quarta-feira, 13 de junho de 2018

Lendas e Contos Populares de Portugal


Vai ser hoje, pelas 21h00, a apresentação do livro "Lendas e Contos Populares de Portugal", na Escola Secundária de Gondomar.
Nele participaram as Crianças e Educadoras dos JI e os Alunos e Professores das EB do 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Gondomar nº 1, num Projeto dinamizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento.
Na sessão de hoje haverá momentos de representação e projeção de um vídeo dos alunos e exposição dos trabalhos realizados no âmbito do projeto. 

Tal como consta no prólogo do livro:

"Assim se chama o projeto de desenvolvimento da leitura e da escrita que Direção e Bibliotecas Escolares desenvolveram para as crianças dos Jardins de Infância e para os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar. O projeto foi lançado no início do ano letivo e contou com o entusiasmo e o empenho de educadoras e professores do AEG1, tanto mais que o tema para o ano agora terminado era bem interessante: Lendas e Contos Populares de Portugal.
Foi feita uma grelha inicial com base na divisão territorial portuguesa. Cada escola ou Jardim ficou incumbido de trabalhar cada uma das regiões com as crianças e alunos. Esta publicação é um dos resultados desse trabalho, em que praticamente todas as escolas participaram. Além disso, escolas houve que solicitaram a colaboração dos encarregados de educação, que apresentaram resultados surpreendentes, outras realizaram pequenos filmes e momentos de dramatização de lendas e contos populares, fizeram-se petiscos e iguarias gastronómicas alusivos às diferentes regiões do país, etc. Enfim, mais uma vez, os livros e a leitura permitiram que muitas crianças e alunos viajassem sem sair da escola e que ficassem a conhecer melhor a riqueza e a diversidade de Portugal, ilhas incluídas.
Este primeiro volume do Projeto apresenta-nos 25 lendas e contos populares portugueses, ordenados de Norte para Sul, terminando a viagem nas ilhas. É, sobretudo, o reconto, mas também o resumo, os pormenores que mais chamaram a atenção, a diversidade de trabalhos e, claro, a ilustração que também confere cor e originalidade a este Projeto.
Concluindo, Direção e Bibliotecas Escolares do Agrupamento sentem-se satisfeitas pelo trabalho de elevada qualidade produzido, pelo empenho de todos no projeto (crianças, alunos, educadoras, professores, pais) que, sem dúvida, muito contribui para mostrar (um pouco) do excelente trabalho que, mesmo com muitas dificuldades e limitações, se vai fazendo no AEG1.
Obrigado e… boas leituras! E, lembrem-se, LER COM OS AMIGOS… AINDA É MELHOR!"

Sem comentários:

Enviar um comentário