sexta-feira, 8 de novembro de 2019

30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança

(Clicar sobre a imagem)
Faz 30 anos no dia 20 de Novembro de 1989 que as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) um documento que apresenta um conjunto de direitos fundamentais de todas as crianças. 

Neste sentido, a BE apresenta alguns livros /documentos que podem trazer mais informação a alunos e professores que pretendem celebrar esta data. 





Malala é um nome incontornável no que aos direitos das crianças diz respeito e a BE disponibiliza aos seus leitores os seguintes livros:


UM LIVRO, UMA CANETA, UMA CRIANÇA E UM PROFESSOR PODEM MUDAR O MUNDO
"A verdadeira história de uma menina que desejava um mundo melhor. Quando Malala era ainda uma criança, no Paquistão, ela desejava ter um lápis mágico para... ... desenhar uma fechadura na porta do seu quarto para que os irmãos não a incomodassem. ... parar o tempo, e assim poder dormir mais uma hora todas as manhãs. Mas Malala cresceu e o mundo mudou, bem como os seus desejos. Em vez de um lápis mágico, Malala usa agora um lápis bem real para escrever. E os seus desejos começaram a realizar-se."

Ver o book trailer aqui e o vídeo abaixo.






"Malala Yousafzai tinha apenas dez anos quando os Talibãs tomaram o controlo da região onde vivia. Educada a defender os valores em que acredita, Malala lutou pelo seu direito à educação sob o regime talibã e por essa causa quase perdeu a vida no dia 9 de outubro de 2012, atingida à queima-roupa quando regressava a casa na carrinha da escola. Hoje, ela é um símbolo do protesto pacífico e a pessoa mais jovem de sempre a receber o prémio Nobel da Paz.


Esta edição das suas memórias dirigida aos leitores mais jovens, dá-nos a conhecer a sua história e faz-nos acreditar na esperança e na possibilidade de uma pessoa - ainda muito jovem - poder inspirar a mudança na sua comunidade e no mundo."

Pode começar a ler o livro aqui e, depois, requisitar na BE para acabar de ler.

Malala foi uma menina corajosa que, apesar da sua juventude, teve a coragem de lutar pelo direito a ir à escola num país onde  não era permitido às meninas aprender a ler.


(Ver informação sobre este livro aqui)

A revista do Expresso de Outubro de 2013 publicou uma entrevista feita a Malala. Vale a pena ler!




Alguns vídeos sobre Malala.











Sem comentários:

Enviar um comentário