vida. Mas, afinal, quanto tempo devemos ler por dia?

A leitura é bastante benéfica, está comprovado e ninguém o pode negar. Eleva a função cognitiva do cérebro e a memória, reduz o stress, melhora as nossas relações sociais, aumenta a nossa inteligência e a nossa capacidade de aprender.

Mas a verdade é que, teoricamente, todos estes benefícios não acontecem independentemente do tempo despendido na leitura. Por isso, aqui estão cinco orientações científicas para o quanto deves ler todos os dias.

1 – O ideal pode ser ler apenas 30 minutos por dia

Fonte: Giphy

Um estudo levado a cabo por alguns investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos da América, do qual fizeram parte 3600 pessoas com idade superior a 50 e que lia todos os dias, concluiu que as pessoas que lêem apenas 30 minutos por dia vivem 2 anos a mais que as que o não fazem.

2 – Mas… são 30 minutos por dia, durante vários anos

Fonte: Giphy

O referido estudo foi efetuado durante 24 anos (1992-2016). Assim sendo, não podes ler 30 minutos e esperar que isso te adicione dois anos de vida. Têm de ser cerca de 30 minutos “despendidos” diariamente (ou quase) durante pelo menos 12 anos.

3 – O que lês também interessa

Fonte: Giphy

Os benefícios de 30 minutos de leitura foram apenas observados nas pessoas que liam ficção, não-ficção, poesia ou literatura em prosa. Os que apenas liam jornais e/ou revistas não foram contemplados entre os beneficiários.

4 – As regras mudam para os mais jovens

Fonte: Giphy

A Universidade do Estado de Nova Iorque em Albany, recomenda que as crianças devem ler todos os dias, durante cerca de 15 a 20 minutos. Isto sem contar com o tempo que lêem na escola. A ideia é que isso possa fomentar nas crianças o gosto pela leitura, sem, ao mesmo tempo, as “maçar”.

5 – Concluindo… lê!

Fonte: Giphy

Não interessa quanto tempo lês, quer seja todos os dias 30 minutos ou duas horas, o que interessa é que leias. De preferência todos os dias e, de preferência, livros. Os benefícios são vários, tal como já foi explicitado. Não tens nada a perder, apenas a ganhar.

Texto retirado daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário