quarta-feira, 24 de julho de 2019

Histórias ao adormecer

"Contar histórias às crianças, antes de irem dormir, começa a tornar-se uma prática frequente. Até mesmo nas famílias com menos hábitos de leitura. Nos adultos cresce a certeza que as crianças devem ter livros. Mas ainda não somos um país de leitores.   


Quando a bebé nasceu coube ao pai assumir a tarefa de contar histórias à filha mais velha. Todas as noites, Ismael Coelho, 40 anos, lia para Beatriz. Não lia um livro, nem dois, nem três… Lia mais. Como era difícil chegar ao último livro antes de dormir, o pai encurtou as histórias. Para que o sono começasse, assim, a chegar mais cedo.

Contar histórias às crianças, no aconchego dos lençóis, começa a tornar-se hábito. Mesmo pais cujos progenitores nunca leram para eles, hoje, leem aos filhos. A leitura faz-se porque se entende que os miúdos devem ler. Disso depende o sucesso escolar. Coisa séria. Mas do saber ler ao gostar de livros; dos pais e mães que leem aos filhos até aos que são leitores assíduos, há muito para contar.

Por força da profissão, Ismael Coelho costuma ler livros e revistas sobre contabilidade e fiscalidade. Nada que interesse a Beatriz de seis anos, nem a Inês de três. “O Grande Livro das Fábulas para Adormecer” e outras aventuras, como as dos desenhos animados “Masha e o Urso”, são algumas das leituras que agradam às miúdas. Beatriz já sabe ler, mas continua a preferir que a mãe lhe leia. “É um bocado preguiçosa, diz que se estiver a ler não consegue perceber a história”, explica Ismael. Apesar de o pai ter assumido a “pasta” recentemente, a mãe continua a ser a contadora de histórias oficial. Também era ela quem, segundo o marido, “lia muito, antes das miúdas nascerem”. Agora, os tempos são outros.   

Se os pais têm o hábito de ler em casa, é possível que as crianças se sintam mais motivadas para a leitura. Mas para gostar de livros, o exemplo parental não basta. Clara Haddad, contadora de histórias profissional, acredita que para despertar o gosto da leitura, é preciso deixar a criança escolher os livros que quer ler. “A criança tem o seu próprio gosto. Mas, às vezes, os pais acham que esse gosto não é o ideal. Querem incutir outro gosto. E criam uma barreira muito grande à leitura.”

Escolher livros para ler às crianças atordoa muitos pais. Conhecendo bem esse drama, a contadora que recentemente se estreou como escritora infantil, criou um blogue onde dá sugestões semanais de leitura. “Mas nas primeiras leituras não adianta nada pensar em temas”, desdramatiza. “O adulto julga a partir do texto, mas a criança não. Ela quer ver a cor, ouvir o som e sentir o livro.”

Sem comentários:

Enviar um comentário