Um Dia de Loucos - Trinta
ossos duros de roer, de Walter Benjamin, Ilustração Marta Monteiro, Bruaá
Editora
Um dia de loucos: Trinta ossos duros de roer" é um dos cerca de noventa programas de rádio para crianças que Walter Benjamin, um dos mais influentes pensadores do século XX, escreveu e apresentou na rádio alemã entre 1927 e 1933. Transmitidos entre a Rádio Berlim e Rádio Frankfurt, estes programas de Benjamin abrangiam uma fascinante variedade de tópicos: o terramoto de Lisboa, a erupção do Vesúvio, a inundação do rio Mississipi, e muitos mais. Neste texto em particular, Benjamin propõe uma intrigante e divertida história onde acompanhamos as peripécias da personagem principal na busca da solução para uma adivinha.
Enquanto a lemos, somos desafiados a encontrar 15 erros e a responder a 15 perguntas. Cada resposta correta a uma pergunta vale dois pontos, porque muitas das perguntas são mais difíceis de responder do que os erros são de encontrar. Todas as soluções são apresentadas no final (não vale espreitar). Aceitam o desafio? (sinopse wook)
As mais belas coisas do mundo, de Valter Hugo Mãe, Porto Editora
O meu avô perguntou quais seriam as mais belas coisas do mundo... Ele sorriu e quis saber se não haviam de ser a amizade, o amor, a honestidade e a generosidade, o ser-se fiel, educado, o ter-se respeito por cada pessoa.
A história de um menino que, dentro do abraço do avô, procura encontrar respostas para os mistérios da vida. O avô, que tem ar de caçador de tesouros, revela-lhe o maior de todos para curar a tristeza e a despedida: o encanto. Um conto profundamente comovente sobre a força dos afetos e da memória dos avós. (sinopse wook)
George e a Chave Secreta para o Universo, de Lucy Hawking e Stephen
Hawking, Ilustração: Garry
Parsons, Editorial Presença
Quando o porquinho de estimação George se escapa para o
jardim da casa ao lado, ele descobre que esta não está desabitada como os pais
lhe tinham dito. Nessa casa vive uma menina chamada Annie e o pai, Eric, que é
cientista. Eles são excêntricos e divertidos, mas, sobretudo revelam a George
um segredo que lhe proporciona uma nova maneira de ver o mundo... ou melhor, o
Universo!
Eric tem um computador chamado Cosmos, que é o
mais potente da Terra, o qual pode transportar George e os seus amigos para
qualquer ponto do espaço sideral, por mais longínquo que se consiga imaginar. É
assim que George viaja num cometa, quase rasando a superfície dos planetas,
atravessa uma tempestade de asteroides e ultrapassa os limites do nosso sistema
solar.... Mas alguém congemina planos tenebrosos para o Cosmos! Planos esses
que vão expor os nossos amigos a perigos tremendos. E não existe nada mais perigoso
no espaço que um... buraco negro!
Uma aventura sensacional.
Um livro que vais querer ler sem parar inspirado
nas últimas descobertas científicas de Stephen Hawking. (sinopse wook)
Livro recomendado no programa de português do 8.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula. Também recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.
Esta é uma história de amor entre dois jovens, Elvis e Agnetta, uma história feliz de iniciação, de descoberta e sonho: a viagem, a pé, desde Uppsala até Estocolmo, movidos pelo desejo de descobrir o mistério do mar e de ver uma das maravilhas do seu tempo - o grande e rico Vasa - navio de guerra mandado construir por Gustavus II Adolphus, rei da Suécia. Quis o destino que, no dia 10 de agosto de 1628, dia da viagem inaugural, a vida de Elvis e Agnetta fosse salva por um gato. (sinopse wook)
Navio mistério: a nau do trato; de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; ilustrações: Rui Sousa
Trata-se de uma ficção histórica centrada nas extraordinárias viagens anuais realizadas pelos portugueses entre Macau e o Japão, nos séculos XVI e XVII, a bordo do enorme navio que passou à História com a designação de Nau do Trato ou Navio Negro e figura como tema central dos magníficos biombos Namban.
O livro foi encomendado pela Fundação Jorge Álvares na intenção de interessar os jovens pelas peripécias aventurosas vividas por comerciantes, navegadores e missionários que participaram nesta iniciativa. Inclui uma parte informativa que permite alargar o conhecimento da ação e impacte dos missionários em terras do Oriente, num período importante da nossa História, em que os portugueses contribuíram decisivamente para mediar a comunicação entre os vários povos da Terra. (retirado daqui)
Estamos em 1946 e Felix, um rapaz judeu de 14 anos, está de partida da Polónia para a Austrália, à procura de um sítio seguro onde possa recomeçar a sua vida. A guerra terminou, mas a Polónia está em ruínas e não é um lugar onde ele e o seu amigo Gabriek se sintam a salvo. Com eles vive agora Anya, que está grávida e dependente da proteção deles.
A viagem proporcionada pelo Governo da Austrália é bastante atribulada. A amizade e coragem dos três amigos é posta constantemente à prova e os conhecimentos de medicina que Felix foi adquirindo nos últimos anos vão ser cruciais.
Mas chegar a este país não vai ser o fim das dificuldades. Há um homem em busca de vingança que está disposto a persegui-los até ao fim dos seus dias. E Felix vai ter de enfrentar um inimigo mais perigoso do que os nazis.
Felix é um herói que nos comove pela sua esperança e bondade. Uma história emocionante que não deixará ninguém indiferente. (sinopse wook)A
Admirável Aventura de Malala - Contada aos jovens, de Maria
Inês Almeida; Ilustração: Sandra Lavandeira,
Editorial Planeta
Um testemunho de como a educação é a arma mais poderosa para melhorar o mundo.
Malala acredita que todas as crianças - independentemente do sexo, da raça, da origem social ou do credo religioso - têm o direito indiscutível a aprender. Porque saber é poder, e aprender é um direito tão fundamental como ter acesso a água, a comida ou a segurança. (sinopse wook)
Os príncipes D. Pedro e D. Miguel são irmãos e disputam o trono de Portugal.
A cidade do Porto é fiel a D. Pedro mas encontra-se cercada pelas tropas de D. Miguel. Ninguém entra, ninguém sai, as lutas prolongam-se sem vencidos nem vencedores. E a morte espreita mesmo fora dos campos de batalha porque faltam mantimentos. Em certas zonas já há quem coma ratos e outros bichos nojentos. No entanto, os homens não se rendem.
Ana, Orlando e João caem da máquina do tempo numa zona onde a guerra está ao rubro... Para escapar às balas juntam-se a um médico que anda a recolher feridos na sua charrete. Assim, são obrigadas a tomar partido. (sinopse wook)
Razões para Ler: as metáforas
e o seu poder e Razões para ler: voltando a falar de metáforas, de Isabel
Peixeiro, Margarida Fonseca Santos e Rosário Padinha Ribeiro, Nósnalinha
Razões para Ler – as metáforas e o seu poder
Um conjunto de doze histórias metafóricas simplesmente para ler, mas também para criar laços e maior empatia com a leitura, com os livros e com todos aqueles que nos leem histórias e que dão a ler. Razões para ler - As metáforas e o seu poder - são histórias que, quando ouvidas, produzem efeitos nos leitores ou nos ouvintes a dois níveis, conscientes e inconscientes. Se conscientemente nos envolvemos no enredo, inconscientemente queremos acompanhar as personagens as suas vidas, as suas decisões. Há muitas razões para ler este livro.
Razões para Ler – voltando a falar de metáforas
Um conjunto de doze histórias metafóricas simplesmente para ler, mas também para criar laços e maior empatia com a leitura, com os livros e com todos aqueles que nos leem histórias e que dão a ler. Razões para ler – voltando a falar de metáforas - ajudam-nos a ler de muitas formas, transportam muita informação, despertam várias emoções e desvendam atitudes que mudam percursos. São textos simples, mas que todos vão querer ler e reler. (sinopse Re-Word-It)
História
de um gato e de um rato que se tornaram amigos, de Luis Sepúlveda;
Ilustração: Paulo Galindro, Porto Editora
Max vive em Munique com os seus pais e irmãos — e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho.
Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.
Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade. (sinopse wook)
Sem comentários:
Enviar um comentário