segunda-feira, 13 de julho de 2020

OSCA - O Sucesso em cada aluno



Ver todos os outros vídeos, aqui.

A Câmara de Cascais, criou um canal local complementar ao ensino à distância e à iniciativa nacional #estudoemcasa.



"No âmbito das medidas adotadas em Cascais para fazer face à pandemia #Covid-19, a partir da segunda semana de maio, até junho inclusivE, os alunos vão passar a ter um canal próprio "O Sucesso em Cada Aluno"... Aberto a todos, este canal destina-se particularmente a crianças com Necessidades de Saúde Especiais, a partir de adaptação de algumas atividades. 

Usando metodologias essencialmente lúdicas e artísticas criamos um canal com um conjunto de propostas que englobam as diferentes áreas de desenvolvimento pessoal e social. Assim, em cada dia da semana, vai ser proposto às famílias e crianças  uma ou mais atividades contempladas nos vídeos apresentados, atividades de estimulação cognitiva, motora, artística e de exploração dos sentidos e significados das emoções nas crianças e jovens.  
Estes programas fornecem, também, uma memória descritiva que permite à família replicar aquelas atividades em ambiente familiar.

Em termos de organização das atividades semanais elas estão divididas por rubricas de segunda a sexta-feira. Assim:

2.ª feira - Pequenos Artistas;
3.ª feira - Grandes Pensadores;
4.ª feira - Criação com a Família;
5.ª feira - Relaxar em Casa;
6.ª feira - A Filosofia que me Estimula.
...
Estes recursos inclusivos, que se pretendem facilitadores da aprendizagem, resultam de um trabalho conjunto de equipas multidisciplinares escolares (Agrupamentos de Escolas Matilde Rosa Araújo, Agrupamento de Escolas Alapraia), parceiros locais (Escola Profissional Val do Rio, Centro de Recursos para a Inclusão - CERCICA, Ludobibliotecas das Juntas de Freguesia Alcabideche, Carcavelos-Parede e Cascais-Estoril), Câmara Municipal de Cascais e a supervisão das Professoras Dra. Ariana Cosme e Dra. Daniela Ferreira, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. "

(Texto com algumas alterações retirado daqui.

"OSCA - O Sucesso em cada aluno" foi tema de conversa com Ariana Cosme na sessão "on.line.com" no dia 1 de junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário