Aprovada a 20 de novembro de 1989 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Convenção sobre os Direitos das Crianças estabelece o direito de cada jovem a exprimir “livremente a sua opinião sobre as questões que lhe respeitem” (Art. 12.º). Ao mesmo tempo, o documento ratificado por Portugal a 21 de setembro de 1990 indica como obrigação dos Estados a proteção das crianças, nomeadamente pela adoção de “todas as medidas legislativas e administrativas adequadas” (Art. 3.º, n.º 2).
Este ano, assinala-se o 33.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças. A assinalar esta efeméride, os alunos do 7.º ano da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, no âmbito do Plano de Inovação, na disciplina de +CTE, procederam ao contorno e recorte de "mãozinhas", em cartolina de diversas cores, onde foram inscritas mensagens alusivas aos Direitos das Crianças. Com o desenvolvimento da atividade pretendeu-se contribuir para a formação integral dos alunos de Hoje, Homens do amanhã.
Os trabalhos produzidos estão expostos no átrio da entrada da Escola.
Numa perspetiva de inclusão e responsabilização da comunidade educativa, contamos com a participação graciosa de professores, funcionários e representantes da associação de pais.