quinta-feira, 20 de maio de 2021

Videoconferência - Dependência online

 



De acordo com o previsto, ontem realizou-se a sessão sobre "Dependência online" dirigida aos Encarregados de Educação do AEG1. 
A sessão contou com a presença da Diretora do Agrupamento que salientou a pertinência da temática face ao comportamento dos alunos, nomeadamente no pós confinamento, dizendo que, nos intervalos, preferem ficar na sala sob a justificação de que no espaço exterior não têm internet, ao mesmo tempo que partilhou a preocupação sobre as implicações que poderão advir ao nível dos relacionamentos interpessoais.
Nesse seguimento, o jovem voluntário do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Sérgio Salinas, no âmbito do Programa "Naveg@s em Segurança?" dinamizou a sessão  começando por esclarecer quando poderemos estar face a situações de ciberdependência, alertando para comportamentos de risco e partilhando algumas estratégias para a superação da ciberdependência. Sensibilizou os Encarregados de Educação para a importância de uma relação assente na parentalidade positiva, estruturada na comunicação e contratualização a utilizar com os seus educandos.  
A este propósito, o mesmo realçou que "a culpa não é tua", na medida em que as diferentes plataformas utilizam estratégias potenciadoras da ciberdependência (bolha de escrita, tendência, reprodução automática,...), pelo que é importante estarmos atentos a todas essas estratégias e, em caso de necessidade de ajuda ou esclarecimento de dúvidas deixou os contactos da Internet Segura. 
Enfim, vivendo numa era em que cada vez mais o digital faz parte do nosso dia a dia, foi realçada a importância de uma boa gestão do seu uso. 
Muito obrigada pela vossa participação!

Sem comentários:

Enviar um comentário