segunda-feira, 6 de maio de 2019

Notícias falsas



Sabes que as mentiras, na Internet, se espalham mais rapidamente do que aquilo que é verdade? Pois é!! Se vires aqui, comprovarás esse facto. 

Existe uma preocupação mundial sobre falsas notícias e a possibilidade de que tal possa influenciar o bem-estar político, económico e social. Isso é de tal forma grave que, pensa-se, pode mesmo, destruir o regime democrático.

Há quem justifique esta onda de falsas notícias apontando a seguinte razão:

Até há pouco tempo, as pessoas consumiam conteúdo sem o questionar. Acreditava-se que naquilo que se lia, cria-se que as notícias eram verdadeiras. A diferença agora é que essas mesmas pessoas também são canais de distribuição de informação e partilham conteúdos.Ora, se esses conteúdos estão de acordo com as suas crenças, nem sequer se lembram de  pesquisar a sua veracidade.

Este é o contexto ideal para as "fake news" se espalhem chegando a influenciar, mesmo, eleições presidenciais, como sucedeu, nos Estados Unidos, com o presidente Trump.

Funciona da seguinte forma: robots criam e partilham conteúdos falsos em escala muito rápida e as pessoas disseminam a informação no Facebook, sem pesquisar a sua veracidade e, muita vezes, lendo, apenas,  o título do texto. O grande problema é que as discussões, os debates passam a girar à volta de conteúdos falsos e deixam para segundo plano os temas que são verdadeiramente importantes.

Assim, enquanto, por um lado, há um esforço para desmentir as informações falsas, novas "fake news" são criadas e espalhadas por robots e por pessoas reais com uma velocidade espantosa. De acordo com o estudo feito, as fake news são 70% mais compartilhadas do que as informações verdadeiras.

Dá que pensar, não achas?



Sem comentários:

Enviar um comentário