José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, embora só tivesse sido registado no dia 18.
Saramago era filho de camponeses e foi viver para Lisboa quando tinha 2 anos de idade.
Sem capacidade financeira para estudar, Saramago estudou numa escola de ensino profissional onde aprendeu o ofício de serralheiro mecânico.
Não tinha livros em casa, mas os livros de Português abriram-lhe as portas para a fruição literária.
Terminado o curso, trabalhou como mecânico numa oficina de reparação de automóveis. Por essa altura, também, começou a frequentar uma biblioteca pública de Lisboa. Foi aí, graças à sua curiosidade e vontade de aprender, que o gosto pela leitura se desenvolveu.
Ao longo da sua vida, teve diversas profissões. Trabalhou numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político.
Pertenceu Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Foi, também, director-adjunto do jornal Diário de Notícias.
A partir de 1976 passou a viver do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor.
Em 1998 recebeu o Nobel da Literatura.
José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010, há, exatamente, 10 anos.
No blogue Wookacontece, podemos conhecer 12 factos curiosos sobre este autor português.
Sem comentários:
Enviar um comentário