quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Júlio Resende





Se estivesse vivo, Júlio Resende faria, no dia 23 de outubro, 100 anos.

Júlio Martins Resende da Silva Dias, pintor português que nasceu a 23 de outubro de 1917 em Valbom, Gondomar, Porto,  e faleceu a 21 de setembro de 2011, aos 93 anos.
Diplomou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes.
Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na Iª Exposição dos Independentes. Em 1948 partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal em 1949 e as propostas atualizadas que Resende demonstra são acusadas pelos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo, vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde no Porto, uma pintura caraterizada pela plasticidade e dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não figuração. Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica.
Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor, trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.
A obra pictórica de Júlio Resende revela que ele compreendeu a pintura europeia, porque a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que ele formou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Cavaco Silva referiu-se a ele como "grande Mestre da Arte Portuguesa do último século".
Em 1993 criou o Lugar do Desenho, sede da Fundação que adota o seu nome.

Algumas obras:
Caminhantes (1950)
Lavadeira (1951)
Mendigos (1954)
Pentecostes (1955) [pintura a fresco, altar-mor da Igreja da Nossa Senhora da Boa Esperança, Canaviais, Évora]
Pescadores (1957)
Moça (1982)
Ribeira Negra (1984)
Vitral da Igreja do Mosteiro de São Salvador de Grijó, Vila Nova de Gaia (1998)

Retirado daqui.

"Ribeira Negra" de Júlio Resende na Ribeira do Porto 

Para conhecer algumas das obras de Júlio Resende, clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário