segunda-feira, 11 de junho de 2018

A prova de pré-selecção do CNL


A prova de pré-seleção do Concurso Nacional de Leitura decorreu no dia 5 de junho, a partir das 14h30, na nossa escola.
Teve a duração de sessenta minutos, com uma tolerância de trinta minutos, devendo ser submetida até às 16h00. Assim, após clicar numa hiperligação enviada por correio eletrónico, acedíamos a um texto e uma questão.
Desta forma, à questão 

"O pai do narrador tinha a “cabeça empapada em perguntas e inquietações”. E tu? Que perguntas e inquietações te suscitou este texto? "

a Carolina escreveu o seguinte: 

"Este texto fala-nos de um dos problemas que afetam o mundo: a poluição. E tal como a poluição é causada pelo ser humano, muitos outros também são fruto da falta de solidariedade e preocupação com o próximo.
As causas da tragédia de que fala o texto foram decisões e atos tomados por pessoas irresponsáveis, que preferem escolher o caminho mais fácil e nunca o caminho correto.
Mas todos os atos têm consequências, e este ato só teve consequências negativas, uma vez que afetou e matou seres vivos. Como o texto diz, ”derreava o voo das aves”, “ descompassava o passo de caranguejos”  e “a morte de peixes  e da fauna e flora marinhas”; destrói paisagens: “O cenário era tragicamente espantoso” e habitats: “ um manto gorduroso que possuía a água, se agarrava à areia, contaminava os viveiros de marisco”.
Com tudo isto, surgem na minha cabeça as seguintes perguntas:
Como é que alguém pode ser tão irresponsável  ao ponto de tomar decisões que, até podem trazer algum lucro para elas, mas vão afetar o mundo inteiro, e consequentemente, elas próprias?
Como é possível que, mesmo com tantas campanhas que são feitas sobre as consequências da poluição, haja pessoas que têm estas atitudes?
O que muda na vida das pessoas que fazem estas coisas? O que ganham elas com isto? Será que vale a tempo perder tempo a tentar perceber estas atitudes?
Porque é que fazem isto?
Eu acho que não há resposta correta. Acho que nem há resposta! Há perguntas que, mesmo com todos os estudos que se façam e por muitas teorias que se criem, nunca vão ter resposta.
Por isso e acima de tudo, hoje, dia 5 de Junho, Dia do Ambiente, faz todo o sentido relembrar e insistir em atos que possam mudar opiniões, atos que combatam a poluição e promovam um bom ambiente."


O que vos parece? A nós, que a acompanhámos e testemunhámos a sua elaboração pela própria, parece-nos perfeito para uma menina de 12 anos!
O júri que o leu não foi, no entanto, da mesma opinião. 


Sem comentários:

Enviar um comentário