quarta-feira, 1 de julho de 2020

Dia Mundial das Bibliotecas

“As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem  está a ponto de partir. E nada é pequeno quando tem uma biblioteca. O mundo inteiro pode ser convocado à força dos seus livros." (Valter Hugo Mãe)


O Dia Mundial das Bibliotecas celebra-se a 1 de julho, um dia marcado para enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas.

O Manifesto da UNESCO refere-se à biblioteca pública como uma porta de acesso local ao conhecimento fulcral para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.

Como professora bibliotecária não posso ficar indiferente a este dia. Não tenho por hábito falar de mim, aqui, mas, hoje, regresso aos meus tempos de criança e lembro.

Na cidade onde eu vivia não existia uma biblioteca. A escola  que frequentava tão pouco dispunha de um espaço onde houvesse livros. Eram tempos em que a leitura era uma perda de tempo, em que a minha mãe considerava que o tempo que perdia a ler era tempo que não utilizava para estudar. 
Guardava os tostões (literalmente) para conseguir comprar livros em saldo da Agência Portuguesa de Revistas. Alguém lembra o Major Alvega, Mamselle X, Mandrake, Zorro...
Mas, há sempre um mas, um dia, alguém me disse que havia uma carrinha que vinha uma vez por mês à cidade e trazia livros para emprestar e, maravilha das maravilhas, não era necessário pagar nada.
Foi aí que a viagem maravilhosa começou! Nunca requisitava apenas um título, era sempre o número máximo que podia e que o "bibliotecário" da carrinha da Gulbenkian permitia. 
Muitas das minhas horas, na minha pré-adolescência até jovem adulta, foram vividas a devorar livros da biblioteca.
Ler é um portal mágico, um portal que me permitiu aceder a um mundo diferente daquele em que vivia, crescer, aprender e ser o que sou hoje.
“Saber ler é acender uma luz no espírito” disse a escritora norte-americana Pearl Buck.

Estar numa biblioteca continua a ser, para mim, um encantamento. Talvez porque, como Mark Twain afirmava “Numa boa biblioteca, sentimos, de alguma forma misteriosa, que estamos absorvendo, através da pele, a sabedoria contida em todos aqueles livros, mesmo sem abri-los.” . 
Eu diria, ainda, que a antecipação da leitura de um livro dá um prazer absolutamente indescritível.

Hoje, as bibliotecas estão ao alcance da nossa mão. Não é necessário ir a uma biblioteca para aceder a milhares de livros. Basta um clic! Claro que o sentimento de prazer que uma biblioteca nos proporciona não acontece, nem o cheiro ou o toque de um livro na nossa mão. No entanto, o livro em qualquer formato, em papel ou digital, vai permitir-nos sempre viajar, sair do nosso espaço, do nosso tempo...

As bibliotecas revestem-se de várias formas, desde as mais tradicionais e complexas


às mais simples, estranhas e originais.

(uma biblioteca no estendal - clicar para saber mais)


(Clicar para saber mais)
(Navio biblioteca - clicar para saber mais)

(Biblioteca com livros recolhidos do lixo)

Neste blogue, aqui, é possível conhecer mais sobre bibliotecas e leitores da Índia, Itália, Caraíbas, Colômbia ou Estados Unidos.
Boa viagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário