segunda-feira, 25 de junho de 2018

Aconteceu o concurso "Conta-me uma história"


Aconteceu no passado dia 14 de junho o Concurso de Contadores de Histórias "Conta-me uma história". Participaram 13 alunos e alunas do 2º e 3º Ciclos que nos encantaram com a sua forma particular de contar histórias.

A Coordenadora da Biblioteca referiu que contar histórias é uma atividade ancestral, uma atividade que  ligava famílias, que perpetuava a memória das comunidades. Um pouco esquecidas, elas voltam, hoje em dia, pela voz de contadores de histórias que nos levam para outros tempos, outros mundos.

As razões que nos levam a contar histórias, dizia,  são diversas, múltiplas e contou a história de um homem que, "cansado de ver as pessoas de sua cidade sempre tensas, angustiadas e tristes, resolveu fazer algo por elas.
Como sabia de cor lindas histórias, sentou-se num banquinho no meio da praça e pôs-se a contar e a contar…
E assim o contador de histórias passava seus dias…
A princípio, algumas pessoas paravam para ouvi-lo, curiosas. Mas só ficavam um pouquinho, pois tinham muita pressa, seu tempo era curto!
Mesmo assim, o homem não desistia: todos os dias, punha o seu banquinho na praça e contava as suas histórias repletas de fantasia.
O tempo passou..
Um dia o contador de histórias narrava, para uma plateia inexistente, uma maravilhosa fábula, quando um garotinho, puxando-o pela manga, interrompeu-o:
– Ei, tio! Será que você não percebeu que não tem ninguém ouvindo? Por que você insiste em contar essas histórias?
Então, o sábio homem respondeu:
– Olhe, meu filho, antes eu contava histórias pensando em mudar o mundo; hoje, eu conto histórias para que o mundo não me mude…"

Fosse qual fosse a razão que motivou estes pequenos contadores, ouvimos as suas histórias, o júri ouviu as suas histórias e avaliou cada uma das participações nos seguintes parâmetros: dicção, correcção linguística, linguagem corporal, expressividade, organização das ideias/ progressão da história, conhecimento, segurança e autoconfiança a contar a história. 
Não teve tarefa fácil! Todos estiveram muito bem!! No entanto, no final, e porque só podia haver um premiado em cada escalão, os vencedores foram, no 2º Ciclo, a Ana Moreira do 6ºB e, no 3º Ciclo, a Matilde e a Maria do 7ºC.
Muitos parabéns!












Sem comentários:

Enviar um comentário