No dia 24, no âmbito do Projeto de Alimentação "Comes bem, saúde tens!", as turmas de 6º Ano passaram a amanhã em Serralves para assistir a uma oficina intitulada "Cozinhar com o sol". No antigo conjunto de casas de lavoura, o lagar foi o local onde assistiram a uma primeira explicação sobre a atividade que iam desenvolver.
Em cada mesa, tinham diversos objetos e produtos que iriam servir, nem mais nem menos, para fazer uma ... pizza. É verdade! Em grupo, cortaram cebola, tomate, pimento, azeitonas e colocaram os ingredientes na massa que, entretanto, tinha sido distribuída, juntamente com o molho de tomate, o queijo, o azeite e os orégãos.
Depois de tudo pronto, foi hora de colocar as pizzas nos fornos solares. Há três tipos de fornos (as coisas que nós aprendemos!!!): de painel, de caixa e parabólico. "Mas, será que vão, mesmo, cozinhar a nossa pizza?"
Voltaram ao lagar e aprenderam, por exemplo, que o sol fornece, anualmente, para a terra uma quantidade de energia correspondente a 10000 vezes o consumo mundial anual de energia.
Ficaram a saber que, já em 1904, um português conhecido como Padre Himalaya tinha inventado um engenho que utilizava a energia solar para derreter rochas e metais.
Seguidamente, foi-lhes entregue uma ficha que lhes permitiu construir uma maquete de um forno solar de painel.
E, chegou a hora tão ansiada! A hora de verificar se as pizzas estavam prontas.
Humm... que cheirinho! Que aspeto!
Foi só cortar e dividir irmãmente!
Tudo o que é bom chega ao fim e esta manhã diferente também. Era hora de regressar, mas esperamos que lembrem durante muito tempo tudo o que aprenderam e o ponham em prática. Afinal esta foi mais uma aprendizagem sobre a forma de se alimentar de uma forma sustentável!
Que iniciativa interessante e gostosa!
ResponderEliminarSoube a pouco! A pizza era pequena... Temos de repetir!!!
ResponderEliminar