quinta-feira, 5 de março de 2020

João Manuel Ribeiro na escola




A visita de João Manuel Ribeiro marcará o início da Semana da Leitura. Poeta, escritor, editor e investigador, João Manuel Ribeiro, tem uma vasta obra literária.  Ultimamente, tem-se dedicado à poesia para crianças, revelando uma capacidade ímpar de jogar com as palavras, tornando os seus poemas uma brincadeira, são poemas para "brincalhar".
Não posso deixar de falar da Revista de Literatura Infantil e Juvenil "A Casa do João" que vai, já, no número 10 e a que o blogue da Biblioteca tem sempre  feito referência.
A sua página é rica em informação sobre  a sua vida  e obra. Para conhecer melhor é só ir por aqui.

João Manuel Ribeiro vem apresentar algumas das suas obras.


"“Cantilenas Loucas, Orelhas Roucas” recria a temática e as formas da poesia tradicional, com especial acento na fonética, no ritmo e na melodia, a par do vertente lúdica da própria língua, resvalando muitas vezes para o aparente sem-sentido, que cativa, seduz e possibilita um (re)encontro feliz com a cultura e a poesia. Este é um livro para cantarolar às crianças, tanto e a tal ponto, que as suas orelhas fiquem roucas de encantamento e prazer."


"“Alfabeto de Adivinhas” combina o alfabeto com as adivinhas, despertando a curiosidade dos pequenos leitores e jogando com as suas expectativas e diferentes possibilidades de interpretação. Cada uma das 26 adivinhas, sob a forma de quadra, e cuja solução começa com uma letra do alfabeto, refere-se a um objeto que a ilustração ajuda a identificar, fornecendo também pistas falsas, pondo assim à prova a atenção dos leitores. 
Brincar e desafiar os pequenos leitores é o propósito deste Alfabeto de Adivinhas!"



""O Fantasma Finuras, um fantasma muito especial, vive no Solar das Laranjeiras há cerca de duzentos anos.
Está cansado de morar sozinho num velho armário da cave.
Precisa de amigos e, por isso, decide aparecer aos primos Ana, Gabriel, Cristina, Jonas e Afonso, cada um com as suas manias.
Os primos, espicaçados pela tia Aurora, a maluquinha da família, descobrem e aceitam o Fantasma Finuras como um amigo invisível que só eles veem.
Um fantasma diferente!
Um fantasma que os conduzirá por muitas e variadas aventuras – as aventuras do Fantasma Finuras!"

Seja bem vindo!


Sem comentários:

Enviar um comentário