Recebemos, na nossa escola, o escritor João Manuel Ribeiro (JMR). Foi com entusiasmo que o fizemos, pois JMR é um escritor que tem uma vasta obra de literatura infantil e juvenil,que tanto escreve em prosa como em verso. É, no entanto, na poesia que gosta de se perder, jogando com os sons, com o ritmo e musicalidade das palavras, inventando novos vocábulos. Diz o escritor que a poesia tem o máximo de conteúdo num mínimo de forma, ou seja, é possível em poucas palavras dizer muito e esta é uma das razões da sua preferência pela poesia.
Também a tradição oral serve de base a muitos dos poemas que escreve, estando nestes textos a memória do seu avô que lhe "encheu a cabeça de histórias" e a quem deve muito do que é hoje. JMR "cresceu com a fantasia que o avô lhe pôs na cabeça". Assim, as suas obras para crianças são um testemunho dessa fantasia que o avô lhe deu.
Diz, ainda, JMR que não quer deixar morrer a infância em si e por isso escreve para crianças.
JMR estabelece com os alunos uma relação de empatia que os agarra do princípio ao fim de cada sessão. É tão bom ver meninos e meninas portarem-se como adultos!! Foi, exatamente, o que aconteceu nestes dois dias em que as turmas questionaram o escritor, ouviram atentamente e participaram ativamente nas atividades propostas por JMR.
É, pois, com o coração cheio que faço este relato da visita do escritor João Manuel Ribeiro.
Obrigada pela sua presença! Desejamos o maior sucesso nos seus trabalhos e volte sempre! As portas da nossa escola estão sempre abertas!
Sem comentários:
Enviar um comentário