Realizaram-se, no dia 11 de dezembro, as provas para a 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura.
Inscreveram-se 72 alunos, tendo sido selecionados para representar a nossa escola na 2ª Fase (fase municipal), os alunos:
Diogo Jorge Silva Marinho - 5ºD
Ana Sofia Sousa 6ºB
Ana Carolina Moreira 7ºB
Magda Leonor de Sousa 8ºC
O Agrupamento será, ainda, representado, no que ao 1º ciclo e secundário diz respeito, pelo alunos:
Gabriela Ferreira Ribeiro - 4.ano da EB de Jancido;
Martim Oliveira da Silva - 4.ano da EB Outeiro.
e
Nuno Monteiro Soares - ESG
Maria Inês Pereira - ESG
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
FASE MUNICIPAL
(Regulamento)
A 2.ª fase decorre entre 11 de janeiro e 25 de fevereiro de 2019.
Nesta fase municipal participam as escolas do Ensino Público e do Ensino Particular e Cooperativo (EEPC) do Continente, da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira, e é dirigida aos vencedores da fase
anterior.
A organização cabe a cada Biblioteca Municipal, em articulação com as escolas e os CIBE, que nomeia um júri a quem cabe selecionar as obras a concurso e apurar os vencedores em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos
do ensino básico e ensino secundário) para competirem no momento seguinte,
não havendo lugar a suplentes.
No caso do EEPC, de acordo com o Decreto-Lei n.º 152, de 4 de novembro de
2013, que aprova o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo de nível não
superior, as escolas participantes devem contactar os responsáveis das Bibliotecas Municipais onde se localizam, para articularem com as decisões do júri nomeado para o efeito.
O número de vencedores é definido da seguinte forma:
- Bibliotecas de municípios que integrem Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas até 10 municípios podem selecionar 4 vencedores em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), num máximo de 16.- Bibliotecas de municípios que integrem Comunidades Intermunicipais/ Áreas Metropolitanas/ Regiões Autónomas com mais de 11 municípios podem selecionar 3 vencedores em cada nível de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário), num máximo de 12.
O júri desta fase, referido nos parágrafos anteriores, deve ser constituído por 3 elementos: um representante da Biblioteca Municipal, um representante das Bibliotecas Escolares do concelho e um convidado de reconhecido mérito cultural.
Na rede de ensino básico e secundário do Camões, IP, o júri é constituído pelo
Coordenador de Ensino, um professor da rede EPE e um convidado de reconhecido mérito local (da comunidade local); nas Escolas Portuguesas no
Estrangeiro da Direção- -Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE), o júri é o mesmo da fase anterior. As provas nestas escolas realizam-se na Biblioteca Escolar e/ou em local a designar pelas entidades envolvidas.
As provas da 2.ª fase são elaboradas de modo descentralizado e com inteira autonomia, podendo apresentar modelos e estruturas diferentes entre si.
Até 25 de fevereiro, as Bibliotecas Municipais registam no SIPNL a lista das obras que foram lidas e dos alunos apurados para o momento seguinte, cujos nomes são publicamente divulgados pelo PNL no portal, até dia 6 de março de 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário