quinta-feira, 18 de julho de 2019

Bravo!


O texto "Uma ideia" do 6º B foi selecionado para fazer parte do livro Ajudaris 2019. Estão de parabéns os alunos e a professora Floripes pelo bom trabalho.



"Uma ideia!!

Estava na Bélgica. Era outubro de 2016 e aproximava-se o outono; era hora de migrar para um novo continente, à procura de um país mais quente. Já perceberam quem eu sou, sou uma andorinha!!!
Decidi que o meu destino seria África. A caminho, passei por vários países da Europa. Vi lindas paisagens, países muito evoluídos, grandes arranha-céus… Ao sobrevoar a cidade de Paris, avistei uma linda escola, que despertou a minha atenção. Tinha um espaço enorme, um edifício magnífico, lindos jardins e imensos alunos.
Fiquei muito triste quando vi alunos a colocarem os seus lanches nos baldes do lixo, enquanto estavam concentrados nos seus aparelhos eletrónicos. Seria isto normal?!
Continuei a minha grande viagem para África. Cheguei a um país chamado Senegal e, no meio de uma savana, encontrei uma bela árvore onde construí o meu ninho. Tinha uma vista magnífica; era um sítio incrível. Conseguia ver todos os dias um lindo por do sol, respirava-se um ar muito puro, era um paraíso!
Depois de algum tempo, reparei que lá no fundo, mas mesmo lá no fundo, conseguia observar uma escola. Era um barraco feito com pedaços de metal e pedras, muito, mas muito velho, sem qualquer tipo de condições. Mas os alunos eram crianças, muito felizes, brincavam umas com as outras. Os seus brinquedos eram improvisados com o lixo que encontravam nas ruas e a pouca comida que havia era partilhada por todos.
Depois de ter viajado por todos estes países, de diferentes culturas, diferentes costumes, diferentes classes sociais e etnias, questiono-me hoje e questiono-vos:
Em que mundo vivemos? Porque é que não temos todas as mesmas oportunidades, os mesmos direitos? Como podemos reduzir estas desigualdades e erradicar a fome?
Se todos os nossos excessos alimentares, de todos os países civilizados, fossem levados por todas as andorinhas que migram, talvez conseguíssemos erradicar a fome de África…"

Sem comentários:

Enviar um comentário