O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP) celebra-se anualmente a 15 de novembro. Esta data corresponde à data em que foi criada, em 1995, a Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa. Graças ao trabalho desta comissão, dois anos mais tarde, a Língua Gestual Portuguesa é reconhecida e consagrada na Constituição da República de 1997, como uma das línguas oficiais de Portugal.
A LGP é uma língua e não uma linguagem, é a língua materna da comunidade surda portuguesa. Tem vocabulário e gramática próprios. Tal como a língua falada, desenvolve-se naturalmente, em comunidade, e tem neologismos, estrangeirismos e regionalismos. Cada país tem a sua Língua Gestual, que decorre da história e cultura próprias da comunidade surda desse país. A língua gestual é produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais. A sua produção é manual/corporal e a sua receção é visual.
O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas. Por todo o país, neste dia, comemora-se esta data, quer através de vídeos em língua gestual, quer através de ações de sensibilização à comunidade ouvinte.
Desta forma, o Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar, assinala esta data com a inclusão de um oráculo com interpretação em LGP nas quintas de leitura desta semana (Os Anagramas de Varsóvia, de Richard Zimler) e com uma sessão de sensibilização na turma do 3.º ano da Escola Básica de Atães.
Se quiserem conhecer um pouco mais sobre a Língua Gestual Portuguesa, deixamos alguns links de páginas web que podem consultar.
Sem comentários:
Enviar um comentário