Após articulações político-diplomáticas da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e dos seus Estados-Membros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou esta data como Dia Mundial da Língua Portuguesa, em novembro de 2019, reconhecendo o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a quarta mais falada no mundo como língua materna.
Assim sendo, o ministro dos Negócios Estrangeiros João Gomes Cravinho salienta que a comemoração da efeméride é "uma oportunidade para inscrever a língua portuguesa nas diversas agendas globais” e afirmar "a sua importância estratégica”.
A existência deste dia “traduz bem o reconhecimento internacional do seu grande valor e potencial, assumindo-se como um dos maiores ativos estratégicos dos países que a partilham”.
Integrada na iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares "Latitudes da língua portuguesa", os alunos do 6.º C da EBJFS estabeleceram intercâmbio com a escola EBI Francisco Ferreira Drummont - Angra do Heroísmo, Açores.
A atividade resultou da articulação entre a Biblioteca Escolar e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, consistindo numa sessão online para apresentação da localidade integrante de cada uma das escolas, complementada com uma partilha de questões. Nesse âmbito, a nossa apresentou iniciou com a leitura de três poemas constantes do livro Gondomar em fundo, de João Pedro Mésseder seguida de uma apresentação interativa no Genially. Por sua vez, a apresentação da escola parceira consistiu na apresentação de dois vídeos: um promocional da escola e um outro promocional dos Açores.
Os alunos manifestaram envolvimento na atividade e uma opinião muito positiva sobre a mesma.
Foram expostos livros de diversos autores de língua portuguesa..., alguns dos quais convocam para leituras que nos transportam para outros países que têm o português como língua materna...
Sem comentários:
Enviar um comentário