segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Novidades na BE

A Biblioteca recebeu alguns livros de oferta. Espero que sejam do vosso agrado.

"Daniel Sampaio, psiquiatra, terapeuta familiar e professor, tem tido nos últimos anos um papel fundamental em intervenções várias nos jornais, rádio e televisão, na abordagem da adolescência. Publicou ainda várias obras, bem conhecidas do público, onde aborda temas como a escola, a família, o suicídio. Depois de "A Arte da Fuga", chega agora um novo livro, "Tudo o que Temos cá Dentro", a meio caminho entre o romance e a descrição de uma psicoterapia, que tem o suicídio como ponto de partida. Temos o relato ficcional que o terapeuta faz das sessões, um monólogo interior do paciente e uma espécie de carta pos-mortem do suicida, uma história envolvendo os vários pontos de vista dos seus protagonistas. Uma leitura fundamental para todos os que se interessam pela adolescência e pelos problemas que lhe vêm associados."

"Era uma vez um rapaz que vivia num vale. Não estava contente com nada, nem com os empregos, nem com os amigos, nem sequer com a família. Olhava para os picos majestosos à sua volta, e sonhava subir à mais alta de todas as montanhas. Um dia, finalmente, teve coragem. E, contra os conselhos de todos, pôs-se a caminho. Quando chegou ao cume, depois de uma longa viagem, conheceu um velho sábio, que o ouviu atentamente e lhe deu alguns conselhos preciosos. Foi a primeira de muitas escaladas, a primeira de muitas lições. Aos poucos o rapaz percebeu que tudo o que aprendia no pico lhe era útil no vale - e vice-versa. E quase sem dar por isso, a sua vida começou a mudar…



Picos e Vales é uma poderosa história de Spencer Johnson, o mais lido e conhecido autor de parábolas de todo o mundo. Ao ler este livro, vai descobrir que os altos e baixos desta vida estão estreitamente ligados, e que todas as nossas acções quando estamos no vale influenciam o modo como chegaremos ao cume."

"Depois da publicação de" Vozes e Ruídos". "Diálogos com adolescentes" o professor Daniel Sampaio volta ao contacto com o público, agora com «Inventem-se Novos Pais». Desta vez o diálogo é com os pais. Sobretudo para lhes chamar a atenção para os filhos. Os Adolescentes têm de ser ouvidos, têm de ser entendidos pelos pais através de sinais que emitem. Com este livro, o professor Daniel Sampaio ajuda os pais a interpretar esses sinais, a elaborar a resposta certa. Para que o diálogo se mantenha, e, com o diálogo, a possibilidade de uma relação saudável entre pais e filhos. "Inventem-se Novos Pais" é, em suma, um livro indispensável para todos quantos querem levar a cabo com êxito a difícil tarefa da paternidade."

"França é o país estrangeiro onde vivem mais portugueses. São quase 600 mil. Se contarmos com os descendentes, são mais de um milhão. Este livro dá rostos a esses números: conta histórias dos que partiram para combater na Primeira Guerra e decidiram ficar, dos que fugiram da ditadura, da miséria e da Guerra Colonial e não voltaram, e dos que deixaram o Portugal da Troika. França é o país estrangeiro onde vivem mais portugueses. São quase 600 mil. Se contarmos com os descendentes, são mais de um milhão. Este livro dá rostos a esses números: conta histórias dos que partiram para combater na Primeira Guerra e decidiram ficar, dos que fugiram da ditadura, da miséria e da Guerra Colonial e não voltaram, e dos que deixaram o Portugal da Troika."

"Aquilo em que eu acredito é um olhar profundo e íntimo de Helena Sacadura Cabral sobre si própria e o mundo que a rodeia. Num registo inconfundível, marcado pela frontalidade, acutilância e singular sentido de humor, Helena Sacadura Cabral dá conta de tudo aquilo em que acredita, sejam valores, crenças, sentimentos ou motivações, num conjunto de textos reflexivos e inspiradores sobre a vida pessoal, familiar e social."

Pode começar a ler o livro aqui.

"Um livro escrito por um autor que vai estar diariamente em antena, na SIC, para defender a sua tese. Uma visão independente e imparcial dos factos do caso Carlos Castro vs. Renato Seabra. Uma narrativa do crime que privilegia as fontes policiais. Uma análise do criminoso fundada na avaliação de psicólogos clínicos e psicólogos forenses."
 Pode começar a ler o livro aqui.



"O primeiro livro de Patrick Süskind foi o romance O Perfume, que imediatamente o celebrizou como autor e que continua a ser um livro de culto para sucessivas gerações de leitores atraídos por uma verdadeira obra-prima. A sua segunda obra de ficção, A Pomba, foi também alvo de um excecional acolhimento internacional. Nesta novela, o porteiro Jonathan, figura central do livro, que partilha a sua monótona existência entre a mansarda que habita e o banco onde trabalha, vê a sua vida abalada de um momento para o outro quando um pássaro ferido tomba a seus pés. A partir deste fait-divers, Patrick Süskind constrói uma pequena maravilha."

Pode começar a ler o livro aqui.


"Os últimos dias da maior heroína romântica de Portugal. Uma história apaixonante, envolvente e perturbadora. Nunca haverá outro amor assim.



"Minha Querida Inês" é fruto de investigação histórica misturada com a paixão de Margarida Rebelo Pinto por mulheres fortes, cuja presença sempre foi uma constante nas suas obras. A Inês aqui retratada é uma mulher corajosa e apaixonada que fala sem pudor da sua vida íntima e da sua visão do amor, da família, de Deus e do mundo.
Inês morre por amor. Se foi "a ruça que queria roubar o reino", ou apenas vítima de uma intriga política, nunca saberemos. A Inês que aqui fica é uma mulher inteira, de carne e osso, com cabeça, coração e estômago, que sente e que pensa à frente da sua época e, por isso mesmo, sábia e intemporal."

Pode começar a ler o livro aqui.

"Eddie sonha com uma bicicleta há muito, muito tempo. Apesar de ter apenas doze anos, sabe que o sonho vai ser difícil de concretizar, pois a família debate-se com problemas financeiros desde que o pai morreu. Ainda assim, acredita que a sua mãe vai conseguir o milagre, e que na manhã mágica do dia 25, junto à modesta árvore de Natal, encontrará a tão desejada prenda… Em vez disso, depara-se com um pequeno embrulho. Lá dentro uma camisola, "uma estúpida e feia camisola tricotada à mão", que o rapaz enfurecido atira para um canto do quarto.

Demasiado novo para perceber o valor simbólico da prenda que a mãe lhe tricotou com tanto amor, Eddie inicia uma dura caminhada para a idade adulta, que o levará a questionar tudo e todos. Até que, no mais profundo momento da sua revolta, conhece um enigmático vizinho, que aparece e desaparece sem deixar rasto. É um homem sábio, de idade indefinida, que ensina ao rapaz um segredo: na vida, há sempre uma segunda oportunidade, podemos sempre voltar atrás e desfazer todo o mal que fizemos.

A Prenda de Natal é um romance mágico, uma história que ficará para sempre na nossa memória."

Pode começar a ler o livro aqui.

"Ler a Rita é criar nitidez, terminar o impreciso, o indefinido, sobretudo da vontade.


Há um sol de uma galáxia interior que se pôs no centro deste livro. Caminhamos na pura luz. A cada texto transparecemos."


Começar a ler o livro aqui.

Viaje pelo blogue da Rita aqui.




Sem comentários:

Enviar um comentário