quinta-feira, 18 de junho de 2020

10 anos sem Saramago


José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, embora só tivesse sido registado no dia 18. 
Saramago era filho de camponeses e foi viver para Lisboa quando tinha 2 anos de idade. 
Sem capacidade financeira para estudar, Saramago estudou numa escola de ensino profissional onde aprendeu o ofício de serralheiro mecânico. 
Não tinha livros em casa, mas os livros de Português abriram-lhe as portas para a fruição literária.

Terminado o curso, trabalhou como mecânico numa oficina de reparação de automóveis. Por essa altura, também, começou a frequentar uma biblioteca pública de Lisboa. Foi aí, graças à sua curiosidade e vontade de aprender, que o gosto pela leitura se desenvolveu.

Ao longo da sua vida, teve diversas profissões. Trabalhou numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na revista  Seara Nova. Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político.

Pertenceu Direcção da Associação Portuguesa de Escritores e foi presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores. Foi, também,  director-adjunto do jornal  Diário de Notícias. 
A partir de 1976 passou a viver do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. 
Em 1998 recebeu o Nobel da Literatura.

José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010, há, exatamente, 10 anos. 

No blogue Wookacontece, podemos conhecer 12 factos curiosos sobre este autor português.



Saramago escreveu um pequeno conto, "O Conto da Ilha Desconhecida", a história de um homem que foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. Pode ser lido aqui.

Paulo Freixinho construiu as palavras cruzadas sobre o mesmo conto aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário