quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

136º aniversário do nascimento de Virgínia Woolf


"Virginia Woolf nasceu em Londres a 25 de janeiro de 1882, filha de Sir Leslie Stephen, escritor e historiador ilustre da Inglaterra vitoriana. Desde cedo ligada a grupos de intelectuais, casou em 1912 com Leonard Woolf e com ele fundou a editora Hogarth Press, responsável pela revelação de autores como Katherine Mansfield e T. S. Eliot e pela publicação das suas próprias obras. Reconhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo britânico, destacam-se entre os seus trabalhos os romances Mrs Dalloway (1925), Orlando (1928) e As Ondas (1931), assim como o ensaio Um Quarto que Seja Seu (1929). Após sucessivas crises depressivas e não suportando o isolamento provocado pelo agravar da Segunda Guerra Mundial, suicida-se a 28 de março de 1941, em Lewes."


Breve Bibliografia da Autora (edições em português):

A Viagem, Publicações Europa-América
Mrs. Dalloway , Livros do Brasil
As Ondas, Ed. Relógio D’Água
Orlando, Ed. Relógio D’Água
Rumo ao Farol, Ed. Afrontamento
Um Quarto só para si, Ed. Relógio D’Água
Os Anos, Ed. Relógio D’Água
A Casa Assombrada, Ed. Relógio D’Água
Entre os Actos, Ed. Cotovia
O Quarto de Jacob, Ed. Cotovia
Flush, Uma Biografia. Flush, Ed. Afrontamento
Londres, Ed. Relógio D’Água
Os Contos de Virginia WoolfEd. Relógio D’Água
Cartas a Jovens Poetas, Rainer M. Rilke e Virginia Woolf, Ed. Relógio D’Água
A Viúva e o papagaio, Porto Editora
Momentos de vida, Ed. Ponto de Fuga
Fantasmagorias, ED. Feitoria dos Livros
Noite e diaEd. Relógio D’Água
Ensaios escolhidosEd. Relógio D’Água
Obras escolhidas IEd. Relógio D’Água
Obras escolhidas IIEd. Relógio D’Água


A  Biblioteca disponibiliza para empréstimo, as seguintes obras:



"Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…

Este livro é também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade."

Esta obra pode ser lida aqui.

"As Ondas é considerado o melhor e o mais radical romance de Virginia Woolf - um desses raros escritores que nasceu no «instante em que uma estrela se pôs a pensar».
Marguerite Yourcenar, sua tradutora francesa, descreveu assim este romance: «As Ondas é um livro com seis personagens, ou melhor seis instrumentos musicais, pois consiste unicamente em monólogos interiores, cujas curvas se sucedem e entrecruzam com uma segurança que lembra A Arte da Fuga de Bach. Nesta narrativa musical, os breves pensamentos de infância, as rápidas reflexões sobre os momentos de juventude e de confiante camaradagem desempenham o mesmo papel dos allegros nas sinfonias de Mozart, abrindo espaço para os lentos andantes dos imensos solilóquios sobre a experiência, a solidão e a maturidade. Tanto como uma meditação sobre a vida, As Ondas são um ensaio sobre a solidão. Trata-se de seis crianças, três raparigas, Rhoda, Jinny e Susan; e de três rapazes, Louis, Neville e Bernard, que vemos crescer, diferenciarem-se e envelhecer. Uma sétima criança, que nunca toma a palavra e que só conhecemos através dos outros, é o centro do livro ou melhor o seu coração.»
Mais que uma música admirável que a imaginação oferece à inteligência, As Ondas é um livro sobre a impossibilidade do ser."

Pode, se quiser, ler este livro aqui.

Quer saber por onde começar a ler Virgínia Woolf? É só seguir os conselhos desta fã.



Aqui, pode fazer o download das obras de Virgínia Woolf.

Frases célebres de Virginia Woolf

A vida é como um sonho; é o acordar que nos mata.

As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de reflectirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural.

Cada um tem o seu passado fechado em si, tal como um livro que se conhece de cor, livro de que os amigos apenas levam o título.

Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial.

É muito mais difícil matar um fantasma do que matar uma realidade.

A coisa nenhuma deveria ser dado um nome, pois há perigo de que esse nome a transforme.

Uma paixão tão completamente centrada em si recusa o resto do mundo tal como a água límpida e calma filtra todas as matérias estranhas.

Se você não contar a verdade sobre si mesmo, você não pode contar a verdade sobre as outras pessoas.

Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro.

Não se acha a paz evitando a vida.

Sono, essa deplorável redução do prazer da vida.

Encarar a vida pela frente... Sempre... Encarar a vida pela frente, e vê-la como ela é... Por fim, entendê-la e amá-la pelo que ela é... E depois deixá-la seguir... Sempre os anos entre nós, sempre os anos... Sempre o amor... Sempre a razão... Sempre o tempo... Sempre... As horas.

Os olhos dos outros são prisões; seus pensamentos nossas celas.

Algumas pessoas procuram os padres; outras a poesia; eu os meus amigos.

Estas são as mudanças da alma. Eu não acredito em envelhecimento. Eu acredito em alterar para sempre o aspecto de alguém para a luz. Eis meu otimismo.

O meu maior desejo sempre foi o de aumentar a noite para a conseguir encher de sonhos.

De tudo que existe, nada é tão estranho como as relações humanas, com suas mudanças, sua extraordinária irracionalidade.

Depender de uma profissão é uma forma menos odiosa de escravidão do que depender de um pai.

O efeito da morte sobre aqueles que continuam vivos é sempre estranho, e muitas vezes terrível, pela destruição de desejos inocentes.

Realmente, eu não gosto da natureza humana a menos que esteja toda temperada com arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário