quarta-feira, 23 de abril de 2025

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor | 2025

 


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995. 

​O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.

Capital Mundial do Livro

O Rio de Janeiro é a Capital Mundial do Livro em 2025, a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título, concedido pela UNESCO, sucedendo a Estrasburgo, que foi Capital Mundial do Livro em 2024.

As cidades designadas como Capital Mundial do Livro da UNESCO comprometem-se a promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.

Celebrações Nacionais

No ano em que continuam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinala esta efeméride com o cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2025.

«Ler é Ser Livre» é o mote que inspira não só o cartaz, mas também as celebrações desta data, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril. A ilustração do cartaz é da autoria de Rachel Caiano, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2024. 

(retirado de https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-livro-e-dos-direitos-de-autor)

Para ouvir algumas leituras, clica aqui.

Para acederes a publicações de edições anteriores, clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário