quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Quer viver mais anos? Leia livros!



"Quem diria que meia hora de leitura diária significa mais anos de vida. É a conclusão de um estudo realizado por investigadores do Laboratório de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, agora divulgado.
Depois de reunirem dados sobre os hábitos de leitura de mais de 3500 pessoas acima dos 50 anos, constatou-se que nos 12 anos seguintes a taxa de mortalidade dos leitores assíduos foi 20% inferior à de quem não era tão dedicado aos livros. E a esperança média de vida dos primeiros revelou-se 23 meses superior à dos segundos.
“As pessoas que reportaram uns meros 30 minutos de leitura diários de um livro tiveram uma significativa vantagem de longevidade em relação aos que não liam", sublinha Becca R. Levy, professora de epidemiologia em Yale, em declarações ao The New York Times.
Publicado no jornal Social Science and Medicine, o estudo levou em conta fatores como a idade, género, raça, educação, condição económica ou doenças para sugerir que "os benefícios de ler livros incluem uma vida mais longa para os poder ler".
A leitura assídua de jornais e revistas também se mostrou capaz de influenciar positivamente a longevidade, mas em muito menor grau do que os livros. "
In Visão.

Sem comentários:

Enviar um comentário