O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.
A comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.
A criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) resultou de um longo processo que culminou com a realização da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, a 17 de julho de 1996, em Lisboa. Nesta cimeira participaram os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seis anos mais tarde, em 20 de maio de 2002, com a conquista de sua independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade. Depois de um minucioso processo de adesão, em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono membro de pleno direito.
O livro “Contos Tradicionais da CPLP” reúne contos oriundos dos nove Estados-membros da CPLP, acompanhados por ilustrações da autoria de grandes artistas plásticos dos países da CPLP.
Para aceder ao histórico do blogue, clica aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário