quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Novidades de Fevereiro


"A história de um rei pela mão de um romancista, ou de como a figura de D. Pedro V e o liberalismo foram reinterpretados pelos padrões de uma época de ditadura
D. Pedro V por Ruben A. é uma experiência de puro prazer. É puro prazer o que se sente ao ler a obra D. Pedro V - Um Homem e um Rei, da autoria de Ruben Andresen Leitão, uma obra marcante publicada em 1950 e há décadas esgotada, agora reeditada pela Leya, sob a chancela da Texto Editora.
Prazer de ler sobre uma figura como D. Pedro V. Prazer de ler um livro escrito por alguém que escreve como Ruben Andresen Leitão escrevia. E prazer imenso de poder ler um livro sobre história com a distância de mais de meio século sobre a sua escrita, podendo gozar o privilégio de ver como a história é a interpretação que cada época faz do passado, o privilégio de perceber como a história do passado se reescreve a cada época de acordo.
A figura de D. Pedro V (n.16/09/1837, f.11/11/1861), o rei intelectual, que reinou apenas seis breves anos, e morreu jovem, aos 24 anos, tudo indica que de febre tifóide, é apresentada por Ruben A. acompanhado e contextualizado na época por um conjunto de reflexões do autor que se prendem e são ditadas pelo período e o contexto histórico em que Ruben A. viveu, ou seja, a ditadura de Oliveira Salazar.
E é na visão de Ruben A. que vai beber muito do que a historiografia subsequente e actual até diz sobre o liberalismo, bem como à mitificação que é feita de D. Pedro V, filho de Maria II, falecida em 1853, data em que o marido Fernando Saxe Coburgo assume a regência do reino até à maioridade de D. Pedro em 1855.
O jovem rei reinou entre 1855 e 1861 e teve como primeiros-ministros o duque de Saldanha e o então marquês de Loulé. Filho de um Saxe Coburgo, viajou pela Europa antes de assumir o trono e tinha uma visão muito própria do que deveria ser a governação." Ler mais aqui.



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma.


"Um livro de amor aos cães que celebra os afectos, a fidelidade, a solidariedade e a amizade. Freud, Picasso, Hemingway, Maria Callas, Alexandre O’ Neill… e as histórias dos seus melhores amigos.
Neste livro registam-se as histórias de alguns cães cuja memória resistiu à voragem do tempo por terem pertencido a donos que ascenderam ao patamar da fama nos domínios da literatura, da política, do cinema, da ciência ou da música. Em todas as narrativas bate, afectuoso e dedicado, um coração de cão.
Hemingway, Newton, Freud, Buster Keaton, Marilyn Monroe, John Steinbeck, Alexandre O'Neill, Frank Sinatra, Picasso, Byron, Pavlov, Mário Henrique Leiria, Tim Burton, entre outros, estão presentes nas páginas deste livro graças aos cães que povoaram as suas vidas e as suas memórias.
Este é um livro de amor aos cães, um livro de amados cães, que celebra os valores da fidelidade, da solidariedade e da amizade. Depois de ler este livro, ninguém pode falar em "mundo cão". Com amigos assim, a vida tem outro sabor."
"Como funciona o aparelho circulatório e como se processa a digestão? Qual o papel desempenhado pelo sistema nervoso? Como se protege o corpo das doenças? Quais as nossas reais necessidades energéticas? Como preparar refeições saudáveis? As vitaminas são mesmo indispensáveis? Os aditivos alimentares podem ser perigosos? Quais os perigos da obesidade? Como controlar, eficazmente, o nosso peso? Quais os desportos que permitem aumentar a resistência e a endurance? Que podemos nós fazer para proteger o meio-ambiente? Como evitar os acidentes domésticos? E os rodoviários? Quais as regras de higiene que garantem o nosso bem-estar? Como lidar com o stress e as doenças? Como proteger o equilíbrio mental?
Este guia responde a estas e a muitas outras questões. Redigido numa linguagem clara, acompanhada por numerosos quadros, esquemas e fotos a cores, ele ensinar-lhe-á tudo o que tem de saber sobre a alimentação, o exercício físico, os métodos de relaxamento, a higiene e a prevenção das doenças. Deste modo, poderá viver em forma todo o ano."

Sem comentários:

Enviar um comentário