domingo, 16 de outubro de 2022

Dia Mundial da Alimentação 2022

 


As Nações Unidas marcam neste 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação. Em 2022, o tema é “não deixe ninguém para trás”. Para líderes internacionais e chefes de agências da ONU, o momento é de alerta com uma crise global de segurança alimentar e um recorde de pessoas em grave risco de fome na Ásia e na África.

Para saber mais, clica aqui.

A lembrar a efeméride, na passada sexta-feira foram desenvolvidas várias iniciativas na EBJFS

De destacar, que os alunos do 1.º CEB tiveram a oportunidade de ouvir, na voz do professor Fernando, a história "O Dia em que a Barriga Rebentou", de José Fanha, ilustração de Maria João Gromicho, Edições Gailivro. 

 

De seguida, os alunos do 1.º ano divertiram-se com a realização de um jogo com o objetivo de consolidar a identificação de alimentos concordantes com uma alimentação saudável👍 e alimentos que não se coadunam com uma alimentação saudável👎. 

                                                 

 

Por sua vez, os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos foram convocados a participar relembrando a história que tinham ouvido, com a identificação de informação essencial para o registo de uma grelha elaborada para o efeito. 


No âmbito da Oficina Ir + Além, os alunos do 6.º ano relembraram o Dia Mundial da Alimentação com a elaboração de cartazes que espelham a reflexão elaborada sobre a temática.



Em jeito de curiosidade sobre a Alimentação pelo Mundo, foram ainda divulgadas  algumas "iguarias" de diversos países. 


A completar as iniciativas, foram selecionados alguns livros da biblioteca que abordam a temática em diferentes registos e autorias.

                          

Em complemento, deixamos algumas receitas publicadas na revista magazine.

Aliando a temática da alimentação com a sustentabilidade, o Público publicou o artigo "O que podemos fazer para ter uma dieta sustentável? E o que tem a indústria deixado que façamos?" que convidamos a ler aqui.

Para aceder ao histórico do blogue sobre o Dia Mundial da Alimentação, clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário