“Na 10ª edição da Semana da Leitura, convidam-se as escolas a celebrar a leitura, o prazer de ler e a criarem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS de Leitura.” (ver aqui)
Tem início, hoje, a Semana da Leitura.
Na sala de professores, o dia foi marcado com a leitura, pela Coordenadora da BE, do Manifesto Anti-leitura de José Fanha. (Ler aqui e ver aqui dito pelo próprio autor).
A semana será marcada por atividades como a visita de escritores, estafeta de contos, exposições de caricaturas de escritores portugueses, declamação de poemas.
A semana será marcada por atividades como a visita de escritores, estafeta de contos, exposições de caricaturas de escritores portugueses, declamação de poemas.
Neste dia em particular, partilho o artigo escrito por um amigo, um colega de escola, publicado no jornal "Mensageiro de Bragança".
"SALVE CLARA (Carta à minha neta)
Clara, minha querida neta,
Apesar da tua chegada recente e do contacto que já te foi proporcionado a várias maravilhas tecnológicas do nosso tempo, desde computadores a telemóveis, desde carros a aviões e outros espantosos produtos do génio tecnológico contemporâneo, queria apresentar-te um maravilhoso e contemporâneo utensílio, de qualidades e características excecionais:
Trata-se de um sistema de armazenamento de dados e imagens, recetor e transmissor de enormíssimas quantidades de informação, com propriedades espantosas, moderno, personalizável com uma enormidade de modelos, tipos e formas.
Na sua composição entram apenas produtos naturais e totalmente recicláveis. Apesar de haver milhentas versões, tamanhos e pesos variados, de haver imensos fabricantes e métodos de manufatura, são todos compatíveis entre si e com os diferentes acessórios a que se podem ligar e com que se associam frequentemente.
Nunca pendura, nunca bloqueia, nunca fica sem bateria nem perde a conexão. Não é dependente de reiniciações frequentes nem usa qualquer programa de arranque e está sempre pronto a ser utilizado.
É compacto e portátil. Não tem cabos nem conetores e por isso pode ser usado em qualquer lugar e em qualquer altura. Não emite radiações nem interfere com nenhum sistema de navegação, médico ou outro independentemente da sua sensibilidade dos equipamentos que existam nas proximidades.
Comporta inúmeras páginas de informação com milhares de bytes cada uma, com as mais diversas formas de representação e basta um simples toque de dedos para a navegação sequencial. Contudo permite facilmente o acesso direto a qualquer uma delas. A informação aí contida é transmitida diretamente para cérebro do utilizador sem necessidade de qualquer dispositivo de conexão ou aplicativo, conversão ou interpretação.
É possível tomar notas diretamente nas páginas de informação com recurso a um simples lápis de escrever.
É compatível com todo e qualquer sistema de referenciação e marcação do endereço da informação relevante ou pretendida. Permite a utilização múltipla e simultânea destes dispositivos e facilmente se adapta a todos os sistemas de mãos-livres, independentemente de serem muito elaborados ou rudimentares.
É muito resistente, sem avarias conhecidas e tem uma longevidade largamente superior a qualquer outro utensílio, de natureza diferente, mas com finalidade idêntica. É fácil de aceder e a sua utilização é de baixo custo sendo muitas vezes gratuita. Há várias outras formas de armazenamento e divulgação de informação que lhe imitam a tecnologia e o modo operacional embora o contrário não seja normal.
Está muito divulgado e tem uma dispersão universal.
É sobejamente conhecido e reconhecido.
Em Portugal dá pelo nome de livro. Tem outros nomes noutras línguas e noutros locais. É a forma mais antiga e mais conhecida de guardar e divulgar conhecimento, ideias, sentimentos, imagens, documentos, histórias verdadeiras e inventadas, romances, dramas e poemas e muitas outras formas de informação.
Terás contacto com muitos destes exemplares na tua vida, minha querida neta. Trata-os bem."
(Ver aqui.)
Sem comentários:
Enviar um comentário